A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
ESTRUTURA ATÔMICA OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS 1. Antiguidade Atomos Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos (indivisíveis). Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo. a. Heráclito O ser estava em constante mutação. b. Parmênides Propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser. c. Leucipo de Mileto (450 a.C.) e Demócrito de Abdera, (400 a.C.) Considerado o pai do atomismo grego.

2 ESTRUTURA ATÔMICA d. Demócrito (450 a.C.)
O todo, se compõe não só de átomos ou partículas indivisíveis de natureza idêntica. Acreditava que o vácuo era um não ente. Os átomos deveriam atender às seguintes condições: Os átomos constituíram toda e qualquer matéria Os átomos seriam qualitativamente iguais, diferindo, apenas, na forma, no tamanho e na massa. e. Heráclito Não-ente (vácuo) e matéria (ente) desde a eternidade interagem entre si dando origem ao movimento. A matéria é resultado da combinação de átomos dos quatro elementos: ar; fogo; água e terra.

3 ESTRUTURA ATÔMICA 2. Modelo Atômico de Dalthon (1803)
Provou cientificamente a idéia de átomo. Surgia então a teoria atômica clássica da matéria. A matéria é formada por um aglomerado de um número enorme de átomos. Os principais postulados da Teoria Atômica de Dalton são: A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos Os átomos são esferas maciças, indestrutíveis e intransformáveis Átomos que apresentam mesmas propriedades (tamanho, massa e forma) constituem um elemento químico Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes Os átomos podem se unir entre si formando "átomos compostos"

4 ESTRUTURA ATÔMICA Uma reação química nada mais é do que a união e separação de átomos. Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si. Átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis. Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados.

5 ESTRUTURA ATÔMICA 3. Modelo Atômico de Thomson (1903)
Baseado em experiências realizadas com gases e que mostraram que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas. Átomo seria uma esfera maciça e positiva com as cargas negativas distribuídas, ao acaso, na esfera. A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o átomo seria eletricamente neutro. O modelo proposto por Thomson ficou conhecido como "pudim com passas".

6 ESTRUTURA ATÔMICA 4. Modelo Atômico de Rutherford (1911)
Utilizou fenômenos radiativos no estudo da estrutura atômica. Descobriu que o átomo não seria uma esfera maciça, mas sim formada por uma região central, chamada núcleo atômico, e uma região externa ao núcleo, chamada eletrosfera. No núcleo atômico estariam as partículas positivas, os prótons, e na eletrosfera as partículas negativas, os elétrons. “Modelo planetário".

7 Partículas Elementares
ESTRUTURA ATÔMICA Partículas Elementares 1. Núcleo a. Próton Partícula nuclear com carga positiva igual. Está presente em todos os núcleos atômicos (exceto o do hidrogênio, que não tem nêutron). A massa de um próton é de 1,6726 x kg, ou seja, vezes a do elétron. 2. Nêutron Massa de 1,675 x kg. Não tem carga elétrica. É uma partícula constituinte de todos os núcleos, exceto o do hidrogênio comum.

8 ESTRUTURA ATÔMICA 2. Eletrosfera Elétron
Partícula subatômica que circunda o núcleo atômico, identificada em 1897 pelo inglês John Joseph Thomson. Carga negativa, é o responsável pela criação de campos magnéticos e elétricos. É o número de elétrons de um átomo que define a sua carga, sendo que um número de elétrons igual ao número de prótons origina uma partícula eletricamente neutra.

9 ESTRUTURA ATÔMICA 5. Modelo Atômico de Bohr (1913)
Bohr elaborou um novo modelo atômico cujos postulados são: Na eletrosfera os elétrons não se encontram em qualquer posição. Eles giram ao redor do núcleo em órbitas fixas e com energia definida. As órbitas são chamadas camadas eletrônicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo, ou níveis de energia representados pelos números 1, 2, 3, 4...;

10 ESTRUTURA ATÔMICA Os elétrons ao se movimentarem numa camada eletrônica não absorvem nem emitem energia. Os elétrons de um átomo tendem a ocupar as camadas eletrônicas mais próximas do núcleo, isto é, as que apresentam menor quantidade de energia. Quando um átomo recebe energia (térmica ou elétrica), o elétron pode saltar para uma camada mais externa (mais energética). Nessas condições o átomo se torna instável. Dizemos que o átomo se encontra num estado excitado. Elétrons de um átomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagnética, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade.

11 ESTRUTURA ATÔMICA

12 ESTRUTURA ATÔMICA 6. Louis Victor de Broglie e Werner Heisenberg
Mecânica ondulatória. Fundamentada na hipótese proposta por Broglie onde todo corpúsculo atômico pode comportar-se como onda e como partícula. Heisenberg, em 1925, postulou o princípio da incerteza.


Carregar ppt "OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google