A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINI CURSO FORMATAÇÃO TRABALHO ACADÊMICO (NOVO FORMATO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINI CURSO FORMATAÇÃO TRABALHO ACADÊMICO (NOVO FORMATO)"— Transcrição da apresentação:

1 MINI CURSO FORMATAÇÃO TRABALHO ACADÊMICO (NOVO FORMATO)
Oficina Google Docs 11/04/2017 MINI CURSO FORMATAÇÃO TRABALHO ACADÊMICO (NOVO FORMATO) 11 de abril de de abril de 2017 Thais Garcia – Capes Reuni Maria Bernardete Martins Alves; Roberta Moraes de Bem - Serviço de Referência BU/UFSC Thais Garcia - Bolsista CAPES/REUNI

2 APRESENTAÇÃO Motivações sustentabilidade; aspecto financeiro;
ergonomia; espaço físico; dentre outros aspectos. 11 de abril de 2017

3 DIFERENÇAS FORMATO A5 FORMATO ABNT Formato do papel: A4
Impressão: frente e verso Página Margens (espelhadas): Superior 2,0 cm Inferior 1,5 cm Interna 2,5 cm Externa 1,5 cm Cabeçalho 0,7 cm Rodapé 0,7 cm Alinhamento vertical: Superior Fonte sugerida textual: Times New Roman® Fonte capa: Arial Formato do papel: A4 Impressão: frente Folha Margens: Superior 3,0 cm Inferior 2,0 cm Interna 3,0 cm Externa 2,0cm 11 de abril de 2017

4 DIFERENÇAS FORMATO ABNT FORMATO A5 Corpo:
texto 10,5 pt (inclusive títulos seções/subseções); citação 9,5 pt; notas de rodapé 8 pt; espaçamento entrelinhas 1,0 cm; recuo especial da primeira linha (parágrafo) 1,0 cm espaçamento entre parágrafos: anterior e posterior 0,0. Sugere-se alinhamento justificado. Corpo: texto 12 pt; citação com recuo; legenda; paginação; notas de rodapé fonte menor que textual; espaçamento (textual) entrelinhas 1,5 cm; 11 de abril de 2017

5 INSTRUÇÕES Entre na página da BU: www.bu.ufsc.br
Clique em Normalização de Trabalhos na aba de Serviços 11 de abril de 2017

6 INSTRUÇÕES Selecione a opção: Template Trabalho Acadêmico (novo formato) Duas opções: formato .doc e formato .latex Consulte o Guia rápido na mesma página. 11 de abril de 2017

7 CAPA TESE/DISSERTAÇÃO/MONOGRAFIA.. Nome completo do autor TÍTULO:
subtítulo (se houver) Nome completo do autor 1. Nível do trabalho: fonte ARIAL 17 pt, cor branca, direita; barra superior padrão (1,5 cm de altura na cor preta); 2. Título e subtítulo do trabalho: centralizado, fonte 14 pt, cor branca (exceção monografia lato sensu*); 3. Nome do autor: 2 espaços simples abaixo do título, centralizado, fonte 14 pt, cor branca .* 4. Nome da Universidade e Programa de Pós-Graduação: fonte 13 pt, direita, cor branca; 6. Assinatura visual da UFSC: 1,5 cm altura, chapado branco, esquerda. Nome da Universidade. Programa de Pós-Graduação 11 de abril de 2017

8 CONTRA-CAPA 1. Apresentação do trabalho: natureza do trabalho (teses,
Dissertacão apresentada ao Programa de Pós-graduação em XXX, como requisito parcial para a obtenção do Grau de XXX em XXX. Orientadora: Prof. Dr. João Silva. Co-orientadora: Profª. Drª. Maria Souza Cidade, Ano 1. Apresentação do trabalho: natureza do trabalho (teses, dissertação, monografia, TCC, etc.) seguida pela identificação do nome do orientador e coorientador (se houver). Centralizado, Arial 14, cor preta e cor branca * 11 de abril de 2017

