A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo Decisório - Aula 04 (2012)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo Decisório - Aula 04 (2012)"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Decisório - Aula 04 (2012)
Estilos, Erros e Tipos de Ações nas Tomadas de Decisão

2 Processo Decisório - Aula 04 (2012)
Principais Estilos dos Tomadores de Decisão Estilo Analítico Caracteriza a elevada tolerância à ambigüidade, combinada com uma maneira racional de pensar, de indivíduos que preferem ter informações completas antes de tomar uma decisão. Estilo Diretivo Caracteriza a baixa tolerência à ambigüidade e a maneira racional de pensar de indivíduos que são lógicos e eficientes e que tipicamente tomam decisões rápidas com foco no curto prazo. Estilo Conceitual Tendem a possuir uma visão muito ampla, verem muitas alternativas, concentrarem-se no longo prazo e freqüentemente procurarem soluções criativas. Estilo Comportamental Pensam intuitivamente, mas têm pouca tolerância à incerteza; trabalham bem com outras pessoas, são abertos a sugestões e preocupam-se com as pessoas que trabalham para eles.

3 ERROS NAS TOMADAS DE DECISÃO
“É um erro capital teorizar antes de se ter os dados. Cada vez mais, se começa a torcer os fatos para justificar as teorias, em vez de adaptar as teorias aos fatos.”  Sir Arthur Conan Doyle in Sherlock Holmes

4 OS 07 ERROS MAIS COMUNS NA TOMADA DE DECISÃO
01- Cegueira estrutural; ...Não buscar alternativas 02- Precipitação ...Não ponderar as alternativas 03- Falta de referências de controle; ...Incapacidade em “ver” o problema em mais de uma forma 04- Excesso de confiança no julgamento; ...Acreditar de forma muito segura em suas opiniões e hipóteses 05- Uso de “atalhos” míopes; ...Acreditar na informação mais rapidamente disponível 06- Agir sem sistematização; ...Não valer-se dos métodos disponíveis 07- Não acompanhar os resultados das decisões passadas; ...Supor que a experiência tornará as decisões atuais acertadas

5 AS 05 PRINCIPAIS ARMADILHAS PSICOLÓGICAS DAS DECISÕES
Processo Decisório - Aula 04 (2012) AS 05 PRINCIPAIS ARMADILHAS PSICOLÓGICAS DAS DECISÕES 01- A armadilha da fixação; ...As pessoas tendem a confirmar aquilo em que acreditam 02- A armadilha do status-quo; ...As pessoas mostram forte viés no sentido de perpetuar o status-quo. 03- A armadilha dos custos já despendidos; ...Significa escolher uma decisão p/ justificar decisões passadas, ainda que não mais válidas 04- A armadilha da confirmação da evidência; ...Busca de apoio especialista para tirar o “peso” da consciência 05- Armadilhas de projeções e estimativas. ...Excesso de falta de confiança/falta de ousadia Memória - (Não tomar avião...Não fumar...)

6 Processo Decisório - Aula 04 (2012)
Tipos de Ações possíveis no Processo Decisório... Ação Reativa Trata o efeito. Não busca a causa real. Corrigir, Reclassificar, Retrabalhar Não garante a eliminação do problema. Ação Corretiva Elimina a causa real (caso possa ser isolada) ou minimiza a influencia da causa isolada sobre o efeito indesejado. Atua de forma a impedir a recorrência do problema. Ação Preventiva Considera todas as Causas POTENCIAIS que possam influir direta/indiretamente no problema, em maior/ menor intensidade. Atua no sistema bloqueando CAUSAS POTENCIAIS, levando em conta que a correção de um processo pode gerar influencia em outros produzindo novos efeitos indesejáveis.


Carregar ppt "Processo Decisório - Aula 04 (2012)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google