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Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná www.adepr.com.br ADE - PR.

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Apresentação em tema: "Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná www.adepr.com.br ADE - PR."— Transcrição da apresentação:

1 Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná ADE - PR

2 O ESPIRITISMO COMO UMA PROPOSTA DE VIDA

3 A GÊNESE, cap. XVIII, Sinais dos tempos: O progresso intelectual marca a 1ª fase da humanidade, mas só o progresso moral pode assegurar a verdadeira felicidade humana. Q. 780 – OLE: Este é conseqüência daquele pela compreensão do Bem e do Mal, mas nem sempre o acompanha. Q. 791 – Sem este, há somente uma civilização incompleta, com homens apenas esclarecidos. Q. 791: analogia: progresso intelectual

4 Com o intelecto desenvolve-se a capacidade de discernimento e a autodeterminação nas escolhas pelo livre-arbítrio e reclama responsabilidade. Resultado: menos egoísmo e orgulho, hábitos mais moralizados, mais liberdade para a inteligência, mais bondade, menos preconceitos e leis sem privilégios, mais justiça e amparo do fraco contra o forte, a vida, crenças e opiniões melhor respeitadas, menor o número de infelizes e todos tendo o necessário.

5 Conclusão de OLE, item V: Três períodos do Espiritismo: curiosidade, raciocínio e filosofia e aplicação de suas conseqüências...A sua essência íntima toca o ponto mais sensível do homem: sua felicidade, mesmo neste mundo... (item VI) Sua força está na sua filosofia, no apelo à razão e ao bom senso. O conhecimento espírita bem compreendido leva à prática, diminuindo as imperfeições de caráter e conduta cuja melhoria

6 será fará sentir pela diminuição das faltas morais, o que culminará com um grau mais elevado de felicidade. Item VII: Três tipos de espíritas: os que conhecem os princípios de suas manifestações (ciência); os que conhecem os princípios filosóficos e conseqüências morais e os que praticam ou se esforçam para praticar essa moral.

7 E três tipos de adversários: os sistemáticos negadores que nem o conhecem; os que o combatem por interesses pessoais e os indiferentes que temem assumir uma nova postura diante da vida. Os primeiros são motivados pelo orgulho, os segundos pela ambição e os últimos pelo egoísmo.

8 Q. 789 OLE: a humanidade progride pelos indivíduos que se aperfeiçoam aos poucos e se impõem pelo número liderando movimentos que provocam as transformações nas leis e nos costumes, embora (OP, Credo espírita), elas sejam insuficientes para assegurar a felicidade dos homens porque coíbem as más paixões, mas sem destruí-las; são mais repressoras do que moralizadoras....

9 Ou seja, não são educativas e por não serem educativas, não transformam. Q. 795 e 797: a lei humana é variável e progressiva e tende a refletir as leis naturais ou divinas... cuja reforma para se tornar mais justa vem pela força das coisas e influência das pessoas de bem. Q. 784: É preciso o excesso do mal para se compreender a necessidade do bem e das reformas.

10 Terra em fase de transição. Em Plantão de respostas, Emmanuel/Chico Xavier: por volta de 2057, será um mundo regenerado e na reunião do CFN, novembro passado, mensagem de Bezerra de Menezes, por Divaldo P. Franco: (...) Não podemos negar que este é o momento de transição do mundo de provas e expiações para o de regeneração... já não há mais tempo para adiarmos a PROPOSTA de renovação do planeta.

