A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitologia Grega Mitologia Grega.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitologia Grega Mitologia Grega."— Transcrição da apresentação:

1 Mitologia Grega Mitologia Grega

2 Os deuses e os gregos Os deuses e os gregos

3 700 a. C. - os deuses governavam os gregos
700 a.C. - os deuses governavam os gregos. As divindades respondiam aos questionamentos humanos e eram responsáveis pelos fenômenos da natureza: a chuva, os raios e trovões, os mares e oceanos e a agricultura. De igual maneira, eram responsáveis pelo amor, pela morte e pela guerra; pelo bem e pelo mal. Tudo era determinado pelo humor dos deuses.

4 Os gregos acreditavam que os deuses habitavam o monte Olimpo e, em homenagem aos deuses, construíram templos onde faziam as oferendas e pediam a proteção divina. Um dos templos mais famosos era o templo de Apolo, em Delfos. No templo de Delfos, existia um oráculo, uma sacerdotisa que profetizava em nome de Apolo. As profecias eram em forma de enigma e consideradas verdades absolutas, inquestionáveis.

5 Os gregos eram supersticiosos, e os deuses eram cruéis, vingativos, egoístas, assim como os seres humanos. Os deuses Olímpicos guiavam o céu, a terra, os oceanos e o inferno.

6 Zeus Deus do céu e da terra, governava o tempo, a chuva, os raios. Era o deus dos deuses. O pai dos deuses. É representado como um homem forte, de barbas, segurando raios que desferia nos homens quando se zangava. Teve diversas esposas, entre elas, Hera (sua irmã), com a qual teve muitos filhos. Era infiel à sua esposa e teve muitos filhos fora do casamento. Esse casamento fez de Zeus mais poderoso, pois uniu suas forças com Hera para governar o mundo.

7

8 Hera Foi educada para ser uma rainha. Era deusa das poções, que podiam ser tanto remédios quanto venenos. Era a deusa dos lares, da fidelidade das esposas. Sofria com a infidelidade de Zeus.

9 Netuno Irmão de Hera e de Zeus. Senhor dos mares e oceanos, governava as marés e os seres aquáticos. Era pai das sereias, das nereidas e dos tritões. Os navegantes, pescadores e marinheiros homenageavam netuno. Quando ele se enfurecia, o oceano mostrava sua fúria na força das ondas.

10

11 Hades Irmão de Zeus, Hera, Deméter e Netuno. Governava o inferno e o submundo. Era o senhor das almas. Raptou sua sobrinha Perséfone, filha de Deméter, para ser sua esposa, enfurecendo Deméter.

12

13 Deméter Deusa da agricultura, da colheita, do plantio, da safra e da natureza. Era homenageada para que os gregos tivessem colheita farta. Consternada com o rapto de Perséfone, castigou a natureza, tornando a terra infértil.

14 Não podendo retirar sua filha do Hades, consolou-se em passar seis meses do ano com a filha, a primavera (onde os grãos brotam) e os outros seis meses, outono (quando os grãos são enterrados), ela passaria ao lado de seu marido, Hades.

15

16 Hefesto, Hefaísto ou Volcano
O deus ferreiro. Nasceu e foi rejeitado por Hera. Era muito habilidoso na forja de metais e vivia no inferno com seu tio Hades. Para compensá-lo pela feiura e rejeição, Zeus deu-lhe como esposa a deusa da beleza, Afrodite.

17

18 Afrodite Nasceu das águas do mar, era a deusa da beleza e do amor. Seu templo era procurado pelos que buscavam o amor. Era casada com Hefesto. Por sua grandiosa beleza, era admirada e desejada por outros deuses. Teve filhos com Ares, o irmão de Hefésto.

19

20 Ares O senhor da guerra, sangrenta e cruel. Os soldados da guerra de ares entravam rugindo em campo de batalha, assustando os inimigos. Era um deus forte, cruel, inteligente. Sua cor era o vermelho.

21 Apolo Irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções e, possivelmente depois de Zeus, foi o deus mais influente e venerado de todos os da Antiguidade Clássica. Era descrito como o deus que ameaçava ou protegia desde o alto dos céus, sendo identificado como o Sol e a luz da verdade. Presidia sobre as leis da religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística.

22 Era temido pelos outros deuses, e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Além disso, era o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão. Embora tenha tido inúmeros amores, foi infeliz nesse terreno, mas teve vários filhos.

23

24 Ártemis (Diana) Deusa da lua, da caça e da destreza. Era uma deusa muito bela. Protegia a caça e os caçadores. Usava o arco e a flecha. As fases da lua estão associadas ao humor de Diana.

25 Palas Atena Nasceu de uma dor de cabeça de Zeus. Atendendo a ordem de Zeus, Hefesto abriu sua cabeça, e dela nasceu a deusa da sabedoria, da arte, da beleza e da guerra. Protegia a cidade de Atenas. Usava sempre trajes de guerra com uma lança e um escudo.

26

27 Dioniso Nasceu da coxa de Zeus. Foi ali gerado porque sua mãe morreu durante a gravidez. Conhecido como Baco ou Líber, era o deus do vinho e do teatro e vivia junto dos seres da floresta, ninfas, faunos e sátiros. Era o deus da liberdade, das festas e das orgias.

28

29 Em 700 a. C. Homero e Hesíodo reuniram a mitologia em suas obras
Em 700 a.C. Homero e Hesíodo reuniram a mitologia em suas obras. Hesíodo escreveu a Teogonia - Nascimento dos deuses. Homero narra a guerra de tróia em a ilíada. A tradição oral passada de geração para geração imortalizou-se nestas poesias épicas.

30 Créditos e Referências
Referência Bibliográfica: JAA Torrano, Hesíodo, Teogonia: a origem dos deuses, São Paulo, Iluminuras, Créditos: Edson Silva


Carregar ppt "Mitologia Grega Mitologia Grega."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google