A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Terrestres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Terrestres."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Terrestres

2 Corpo Humano O organismo humano é formado por vários sistemas, dentre eles podemos citar:

3 Planeta Terra Nosso planeta também é formado por diferentes sistemas, que são: 1) Atmosfera (ar) 2) Hidrosfera (água) 3) Litosfera (rochas e solo) 4) Biosfera (seres vivos)

4 Atmosfera A palavra atmosfera significa esfera de ar. Realmente, a Terra é toda envolvida por uma camada de ar, invisível, que tem aproximadamente 1000 quilômetros de espessura. A atmosfera funciona ainda como uma barreira ou filtro protetor contra vários tipos de radiações perigosas que provêm do espaço. Além disso, ela desvia e queima muitos meteoritos, impedindo que eles atinjam a superfície terrestre. Esses corpos , entrando na atmosfera a grande velocidade, sofrem intenso atrito contra as partículas do ar e acabam se incendiando.

5 Camadas da Atmosfera Para efeitos de estudos a atmosfera pode ser dividida em camadas tendo como critérios a variação da altitude, temperatura e concentração de gases. A seguir, vamos abordar em mais detalhes algumas dessas camadas da atmosfera.

6 Troposfera A troposfera é a camada de ar em que vivemos. Ela nos envolve diretamente e atinge uma altura média de 10 Km. Ela apresenta todos os gases necessários à vida, como o nitrogênio, o oxigênio e o gás carbônico. É na troposfera que ocorre os fenômenos meteorológicos, tais como ventos, furacões, nuvens e chuvas. Assim, as ondas de calor, as frentes frias, as nevascas, as chuvas de granizo, os raios e os temporais, que tanto afetam a vida do homem no planeta, dependem das alterações que ocorrem nessa camada de ar.

7 Troposfera A troposfera é a camada de ar responsável pelo efeito estufa. É ela que mantém a Terra aquecida e propícia à vida. Sem essa camada, as variações de temperatura entre o dia e a noite impediriam a vida como ela é no planeta.

8 Estratosfera A estratosfera está acima da troposfera, estendendo-se mais ou menos até 50 quilômetros de altura. Nela, o ar é muito rarefeito, ou seja, há poucos gases e, além disso, não há presença de vida. Na parte superior da estratosfera, há uma camada de ozônio, um gás que filtra os raios ultravioleta do Sol, impedindo a passagem da maior parte deles e, assim, mantendo a vida em nosso planeta. Essa camada tem apresentado, há algumas décadas, “buracos” que permitem a passagem direta de raios UV, provocando um grande aumento na incidência de câncer de pele.

9 Ionosfera A Ionosfera chega a ter mais de 900 quilômetros. Nesta camada, as partículas gasosas estão carregadas de eletricidade, sendo assim chamadas de íons. Essa camada, é capaz de refletir ondas de rádio. Assim, uma transmissão de rádio pode ser emitida para o espaço, refletida na ionosfera e depois recebidas pelos aparelhos de rádio até em outros continentes É interessante imaginar que os grande benefícios trazidos para a humanidade com a descoberta do rádio dependem de uma camada tão distante da superfície terrestre e que só ficou conhecida há pouco tempo. Fonte: Rede Pitágoras

10 Exercícios Questão 01 O que significa o termo atmosfera? Questão 02
A atmosfera é subdividida em três diferentes camadas. Quais são elas? Questão 03 O que significa dizer “ar rarefeito”? Questão 04 Em qual das três camadas da atmosfera está a camada de ozônio? E qual a sua importância? Questão 05 Por que não há ventos fora da atmosfera?

11 Atividades Avaliativas
Atividade Avaliativa 1 – Para o dia 15/03/10. Vimos que as marés ocorrem devido às influências da força gravitacional do Sol nas águas dos oceanos. A Lua é um satélite relativamente grande, por isso, podemos esperar que a força da gravidade do nosso satélite também cause efeitos nas marés, ou que a força combinada do Sol com a Lua produzam marés ainda maiores. Faça uma pesquisa sobre a influência das fases da Lua no fenômeno das marés, explicando qual é a regularidade do fenômeno. (Pág. 29) Projeto – Para o dia 22/03/10 Pesquisar poemas, letras de músicas, textos literários (infanto-juvenis) que façam referência aos astros do Sistema Solar; Escolher um planeta ou outro astro do Sistema Solar e compor um texto criativo sobre o corpo celeste escolhido. O aluno deverá apresentar “seu” astro à turma por meio de cartaz, fotos, desenhos, documentários, etc.


Carregar ppt "Sistemas Terrestres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google