9 ABAS E ORELHAS Aba da capa: Caixa de texto com 3,5 cm,
Informações básicas sobre a proposta do trabalho, seguido da identificação do orientador e co- orientador (se houver). Aba da capa: Caixa de texto com 3,5 cm, posicionada na parte superior da aba, abaixo da barra superior padrão. Esquerda, Arial 9 pt , cor branca, margens laterais de 0,5 cm e margem superior de 2,0cm. * Identificação da instituição (UFSC), do programa de pós-graduação, do departamento, curso, etc, cidade e estado onde o trabalho foi desenvolvido. Aba da contra-capa: Caixa de texto com largura de 3,5 cm, posicionada na parte superior da aba, abaixo da barra superior padrão. Esquerda, Arial 9 pt, cor branca, margens laterais de 0,5 cm e margem superior de 2,0cm. * 11 de abril de 2017

10 Título do trabalho Nome do autor
LOMBADA 200X 1. Ano de publicação: barra superior padrão a 0,2 cm da base inferior Arial cujo tamanho deve ser adequado ao espaço obtido, cor branca; 2.Título do trabalho Impresso de cima para baixo, longitudinalmente. Centralizado Arial cujo tamanho deve ser adequado ao espaço obtido, cor branca *; 3. Nome do autor impresso de cima para baixo, longitudinalmente, centralizado, abaixo do título, Arial, cujo tamanho deve ser adequado ao espaço obtido, na cor branca; 4. Elementos alfa-numérico de identificação, por ex.: v. 2. Barra inferior padrão Arial cujo tamanho deve ser adequado ao espaço obtido, cor branca. 11 de abril de 2017

11 NOTA A capa, contra capa, orelha, aba e lombada são confeccionadas em softwares de design gráfico, como os softwares proprietários CorelDRAW, Adobe InDesign, dentre outros. Por este motivo não é disponibilizado template no site da BU, pois entende-se que nem todos possuem e/ou podem ter acesso aos mesmos. 11 de abril de 2017

12 CAPA Trabalho de conclusão de curso** ; Monografia de pós- graduação;
As cores das capas diferenciam-se conforme o GRAU; Baseou-se na psicodinâmica das cores de Pedrosa (1992) e nas cores oficiais da UFSC, encontradas no Manual de Identidade Visual. Trabalho de conclusão de curso** ; Monografia de pós- graduação; Dissertação; Tese; Relatório de pós- doutorado. ** Projeto adotado pela Câmara de Pós graduação. 11 de abril de 2017

13 CAPA X = N 150 X= largura da lombada em mm
150 = valor da espessura do papel off set de 75g/m2 2000 N = nºde páginas 11 de abril de 2017

14 DICAS Esta seção apresenta dicas de formatação no editor de textos WORD 11 de abril de 2017

15 DIAGRAMAÇÃO Fonte textual 10,5 pt Fonte não textual 9,5 pt
1 INTRODUÇÃO 2 espaços de 1,0 cm entre o título da seção e o texto. Sempre iniciar SEÇÕES capitulares na PÁGINA DIREITA ( ÍMPAR). Em relação ao alinhamento do texto: a critério do autor, contudo, sugere- se que se utilize o padrão, ou seja, JUSTIFICADO. Fonte sugerida: Times New Roman, com espaçamento entrelinhas: 1,0 cm. Fonte não textual 9,5 pt 11 Fonte textual 10,5 pt 11 de abril de 2017

16 DIAGRAMAÇÃO Para modificar o tamanho da fonte do NÚMERO DE PÁGINAS, clique na linha do cabeçalho duas vezes. Selecione o numero da página, vá para a primeira aba, INÍCIO e configure o tamanho 9,5 pt. 11 de abril de 2017

17 LAYOUT PÁGINA No editor de texto WORD, clique em Layout da Página - CONFIGURAR PÁGINA MARGENS: 2,0*2,5*1,5*1,5 cm PÁGINAS: Margens espelho PAPEL: A5 LAYOUT: Cabeçalho (0,7 cm); Rodapé (0,7 cm) e Página (Alinhamento vertical SUPERIOR) 11 de abril de 2017

