A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Bosque da Sobreira Sobreira Formosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Bosque da Sobreira Sobreira Formosa"— Transcrição da apresentação:

1 O Bosque da Sobreira Sobreira Formosa Instituto de S. Tiago, Coop. De Ensino, C.R.L. Sobreira Formosa - Castelo Branco 7º e 9º Ano Rosário Bairrada (F. Civica) e Lídia Almeida (F. Civica)

2 Pinus pinaster, Quercus suber
Situado nos limites da vila de Sobreira Formosa, o bosque é um espaço privado contiguo ao Instituto de S.Tiago, sendo a sua utilidade principal a actividade florestal. O espaço confina a nascente com a floresta, a Norte com espaço agricola e florestal a sul com a escola e zona urbana e a poente com a vila. Relativamente à flora observada, observa-se a predominância, de pinheiro bravo (Pinus pinaster), alguns sobreiros (Quercus suber) e eucaliptos ( Eucalyptos globulos). Existe uma grande variedade de espécies arbustivas representativas: Medronheiro (Arbutus unedo), Esteva (Cistus ladanifer), Torga (Erica umbellata), Giesta amarela (Cytisus striatus), Rosmanhinho (Lavandula luisieri), Trovisco ( Daphne gnidium), Carqueja (Pterospartum tridentatum). Pinus pinaster, Quercus suber Esteva (Cistus ladanifer)

3 Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus)
A fauna observável é escassa. Notou-se a presença de algumas aves (tordo, pardal, rola, melro-preto), lagartixas e vários insectos (Escaravelho-do-pescoço-vermelho (Heliotaurus ruficollis) ,Bela-Dama (Vanessa cardui). Foi possível ainda observar algumas tocas de Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) Escaravelho-do-pescoço-vermelho (Heliotaurus ruficollis)

4 Saída de Campo – Utilizando a Suta
O grupo do bosque dinamizou algumas saídas ao bosque, uma vez que é de fácil acesso . Foram identificadas, recolhidas e analisadas diversas espécies que abundam no bosque. Foi realizada uma colecção deste tipo de plantas para elaboração de um herbário. Com a colaboração do Centro de Ciência Viva da Floresta, na identificação das espécies, tiveram ainda a oportunidade de medir algumas das árvores existentes no bosque. O Projecto foi divulgado na escola com a apresentação dos trabalhos realizados e também foi dado a conhecer à comunidade através da publicação no Jornal local. . Foram identificadas, recolhidas e analisadas diversas espécies que abundam no Plantas para Herbário

5 O Projecto foi divulgado na escola com a apresentação dos trabalhos realizados, Cartaz; Herbário; distribuição de Flyers e também foi dado a conhecer à comunidade através da publicação no Mensário Regionalista Nº 383, na Edição de Maio: ECOS DA SOBREIRA. Herbário


Carregar ppt "O Bosque da Sobreira Sobreira Formosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google