A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vícios de Linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vícios de Linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 Vícios de Linguagem

2 Vícios de Linguagem são desvios das normas da gramática-padrão
Vícios de Linguagem são desvios das normas da gramática-padrão. Geralmente, acontecem por descuido ou até mesmo por desconhecimento. Tipos: 1-Cacófato 2-Pleonasmo 3-Colisão 4-Solecismo 5-Barbarismo 6-Neologismo

3 1- Cacófato Consiste em criar um som desagradável pela união de duas ou mais palavras no enunciado da frase. Ex.: Um por cada vez -> (por cada) pode ser entendida como uma referência a uma criação de suínos. Nenhum segurança havia dado falta do objeto -> (havia dado) como em dúvida a masculinidade dos seguranças. Fábio conceição pediu a bola e Cafu deu. Eva e Adão. Uma mão lava outra. (mamão) Vi ela na esquina. (viela) Dei um beijo na boca dela. (cadela) Instrumento para socar alho

4 2- Pleonasmo Trata-se da repetição de um termo já expresso ou de uma idéia já sugerida, para fins de clareza.

5 3- Colisão Sua saia sujou! O rato roeu a roupa da rainha.
Ocorre com a repetição de consoantes iguais ou semelhantes, provocando uma dissonância. Sua saia sujou! Eram comunidades camponesas com cultivos coletivos O rato roeu a roupa da rainha.

6 4- Solecismo Assisti o programa (Assisti ao programa) A GENTE VAMOS...
É o erro de sintaxe quanto à concordância, regência ou colocação pronominal, que torna a frase imprecisa ou incompreensível. Acontece muito quando se quer levar para uma variedade de língua a norma de outra variedade. Como a norma coloquial para a norma exemplar A GENTE VAMOS... (A gente vai) Assisti o programa (Assisti ao programa)

7 5- Barbarismo É o desvio da norma culta no que diz respeito à grafia, à pronúncia, à semântica e à ortografia. O uso mais comum é: gratuíto por gratuito, rúbrica por rubrica, cidadões por cidadãos, póblema por problema, tava por estava. Ex.: Se você o ver, diga-lhe que estou com saudades. (Correto: Se você o vir, diga-lhe que estou com saudades). Pronúncia - Pograma (o certo seria programa) - Rúbrica (o certo seria rubrica) Grafia - Etmologia (o certo seria etimologia) - Advinhar (o certo seria adivinhar) - Seguimentos (o certo seria segmentos) - Maizena (o certo seria maisena) Morfologia - Quando eu pôr o vestido (o certo seria puser)

8 6- Neologismo Consiste na criação de palavras ou expressões novas na língua. Vou deletar o arquivo que recebi. (Correto: Vou apagar o arquivo que recebi). Nesse caso, o verbo deletar, neologismo criado a partir da palavra inglesa delete, está sendo usado no lugar da palavra apagar, existente na nossa língua. OBS.: O neologismo não é considerado vício quando se cria uma palavra a fim de nomear algo para o qual não há um vocábulo na língua. Como, por exemplo, a palavra camelódromo, que é um lugar especial para reunir camelôs.

9 AMBIGÜIDADE É o duplo sentido.
Ex.:- O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo. ARCAISMOS Uso de expressões que caíram em desuso. Ex.: Hoje em dia... PLEBEÍSMO Qualquer desvio que caracteriza a falta de instrução. As gírias são um bom exemplo de plebeísmo. Ex.: Pô meu, tipo assim, fala sério cara!

10


Carregar ppt "Vícios de Linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google