A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika."— Transcrição da apresentação:

1 Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika Lucio João Henrique Ramos Lopes Marcia Moreira Martins Pereira Paola Ferrara Juliano

2 Graduação através do ensino pela Internet OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Disponibilidade do Professor B – Infra-estrutura 2121 4141 CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC 2121 1919 FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas 334334 121121 QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino 452452 555555 VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo 2727 2121 Matriz de Importância e Desempenho Ambiente atual e concorrente real

3 Graduação através do ensino pela Internet IMPORTÂNCIA baixa alta DESEMPENHO bom mau A BC D E G F H I K L J Matriz de Importância e Desempenho Ambiente atual e concorrente real CUSTO A – Disponibilidade do professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo

4 Graduação através do ensino pela Internet menor impacto maior menor grau de incerteza maior AA SS TT EE PP Fatores-Chave do Ambiente Operacional avaliação do impacto e grau de incerteza

5 Graduação através do ensino pela Internet Cenários 2020+: elementos pré-determinados e incertezas críticas SOCIALTECNOLÓGICOECONÔMICOPOLÍTICOAMBIENTAL A - convergência de mídia B - qualidade da banda larga C - uso de aplicativos "amigáveis" D - Regulamentaçã o EAD E - incentivos fiscais para a banda larga F - garantia de qualidade do ensino fundamental e médio G - apoio ao uso de tecnologia no ensino fundamental e médio

6 Graduação através do ensino pela Internet Forças motrizes dos fatores-chaves classificadas por impacto e grau de incerteza menor impacto maior menor grau de incerteza maior A B C D E F G Elemento pré-determinado   incerteza crítica TECNOLÓGICO A - convergência de mídia B - qualidade da banda larga C - uso de aplicativos "amigáveis" POLÍTICO D - Regulamentação EAD E - incentivos fiscais para a banda larga F - garantia de qualidade do ensino fundamental e médio G - apoio ao uso de tecnologia no ensino fundamental e médio

7 Graduação através do ensino pela Internet Matriz cenários negativa POLÍTICA positiva Regulamentação EAD negativa TECNOLOGIA positiva qualidade da banda larga P+P+T+T+ P-P-T+T+ P+P+T-T- P-P-T-T- “Mesmice” “Tudo de bom”

8 Graduação através do ensino pela Internet CENÁRIO “MESMICE”CENÁRIO “TUDO DE BOM” 1.Ausência de regulamentação do Ensino a Distância 2.Internet banda larga distante das classes C e D em Belém por falta de infra-estrutura 3.Falta de incentivos fiscais para banda larga, resultando em altas mensalidades 4.Baixo investimento em tecnologia no ensino médio, alunos com poucos conhecimentos em informática 5.Aplicativos de ensino WEB complexos e com baixa interatividade 6.Desconfiança dos alunos em relação a qualidade dos cursos pela Internet 7.Nivel médio de escolaridade da população é baixo, não chegando ao curso de graduação 8.Limitação do número de cursos on-line devido a disciplinas com necessidade de aulas práticas 9.Cursos web somente disponiveis para uso no PC 10.Alto custo de aquisição de computadores 1.Existência de regulamentação do Ensino à Distância 2.Exigências do MEC para a EAD exequíveis 3.Existência de infra-estrutura para Internet banda larga na cidade de Belém 4.Investimento em tecnologia no ensino médio gerando alunos familiarizados com a informática 5.Custo da banda larga acessível para a classe C e D de Belém 6.Desenvolvimento de aplicativos de ensino WEB simples e de alta interatividade 7.Confiança dos alunos em relação a qualidade dos cursos pela Internet 8.Aumento do nível de escolaridade da população 9.Parcerias com instituições de ensino convencional para oferecimento das disciplinas com aulas práticas (compartilhamento da infra-estrutura) 10.Desenvolvimento de cursos web para outras mídias 11.Tendência de barateamento dos computadores 2020+: Educação cenários possíveis

9 Graduação através do ensino pela Internet CENÁRIO “MESMICE”CENÁRIO “TUDO DE BOM” 11.Transição para educação individualizada 12.Crescimento da economia do Pará em ritmo superior ao crescimento da economia brasileira 13.Aumento da procura por mão de obra qualificada no Pará 12.Transição para educação individualizada 13.Crescimento da economia do Pará em ritmo superior ao crescimento da economia brasileira 14.Aumento da procura por mão de obra qualificada no Pará 2020+: Educação cenários possíveis continuação

10 Graduação através do ensino pela Internet CENÁRIO “MESMICE”CENÁRIO “TUDO DE BOM” Ameaças Não aprovação da regulamentação do Ensino a Distância Custo operacional da infra-estrutura tornar o negócio inviável (custo x quantidade de alunos) Oportunidades Possibilidade de 25% da grade do curso à distância Ameaças Desisteresse pela graduação: Não absorção da quantidade de formados pelo mercado Em prol de cursos de menor duração e maior especificidade Desequilíbrio demanda x oferta Oportunidades Possibilidade de 100% da grade do curso à distância Volume de alunos compatível com os custos operacionais 2020+: Educação cenários possíveis Ameaças x Oportunidades Prioridades competitivas: confiabilidade e flexibilidade

11 Graduação através do ensino pela Internet OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Disponibilidade do Professor B – Infra-estrutura 2121 4141 CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC 2121 3939 FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas 334334 521521 QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino 452452 555555 VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo 2727 2121 Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Mesmice” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito

12 Graduação através do ensino pela Internet IMPORTÂNCIA baixa alta DESEMPENHO bom mau A BC D E G F H I K J Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Mesmice” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito L CUSTO A – Disponibilidade do professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo

13 Graduação através do ensino pela Internet OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Disponibilidade do Professor B – Infra-estrutura 2121 1111 CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC 1111 1515 FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas 124124 121121 QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino 471471 553553 VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo 2727 2121 Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Tudo de bom” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito

14 Graduação através do ensino pela Internet IMPORTÂNCIA baixa alta DESEMPENHO bom mau A BC D E G F H I K J Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Tudo de bom” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito L CUSTO A – Disponibilidade do professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo

15 Análise de GAPs Competências imprescindíveis e áreas relacionadas Interatividade (área de TI) Criatividade  Área multidisciplinar (profissionais de outras formações) Metodologia de ensino (área pedagógica) Professor x tutor  Professor como intermediador de discussões (ensino individualizado)


Carregar ppt "Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google