A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDE DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS Introdução a Engenharia elétrica GRUPO: ÍCARO LIMA CAIO MANOEL JOSÉ FELLIPE LUCAS NUNES ÉDIPO LOPES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDE DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS Introdução a Engenharia elétrica GRUPO: ÍCARO LIMA CAIO MANOEL JOSÉ FELLIPE LUCAS NUNES ÉDIPO LOPES."— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS Introdução a Engenharia elétrica GRUPO: ÍCARO LIMA CAIO MANOEL JOSÉ FELLIPE LUCAS NUNES ÉDIPO LOPES

2 Temas abordados: -O que é uma fibra óptica - Como funciona -Vantagens e desvantagens -Custos -Aplicações - Em redes internacionais -Em redes locais - Em redes de grandes abrangências - Mercado brasileiro

3 O que é e como funciona: Filamento de vidro com alto grau de pureza Comunicação por um sinal de luz codificado Nas fibras utilizam-se: Leds ou lasers

4 Principais vantagens: -Dimensões reduzidas -Capacidade de transportar grandes quantidades de informação -Imunidade as interferências eletromagnéticas -Baixas perdas de informação

5 DESVANTAGENS -Custos de compra e manutenção elevados

6 Redes Internacionais: A rede telefônica de fibra óptica submarina está evoluindo, assim como outras aplicações comerciais de tecnologia óptica. O cabo submarino dessa rede é usado em profundidade menores que a 1km. Ele tem uma camada exterior de proteção blindada, jaquetas de vários materiais, fios de força e uma unidade estrutural em tubo de fibra.

7 Os amplificadores ópticos a fibra dopadas com érbio são capazes de aumentar a potência para uma faixa de comprimento de onda dentro do espectro de 1550 nm.

8 Redes locais de computadores: A comunicação entre computadores são suportadas por sistemas de comunicação de dados que costumam ser classificadas, segundo a distancia desenvolvidas, em rede de computadores de longa distância ou redes locais de computadores.

9 As redes de computadores a longa distância utilizam-se dos meios de transmissão comum à rede telefônica.Embora geralmente use técnicas distintas, essas redes a longa distância são implantadas ou integradas nos mesmos suportes físicos de transmissão da rede telefônica.Assim sendo o uso de fibras ópticas no sistema de comunicação de dados a longa distância acompanham a evolução de fibras ópticas na rede telefônica.

10 As redes locais de computadores, utilizadas para interconectar recursos computacionais diversos em uma área privada e geograficamente limitada, caracteriza-se pelas especificidade de variedades alternativas tecnológicas quanto ao sistema de transmissão voltada principalmente para aplicações e automação escritório e em automação industrial,como requisito exigentes em termos de confiabilidade, capacidade de um excelente alternativa de meio de transmissão

11 Redes de Grande Abrangência SONET: Foi modificado e adotado pelo subcomitê T1X1(hierarquia e sincronização digital, SDH) do American National Stantards Institute(ANSI) e do International Telegraph and Telephone Consultative Committee(CCITT).

12 Sinais RF de banda larga em enlaces de fibra óptica para CATV de primeira geração: Os sistemas CATV transmitem até 80 canais para portadores de RF AM-VSB analógicas cobrindo MHz em uma única fibra a partir da central do sistema head-end até receptores ópticos de nó em distâncias acima de 20 milhas sem repetidor.


Carregar ppt "REDE DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS Introdução a Engenharia elétrica GRUPO: ÍCARO LIMA CAIO MANOEL JOSÉ FELLIPE LUCAS NUNES ÉDIPO LOPES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google