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24/04/20121Mito, Mística e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA Sérgio Biagi Gregório Mito, Mística e Espiritismo.

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1 24/04/20121Mito, Mística e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA Sérgio Biagi Gregório Mito, Mística e Espiritismo

2 Misto, Mística e Espiritismo Introdução 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo2 O que se entende por mito? O que é a mística? Como tratar esses assuntos dentro da ótica espírita?

3 Misto, Mística e Espiritismo Conceito 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo3 Do grego mythos significa discurso, narrativa, boato, legenda, fábula, apólogo. Sentido profundo: Sentido profundo: descrições religiosas antigas, que expressam os modelos, os arquétipos da ação humana através dos atos originários dos "deuses" nos diversos campos. Sentido pejorativo Sentido pejorativo: uma narração fabulosa e fictícia, contrária à verdade. Nesse sentido, "mito" equivale a engano, falsidade. Mito

4 Misto, Mística e Espiritismo Conceito 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo4 Do grego mystica, de myo, "eu fecho" os olhos, para me ensimesmar no meu íntimo. Sentido profundo Sentido profundo: ao contrário do conhecimento objetivante, base da ciência empírica e racional, as vivências místicas são uma forma de experiência psicológica, puramente subjetiva, por intuição ou "vidência espiritual", de natureza afetiva-extática, irracional. Na Teologia Católica, as palavras misticismo, mística e mistério evocam a idéia de alguma coisa de secreto, que escapa mais ou menos à razão clara e não pode ser claramente divulgado ou expresso. S. Tomás define-o como "uma vista simples e afetuosa de Deus ou da coisas divinas". (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira) Sentido figurado Sentido figurado: dedicação passional aos mitos. Mística

5 Misto, Mística e Espiritismo Conceito 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo5 Do grego fábula, lenda significa conjunto de mitos. Sentido profundo Sentido profundo: originariamente era o estudo sistemático dos mitos, que significavam uma narrativa fantasiosa da genealogia e dos feitos das divindades do politeísmo registrados nas teogonias. Sentido figurado Sentido figurado: aos poucos, o termo se foi carregando de novos sentidos, entre os quais notamos os mais importantes: explicações populares, espontâneas 1.º) explicações populares, espontâneas, isto é, não racionais, nem científicas dos fenômenos do mundo físico e social. a projeção, muitas vezes dramatizada, das grandes aspirações do grupo 2.º) a projeção, muitas vezes dramatizada, das grandes aspirações do grupo. Assim, um povo oprimido pela fome, cria mitos sobre uma era dourada de fartura e de paz. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo) Mitologia

6 Misto, Mística e Espiritismo Considerações Iniciais 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo6 Extremo Oriente ovo No Extremo Oriente, o caos primordial era concebido como um ovo. onze primeiros Os onze primeiros capítulos do "Gênesis" apresentam a criação do homem de forma mítica. No processo histórico, há o arcabouço dos feitos dos deuses gregos, egípcios, romanos etc. explicação científica A explicação científica dos mitos começa com o antropólogo inglês Friedrich Max Müller ( ) que considera os mitos como descrição poética de fatos da natureza (tempestades, terremotos etc.). Renascença Na Renascença, Voltaire escreveu o seu Édipo (1718) para denunciar, por alusão, o poder do clero na França. século XIX Prometeu No século XIX, a mitologia grega não foi esquecida, mas um só de seus mitos parece ter ocupado a imaginação dos poetas: o de Prometeu, símbolo da rebelião, que é uma das características do século. século XX No século XX, registra-se surpreendente ressurreição dos enredos e personagens mitológicas gregas. (Enciclopédia Mirador Internacional)

7 Misto, Mística e Espiritismo Sentido Profundo 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo7 Hugo de São Vitor distinguia cinco graus ascéticos: lectio primeiro, lectio ou doutrina; santa meditação segundo, a santa meditação; oração terceiro, a oração; operação quarto, a operação; contemplação quinto, a contemplação. Em França, no século XVII, funda-se o Oratório, uma instituição religiosa, cujo objetivo era não uma Doutrina Comum mas uma tendência comum para a vida interior e mística, concedendo aos seus adeptos a liberdade mais completa de reverenciar Deus. (Mendonça, 1975) O Retiro do Mundo Marca o Modo de Vida dos Religiosas

