A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra."— Transcrição da apresentação:

1 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra

2 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais2 O que é a Filosofia? Explicando as Palavras Filosofia Do grego Philos + Sophia Amor da Sabedoria. Ciência geral dos princípios e das causas. Pensamento debruçado sobre si mesmo.

3 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais3 O que é a Filosofia Espírita? Explicando as Palavras Filosofia Espírita É o corpo dos princípios fundamentais do Espiritismo. Segundo J. H. Pires, Delta natural em que desemboca no presente toda a tradição filosófica.

4 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais4 O que é hoje? Explicando as Palavras Hoje É o presente, o atual. Ressalva: Há coisas, ditas no passado, que ainda precisam ser atualizadas. Ex.: Conhece-te a ti mesmo.

5 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais5 O que são questões? Problemas? Explicando as Palavras Questões São proposições que requerem discussão, contradição e aprofundamento. Santo Agostinho: Se não me perguntam sobre o tempo, sei o que é; quando me perguntam, já não o sei mais.

6 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais6 O que significa existencial? Explicando as Palavras Existencial Tudo o que, por oposição ao essencial ou conceitual, concerne à afirmação de uma existência.

7 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais7 O que significa existencialismo? Explicando as Palavras Existencialismo Qualquer doutrina que admite, por oposição aos filósofos do conceito cujo modelo é o sistema hegeliano, a existência como centro de sua discussão.

8 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais8 Quais são as questões existenciais de todos tempos? Considerações Iniciais Questões Existenciais de Todos os Tempos Deus, fé, essência, existência, dor, sofrimento, angústia, medo, morte, desespero...

9 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais9 Onde está a origem do existencialismo moderno? Existencialismo Moderno Origem A origem está na percepção do aspecto negativo e trágico advindo das duas Grandes Guerras Mundiais.

10 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais10 Como Emmanuel Mounier dispôs a árvore existencialista? Existencialismo Moderno Árvore Existencialista RAIZ: Sócrates, Estóicos e Sto.Agostinho. TRONCO: Pascal, Kierkegaard e Hegel. RAMO 1: Nietzsche, Heidegger e Sartre. RAMO 2: Jaspers e Gabriel Marcel.

11 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais11 Quais são as principais questões levantadas pelos existencialistas modernos? Questões Existenciais à Luz da Filosofia Espírita Principais Questões Essência e Existência Liberdade e Escolha Medo e Angústia Faticidade Existência Autêntica e Inautêntica Transcendentalismo

12 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais12 Questões Existenciais à Luz da Filosofia Espírita Essência e Existência Para Sartre, a existência precede a essência. Conforme o ser humano experimenta, ele constrói a sua essência. Para a Filosofia Espírita, a essência precede a existência. Pressupõe um mundo inter- existente, que é o mundo dos Espíritos. Cada um de nós já teve outras existências. Relacione essência e existência.

13 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais13 Questões Existenciais à Luz da Filosofia Espírita Liberdade e Escolha Quais são as consequências entre liberdade e escolha? No existencialismo, a relação entre escolha e liberdade gera o absurdo, a náusea. No Espiritismo, a escolha da prática do bem amplia a nossa liberdade, que nos conduz à felicidade.

14 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais14 Questões Existenciais à Luz da Filosofia Espírita Medo e Angústia Por quê o medo e a angústia? No existencialismo, a busca da existência autêntica gera medo e angústia por causa da impossibilidade do possível. No Espiritismo, o medo e a angústia são naturais, porém a crença na imortalidade da alma vislumbra-nos uma vida futura.

15 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais15 Outros Problemas Existenciais Niilismo O que você pensa sobre o niilismo? O niilismo é decorrência do individualismo e do consumismo de nossa sociedade. A livre busca do saber, a autonomia da ação humana e o atendimento aos sentimentos profundos do ser são considerados maus e reprimidos.

16 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais16 Outros Problemas Existenciais Violência, Depressão e Psicopatia Como você interpreta a ocorrência da violência, da depressão e da psicopatia nos dias presentes? A violência está nas ruas, na mídia televisiva. Há indícios de que 1 em cada 5 pessoas venha a ter depressão. Acredita-se que a psicopatia esteja em 4% da população mundial. Como refreá-las? Deslocando as nossas atitudes mentais para os valores morais e espirituais.

17 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais17 Outros Problemas Existenciais Desespero, Dor, Sofrimento, Falta de Fé Como você analisa o desespero, a dor, o sofrimento e a falta de fé? Esses sintomas são mais subjetivos do que objetivos. O Espiritismo, através da lei de causa e efeito e da pluralidade das existências, ensina-nos o que estamos fazendo aqui, por que sofremos e o que se nos espera além-túmulo.

18 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais18 Conclusão Depois do exposto, a que conclusão chegamos? O Espiritismo é o delta de todo o conhecimento, o Consolador Prometido, que surgiu no momento certo, para aclarar a nossa mente com relação a qualquer tipo de problema existencial.

19 31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais19 Texto em HTML:HTML espirita-e-os-problemas-existenciais.htm Texto em Html


Carregar ppt "31/10/2010Filosofia Espírita: Questões Existenciais1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google