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Valorização da Diversidade II Congresso Internacional AVAPE de Reabilitação e Inclusão – Diversidade, Responsabilidade e Sustentabilidade São Paulo - 29.10.2007.

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1 Valorização da Diversidade II Congresso Internacional AVAPE de Reabilitação e Inclusão – Diversidade, Responsabilidade e Sustentabilidade São Paulo

2 Fundada em Entidade civil sem fins lucrativos 115 associados de um total de 159 bancos 98% dos Ativos e 95% do Patrimônio Líquido Conselho de Administração - 19 presidentes Diretoria Executiva - 15 membros 24 Comissões Técnicas Atuação nacional Federação Brasileira de Bancos

3 Visão Um sistema financeiro saudável, ético e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico e social do país Missão Representar os seus associados, objetivando a melhoria contínua da eficiência do sistema financeiro e das suas relações com a sociedade, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do país

4 134 mil pontos de atendimento ao público Presença municípios 103 milhões de contas correntes 27 milhões de clientes com acesso à Internet 75 milhões de contas de poupança 79 milhões de cartões de crédito Mais de 513 mil colaboradores 37 bilhões de transações bancárias 3 bilhões em transações de utilidade pública Fontes: Febraban e Bacen Setor Bancário 2006

5 Mudança da sociedade Cobrança por Responsabilidade Social Questionamento da Lei de Gerson Valorização de empresas com práticas de sustentabilidade Aquecimento global e esgotamento de recursos

6 Atuação do setor 52 % dos bancos mantém programas de valorização de grupos em situação de vulnerabilidade 40% adotam políticas ou programas de qualificação para grupos vulneráveis 76% possuem códigos explícitos referentes à não discriminação na contratação e promoção de pessoas Relatório social Febraban – 1993

7 Atuação do setor 80% dos bancos exigem nos seus contratos firmados com terceiros a não contratação de mão de obra infantil 48% do quadro são mulheres e 15% são negros 68 % mantém programas para a contratação de pessoas com deficiência Febraban constituiu, em Março de 2006, comissão específica para conduzir os assuntos de Diversidade

8 Pessoas com deficiência Acessibilidade nos pontos de atendimento Mercado de trabalho bancário Iniciativas

9 Impacto Direto agências e postos bancários Pontos de atendimento Rampas, banheiros adaptados, estacionamento, piso podo-tátil, sinalização, balcões de atendimento, máquinas de auto-atendimento, Libras.

10 78,7%

11 São Paulo Estimado para 2007 :

12 Faixa etária de 20 a 34 anos - Escolaridade mínima de 8 anos 228 M pessoas para 518 M vagas A oferta é insuficiente

13 Quadro dos Bancos 27% tem curso médio completo 19% cursando a universidade 52% tem superior completo ou pós Maiores bancos Jun 04 : 0,54% Jun 07 : 2,10 % (estimado)

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15 Comprometimento solidário da sociedade e dos poderes públicos Resultados A inclusão das pessoas com deficiência é tema recente A inclusão é um processo bi-direcional que deve ser estimulado As relações com a sociedade tornaram-se mais saudáveis e caminham na direção correta : o processo será longo A imposição legal desempenhou papel indutor Soluções = tecnologia + arquitetura + atitude + comprometimento

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17 É um processo e não um programa É multifacetado com potencial de instabilidade Envolve relações humanas possibilitando situações delicadas e imprevistas Expõe conteúdos subjetivos e conflitivos Políticas de promoção da igualdade interferem na cultura das organizações Estudos mostram que é necessário uma média de 3 a 5 anos para que sejam registrados resultados consistentes Desafios Gerenciar expectativas

18 Ampliando o escopo A diversidade é uma riqueza brasileira Etnia Nacionalidade Gênero Religião Pessoas com deficiência Estilo Orientação sexual Atitude Idade Cultura

19 Objetivos Promover a equidade e igualdade de oportunidades Definir planos de ação dotados de razoabilidade Ter a co-responsabilidade nas soluções com os atores ligados ao tema Obter maior diversidade humana no mercado de trabalho bancário Gerar metodologia e ações que sensibilizem os demais setores da sociedade O setor tem apenas 2% da força de trabalho de empresas privadas - mercado formal

20 Principais atividades Promover o levantamento das melhores práticas Identificar cases incipientes e orientar mecanismos de valorização Identificar elementos que possam obstaculizar a cultura da diversidade Mobilizar lideranças bancárias Realizar campanha de comunicação Realizar mapa da diversidade Monitorar e avaliar resultados com participação dos atores externos Interagir e considerar a contribuição dos atores externos

21 Requisitos Contar com consultorias externas com credibilidade Garantir isenção, equilíbrio e legitimidade em todo o projeto Divulgar e expandir as melhores práticas do setor Priorizar ações efetivas junto aos bancos Procurar convergência dos conceitos junto aos atores externos

22 03 Grandes fóruns Contraf/CUT : Comissão bipartite de igualdade de oportunidades OIT - Ipea - Contraf/CUT - IBGE - MPT : GT apoio técnico Comissão de Direitos Humanos Camara dos Deputados Contribuições das comissões técnicas da Febraban

23 Ações Debate Discussão com atores externos e internos Diagnósticos Censo dos funcionários, levantamento de cases e das práticas em RH e áreas de comunicação. Processos de formação e sensibilização Workshops com dimensão conceitual e de monitoria Comunicação Lançamento do Projeto Campanha junto aos funcionários

24 Objetivos Identificar, comparar e analisar o perfil dos funcionários dos bancos, considerando dados como cor, raça, gênero, idade e cargo Apoiar planos de ação diferenciados por banco e por área geográfica Estabelecer paralelos com outros setores/segmentos da sociedade Censo Questionário via internet – Base de dados Febraban Respostas não dissertativas

25 Práticas de RH Objetivos Identificar processos que possam favorecer ou dificultar a diversidade Recrutamento / Seleção / Treinamento Promoção / Acompanhamento Transferência /Demissão Clima organizacional

26 Objetivos Detalhar as melhores práticas em andamento Avaliar e estabelecer metodologia Divulgar para multiplicar a ação dos bancos Possibilitar a disseminação para outros setores da sociedade Coleta dos cases Programa Executivo Junior para negros Mentoring para mulheres e negros Menores aprendizes com deficiência

27 Workshops Objetivos Informar e engajar os profissionais na implementação do programa Auxiliar na reflexão sobre desigualdade e diversidade no cotidiano Auxiliar na auto-percepção Construir conjuntamente propostas de implementação Formar multiplicadores 22 bancos - 78 participantes

28 Diversidade, sustentabilidade, oportunidades e ameaças Experiências bem sucedidas no tratamento da diversidade Ideário sobre raça, etnia, cor, idade, gênero, pessoa com deficiência, orientação sexual As dimensões legais - raça, orientação sexual, deficiência Subjetividade, preconceito e resistências Conteúdo workshops Criar cultura através do compartilhamento

29 Objetivos Informar / Sensibilizar / Engajar Mensagens diversidade como riqueza nacional diversidade como fator de competitividade é compromisso e valor institucional é sustentabilidade amplia a cidadania Comunicação

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31 Maior diversidade Melhores produtos, serviços e atendimento Melhor entendimento das necessidade dos colaboradores e dos clientes Colaboradores e Clientes + Satisfeitos Bancos melhores Sociedade + justa Ciclo Virtuoso...

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33 Obrigado !


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