18 Formato do papel: A5 - gramatura 75
Cabeçalho: 0,7 cm Superior 2,0cm Impressão: frente e verso Margens: devem ser espelhadas Interna 2,5 cm Externa 1,5 cm Formato do papel: A5 - gramatura 75 Inferior 1,5cm Rodapé: 0,7 cm 11 de abril de 2017

19 LAYOUT TABELA Em casos de tabelas extensas, sugere-se que gire o texto e não a página. Para tal, no editor de texto WORD, clique na tabela, abrirá o menu de configuração da mesma: ABA LAYOUT No QUINTO MENU, clique em DIREÇÃO DO TEXTO, e gire o texto da tabela. 11 de abril de 2017

20 LAYOUT FIGURA Em casos de figuras, imagens, gráficos com tamanho maior que a página, sugere-se que gire o mesmo e, não a página. Para tal, no editor de texto WORD, clique na imagem, abrirá o menu de configuração da mesma: no TERCEIRO MENU clique em GIRAR, e gire a figura até a posição que achar mais adequada. 11 de abril de 2017

21 REFERÊNCIAS FONTE: 10,5 pt ; 2 ESPAÇOS SIMPLES entre cada referência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca universitária. Normalização de trabalhos acadêmicos. Template trabalho acadêmico formato A5. Florianópolis, [2010]. Disponível em: < Acesso em: 29 set ______. Trabalho acadêmico: guia fácil para diagramação. Florianópolis, [2010]. Disponível em: < Acesso em: 29 set FONTE: 10,5 pt ; ALINHAMENTO : esquerda; sem recuo de parágrafo. 2 ESPAÇOS SIMPLES entre cada referência. 11 de abril de 2017

22 Fonte 9,5 pt Fonte 9,5 pt Fonte rodapé 8pt ¹ Nota de rodapé. 4 cm 13
Citações com mais de três linhas (RECUO DE 4 cm), legendas, paginação, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, devem ser digitados em TAMANHO 9,5 pt,. Nas NOTAS DE RODAPÉ, utiliza-se 8 pt. Fonte 9,5 pt 13 4 cm Fonte 9,5 pt Fonte rodapé 8pt ¹ Nota de rodapé. 11 de abril de 2017

23 Nota: página anterior em branco.
LISTA DE FIGURAS Figura 1 – Flor de Nápoles Figura 2 – Flor de Maio 11 de abril de 2017

24 Nota: página anterior à uma seção: em branco.
1 INTRODUÇÃO A seção primária capitular inicia sempre na página direta (ímpar). Distribua o texto com UMA tabulação (1 cm) antes do início de cada parágrafo. NÃO dê espaço entre os parágrafos. 15 11 de abril de 2017

25 COMENTÁRIOS Para remover os comentários do template da BU, clique na sexta aba, REVISÃO, após em EXCLUIR, selecione: EXCLUIR TODOS OS COMENTÁRIOS DO DOCUMENTO. 11 de abril de 2017

26 ref@bu.ufsc.br / bdados@bu.ufsc.br
OBRIGADA! Dúvidas e informações / / 11 de abril de 2017

27 COMO CITAR E REFERENCIAR?
GARCIA, Thais; ALVES, Maria Bernardete Martins; BEM, Roberta Moraes de. Mini curso formatação trabalho acadêmico (novo formato). Florianópolis, slides, color. Acompanha texto. No texto: De acordo com Garcia, Alves e Bem (2010) ou (GARCIA; ALVES; BEM, 2010). 11 de abril de 2017

28 REFERÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca universitária. Normalização de trabalhos acadêmicos. Template trabalho acadêmico formato A5. Florianópolis, [2010]. Disponível em: < co.dot>. Acesso em: 29 set ______. Trabalho acadêmico: guia fácil para diagramação. Florianópolis, [2010]. Disponível em: < ao_Trabalhos_Academicos.pdf>. Acesso em: 29 set 11 de abril de 2017


Carregar ppt "MINI CURSO FORMATAÇÃO TRABALHO ACADÊMICO (NOVO FORMATO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google