8 Misto, Mística e Espiritismo Sentido Profundo 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo8 Pode ser verificada pesquisando a biografia dos grandes pensadores. Sócrates insightOráculo de Delfos O filósofo Sócrates que viveu no século V a.C. teve seu insight depois de uma visita que fizera ao Oráculo de Delfos, quando, a partir daí, passou a ensinar o conteúdo da autoconsciência do homem. René Descartes sonhos construir o método para a nova ciência René Descartes ( ) teve sonhos que lhe indicaram sua missão divina: construir o método para a nova ciência. O íntimo da maioria dos grandes pensadores mostra essa relação com o divino. Iluminação Súbita

9 Misto, Mística e Espiritismo Sentido Figurado 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo9 filosóficos e políticos Em termos filosóficos e políticos, podemos lembrar do existencialismo, do marxismo e do liberalismo. existencialismo vidas passadas O existencialismo, por exemplo, atribui um valor absoluto à existência, quando a concebe em uma única vida, de 60, 70 anos, negligenciando a hipótese das vidas passadas. marxismo desiguais O marxismo convida-nos a construir a justiça plena e igualitária entre todos os homens, tendo por instrumento a luta de classes. Esquecem-se os seus propagadores de que somos desiguais, necessitando níveis de renda desiguais. liberalismo subjetividade O liberalismo prega a liberdade, identificando-a com a espontaneidade; deixa tudo a gosto da subjetividade de cada consciência. Mitos Filosóficos e Políticos

10 Misto, Mística e Espiritismo Sentido Figurado 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo10 enriquecimento Na atualidade, somos impelidos ao enriquecimento e à obtenção de posição de destaque; caso não o consigamos, somos desprezados pelos detentores da riqueza. sexualismo O sexualismo, uma reação contra o puritanismo de outrora, trouxe o sexo desenfreado. cultura A obtenção da cultura transforma-se em mito quando transferimos as potências divinas para o exercício da inteligência humana. religião Na religião o que se vê é uma vasta idolatria, que deturpa os sentimentos mais nobres da mística verdadeira. (Lima, 1956) Prática dos Mitos Modernos

11 Misto, Mística e Espiritismo Espiritismo 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo11 Bíblia Segundo a Bíblia, Deus, do pó da terra, forma o primeiro homem - Adão -, sopra-lhe as narinas e lhe dá vida. Retira- lhe uma de suas costelas e cria a Eva... Espiritismo De acordo com o Espiritismo, o simbolismo bíblico pode ser interpretado da seguinte maneira: póda terra o pó da terra é a matéria, o corpo humano; sopro o sopro é o Espírito. Quer dizer, para que um corpo humano tenha vida, ele deve ser animado por um Espírito. Mito da Criação

12 Misto, Mística e Espiritismo Espiritismo 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo12 Espiritismo O Espiritismo foi concebido dentro de uma ótica positiva, ou seja, baseado na observação e na constatação científica dos fatos espíritas. não contém mitos e nem dogmas. Nesse sentido, a estrutura dos seus princípios fundamentais não contém mitos e nem dogmas. Pensamento Racional

13 Misto, Mística e Espiritismo Espiritismo 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo13 Mitodo Mentor O Mito do Mentor: quando aceitamos passivamente as determinações dos nossos mentores, sem o cuidado de analisar a mensagem. Mito do Trabalho Forte O Mito do Trabalho Forte: quando nos deixamos governar pela ilusão, aceitando que tal trabalho espiritual resolveria melhor o nosso problema. Mito do Desenvolvimento Mediúnico O Mito do Desenvolvimento Mediúnico: quando confundimos fundo mediúnico com mediunidade a ser desenvolvida. Mito da Pureza Doutrinária O Mito da Pureza Doutrinária: quando só consultamos os livros da codificação, criamos um viés em nosso pensamento. Mitos Criados pelos Espíritas

14 Misto, Mística e Espiritismo Conclusão 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo14 Esperamos que a discussão dessas ideias possa abrir a nossa mente para uma melhor disposição de ânimo em ver o Espiritismo como ele é e não como gostaríamos que fosse. Deixando de lado a comodidade, podemos nos libertar dos mitos e, paralelamente, adquirir uma vasta cultura espírita.

15 Misto, Mística e Espiritismo Bibliografia Consultada 24/04/2012Mito, Mística e Espiritismo15 ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro, M.E.C., Enciclopédia Mirador Internacional. São Paulo, Encyclopaedia Britannica, Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa/Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, s.d. p. IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo, Edições Paulinas, KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, LIMA, A. A. O Existencialismo e Outros Mitos do Nosso Tempo. 2. ed., Rio de Janeiro, Agir, 1956 (Obras Completas XVIII) MENDONÇA, E. P. O Socratismo Cristão e as Origens da Metafísica Moderna. São Paulo, Convívio, Texto em HTML espiritismo.htm


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