A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Do trabalho científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Do trabalho científico"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Do trabalho científico
Profª.: Doutoranda Márcia C. da S. Galindo

2 A METODOLOGIA E OS MÉTODOS
Metodologia Científica Metodologia do Trabalho Científico Metodologia da Pesquisa Cientifica De cunho teórico, reflete sobre os métodos e sua ligação com a produção do saber nas mais diversas ciências, englobando também uma parte da epistemologia. Trata da estrutura geral do trabalho acadêmico-científico, como estudar, fazer fichamentos e leituras, como estruturar projetos e monografias, englobando também a sua forma de apresentação técnica (usando as normas da ABNT, por exemplo). Estruturação da pesquisa (qualitativa e quantitativa), escolha dos instrumentos técnicos adequados (entrevista, questionário)e sua correta aplicação. (SILVA; SILVEIRA, 2007)

3 CIÊNCIA Etimologia da palavra ciência nasce do latim Scientia, que significa conhecimento.

4 O que é Ciência? É uma forma de conhecimento sistemático, dos fenômenos da natureza, dos fenômenos sociais, dos fenômenos biológicos, matemáticos, físicos e químicos, para se chegar a um conjunto de conclusões verdadeiras, lógicas, exatas, demonstráveis por meio da pesquisa e dos testes. (OLIVEIRA, p. 48, 2004.)

5 CIÊNCIA “A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. (ANDER-EGG. 1978, p. 15).

6

7

8 Ciência Não é senso comum; Não é ideologia; Não é teologia;
Não é filosofia; Deve ser neutra e objetiva. Por outro lado: não é neutra nem objetiva.

9 Conhecer O termo conhecer etimologicamente é composto de cune – “com” e (g)noscere, advindo do latim – cognoscere, que quer dizer “procurar saber”

10 Conhecer O ato de conhecer é natural e dá-se por meio da observação, da assimilação de crenças religiosas, pelos sentimentos e motivações num processo dinâmico que é desenvolvido de maneira formal e informal. Ao conhecer, desvelamos a realidade e a possibilidade de ação e de controle sobre essa mesma realidade, por isso o conhecimento possui a dimensão política em termos de se ter mais poder sobre tudo o que acontece em nossa volta. (Lehfeld, 2007).

11

12

13

14 Universidade: objetivo é produzir ciência;
Ciência só é obtida com: Investigação; Pesquisa e; Reflexão.

15 CIÊNCIA Conhecimento direto Conhecimento indireto

16 CLASSIFICAÇÃ DAS CIÊNCIAS E RAMOS DE ESTUDOS
Conhecimento Científico: é um sistema de conhecimentos metódicos sobre a natureza. Objetivo: consiste em estudar as causas reais dos fenômenos e descobrir as leis pelas quais eles se regem. Só é científico o conhecimento que for provado, ou seja, verificado e demonstrado..

17 Conhecimento Empírico:
fundamentado apenas na experiência. “Espírito especulativo”. (OLIVEIRA, 2004).

18 Conhecimento Filosófico
Filosofia é a ciência das primeiras causas e dos primeiros princípios. O conhecimento filosófico procura conhecer as causas reais dos fenômenos, não as causas próximas, como as ciências particulares, mas, isto sim, as causas profundas e remotas de todas as coisas, a origem das coisas, e pra elas as respostas. “A ciência é o saber parcialmente unificado; a Filosofia é o conhecimento totalmente unificado” (OLIVEIRA, 2004). “Filosofar é buscar conhecimento e a verdade sobre determinadas questões que não se têm respostas por meio de pesquisa científica”. (LAKATOS; MARCONI, 1982, p. 20).

19 Conhecimento Teológico-Religioso
A religião existiu e existe em todos os povos. Para as grandes massas do passado e do presente da história da humanidade, a religião tem seus fundamentos em e nem se admite a crítica, porque ela é a única fonte de verdade. Basea-se na trilogia Fé-Medo-Esperança. Fetichismo; Politeísmo; Monoteísmo

20 Conhecimento Vulgar (popular)
Comuns a todos os serem humanos, não procura as causas reais dos fenômenos, dos fatos ou dos acontecimentos; é um conhecimento superficial a respeito das coisas, sem nenhuma base científica e por ignorar estas, procura às vezes dar explicações aos fenômenos baseado em palpites ou experiências de vida, por coisas muitas vezes falsas ou fictícias que por isso mesmo não podem ser provados. (OLIVEIRA, 2004)

21 Conhecimento popular (vulgar)
Superficial – baseia-se na aparência; Sensitivo – refere-s às vivências e emoções da vida cotidiana; Subjetivo – é organizada pelo próprio sujeito a partir de suas experiências, e por ouvir dizer por outra pessoa; Assistemático – não existe uma sistematização das idéias e nem das formas de obtenção das mesmas; Acrítico – não se manifesta de uma forma crítica. (LEHFELD, 2007)

22 Os quatro tipos de conhecimento
Conhecimento Popular Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso (Teológico) Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Real (factual) Contingente Sistemático Aproximadamente exato Racional Não Verificável Infalível Exato Inspiracional Exato (LAKATOS, MARCONI, 2008)

23 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS SEGUNDO A CAPES (Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisa do Ensino Superior)
Ciências Biológicas e Saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Economia doméstica, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. Ciências Exatas e da Terra: Ciências Agrárias, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Medicina Veterinária, Oceanogafia e Química. Ciências Humanas e Sociais: Artes Cênicas, Artes visuais, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, música, Pedagogia e Psicologia.

24 Ciências Sociais Aplicadas: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências de Informação, Comunicação Social, Hotelaria, Serviço Social, Secretariado Executivo e Turismo. Engenharias e Tecnologias: Arquitetura e Urbanismo, Computação e Informática, Design, Engenharias e Metereologias.

25 Educação superior como formação científica profissional e política.
A educação superior tem uma tríplice finalidade: profissionalizar, iniciar à prática científica e formar a consciência político-social do estudante. (Severino, 2007). Ensinar a prestar serviços à comunidade são tarefas da educação universitária, mas, elas se realizam tendo sua fonte alimentadora na criação do conhecimento (Severino, 2007).

26 Equação do conhecimento
Ensinar e aprender = conhecer Conhecer = construir o objeto Construir objeto = pesquisar Pesquisar = abordar o objeto em suas fontes primárias.

27 O profissional egresso da Universidade nunca será interpelado pela sociedade como se fosse apenas um técnico: ela espera dele atuação também de um agente político, de um cidadão, de um educador. (Severino, 2007).

28 Metodologia Do trabalho científico
Profª.: Doutoranda Márcia C. da S. Galindo


Carregar ppt "Metodologia Do trabalho científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google