A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
PROF. VICTOR PESSOA

2 * A orelha (também chamada de ouvido ou de aurícula) é o órgão responsável pela AUDIÇÃO, estando dividida em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.

3 ORELHA EXTERNA * É formada pela orelha ou pavilhão auditivo e pelo canal auditivo externo. A maior parte da orelha é constituída por tecido cartilaginoso recoberto por pele. PAVILHÃO AUDITIVO CANAL AUDITIVO

4 * É revestido internamente por pelos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada CERUME; * Tanto os pelos como o cerume retêm poeira e micróbios que normalmente existem no ar e eventualmente entram nos ouvidos; * O canal auditivo externo termina numa delicada membrana, o TÍMPANO.

5 ORELHA MÉDIA * O orelha média é uma pequena cavidade situada no osso temporal, atrás do tímpano. Dentro dela estão três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: MARTELO, BIGORNA e ESTRIBO.

6 * A orelha média comunica-se também com a faringe, através de uma canal denominado TUBA AUDITIVA. Esse canal permite que o ar penetre no ouvido médio. Dessa forma, de um lado e de outro do tímpano, a pressão do ar atmosférico é igual. Quando essas pressões ficam diferentes, não ouvimos bem, até que o equilíbrio seja restabelecido.

7 ORELHA INTERNA * A orelha interna é formado por escavações no osso temporal, revestidas por uma membrana e preenchidas por um líquido; * É constituído pelo VESTÍBULO, CANAIS SEMICIRCULARES e CÓCLEA. Há células nervosas relacionadas com o nervo auditivo Importantes na manutenção do equilíbrio do corpo Estrutura em forma de espiral onde se situam as principais terminações nervosas da audição

8

9 O que é o som? * O som é uma onda. A vibração do ar é o som. Essa vibração tem de ter uma fonte, uma origem. É a fonte sonora. É a fonte sonora que força o ar a vibrar. Pode ser um altifalante ou a laringe, através da passagem do ar pelas cordas vocais. No caso da voz, é a passagem do ar pelas cordas vocais, localizadas na laringe, que origina a sua vibração e a transmissão dessa vibração ao ar. No caso do altifalante é a membrana que vibra e força as moléculas do ar a entrar também em vibração.

10 * Depois de originado na fonte e propagado pelo meio material, o som é recebido por um elemento RECEPTOR. Esse elemento receptor tem a capacidade de transformar as ondas sonoras em algum outro tipo de sinal que possamos processar. É portanto um elemento TRANSDUTOR. No caso do ouvido, as vibrações do ar são convertidas em vibrações mecânicas e, em última análise, em impulsos elétricos que são processados pelo nosso cérebro.

11 MECANISMO DA AUDIÇÃO 1. As ondas sonoras (vibração do ar) que se propagam no ar são recebidas pela orelha; 2. Essas ondas fazem vibrar o ar que preenche o canal auditivo externo, até encontrar o tímpano, que entra em vibração; 3. Essa vibração é transmitida aos ossículos e ao ar que existe no ouvido médio; 4. Os ossículos transmitem as vibrações às membranas da janela oval e da redonda; 5. Dessa forma, o movimento vibratório propaga-se pelo líquido do ouvido interno; 6. As vibrações, captadas pelas terminações das células nervosas da cóclea, são transformadas em impulsos até o cérebro, que os transforma em sensações sonoras.

12

13

14 OUVIDO E EQUILÍBRIO


Carregar ppt "SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google