11 Mas por que uma proposta? Porque, embora o codificador estivesse totalmente convencido das qualidades das idéias espíritas como elemento transformador da sociedade e até de certa dose de exagero no otimismo que o levava a crer num rápido crescimento do Espiritismo

12 ( Q.798 –...duas ou três gerações.... Há outros trechos, inclusive na Revue, possivelmente porque nós não estejamos fazendo a nossa parte. Acostumado com um trabalho incessante e dedicação ímpar, não contava com a negligência dos futuros espíritas e daí o alerta de L. Denis de que o Espiritismo será o que dele fizerem os homens.),

13 nem ele muito menos os espíritos imaginaram o Espiritismo como único a prevalecer no mundo, seja no aspecto filosófico, científico ou religioso, mas apenas e tão somente como um código moral. OP, Regeneração da humanidade, uma comunicação mediúnica salienta que (...) o Espiritismo tornarse-á a base de todas as crenças, o ponto de apoio de todas as instituições... senda que conduz à renovação porque destrói os seus maiores obstáculos: a incredulidade e o fanatismo.

14 Q. 798: O Espiritismo se tornará uma crença popular. Não usa adjetivos como universal, único, etc. Alteridade: cultivo do respeito incondicional ao outro, à sua pessoa, modo de pensar, sentir e agir no mundo, sem mantê-lo à distância, na indiferença em atitude excludente

15 O processo alteritário prevê o estabelecimento do diálogo e a busca de aprender com o outro. Ouvir, respeitar, entender, sem necessariamente aceitar tudo. É saber conviver com a diversidade sem querer impor a nossa opinião.

16 Q.768: o homem não progride só porque não possui todas as faculdades e precisa do contato dos outros homens. Stephen Kanitz, Veja,08/01/03 comenta a exortação de João quanto ao Amai-vos uns aos outros, conclui que a meta está superestimada para o atual estágio da humanidade. Respeitai-vos já seria um grande passo. Respeitar nossas diferenças, culturas, religiões.

17 Q.628: (...) para o estudioso, não há nenhum sistema filosófico antigo, nenhuma tradição, nenhuma religião a negligenciar porque todos contêm os germes das grandes verdades. OP (Breve resposta aos detratores) (...) Não procura demover ninguém de suas convicções religiosas. Não se dirige àqueles que possuem uma fé que os satisfaça, mas àqueles que não estando satisfeitos... procuram algo melhor.

18 A Gênese, cap. XVIII,item 25: Não é o Espiritismo que cria a renovação social, é a maturidade da humanidade que faz de tal renovação uma necessidade. O Espiritismo bem compreendido e sentido, forçosamente resulta no homem de bem – acrescenta Kardec em outro trecho. Não há pretensão de ser o único a formar o homem de bem

19 Q.932: Por que no mundo os maus, com freqüência, sobrepujam os bons em influência? Pela fraqueza dos bons; os maus são intrigantes e audaciosos; os bons são tímidos. Disfarçados de não proselitismo ou clara omissão. OP, Projeto 1868: dois elementos devem concorrer para o progresso do Espiritismo: o estabelecimento teórico e os meios de popularizá-lo.

20 Teoria que não renega seu aspecto científico, que evolui, feito por um movimento atento às constantes mudanças da sociedade e aberto à sua discussão. Que estuda, analisa, debate os problemas cotidianos (a Bioética, p. ex.). Isto porque (OP,penult. parag.) Por sua própria essência que o Espiritismo toca em todos os ramos dos conhecimentos físicos, metafísicos e da moral.

21 A popularização da Doutrina de que fala Kardec é justamente a abertura de seu movimento para o social. É o oferecimento de sua PROPOSTA de vida, sem imposição ou pretensões de dona da verdade, mas sem receios e preconceitos infundados no trato de sua DIVULGAÇÃO. OP, Projeto 1868: Uma publicidade em larga escala feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro... O conhecimento das idéias espíritas.

22 Hoje nós temos o rádio, a Tv e a fabulosa internet. Temos o livro ( Feiras, Clubes, Bancas, Livrarias e Bibliotecas), temos os DVDs, as artes, os seminários e congressos e temos os jornais e revistas que precisam ser mais apoiados. E temos nosso exemplo.

23 A PROPOSTA DE VIDA que o Espiritismo oferece tem por base o esclarecimento e a lei de amor, justiça e caridade. Passa pela mídia eletrônica, pelas atividades dos C.E., campanhas de orientação em escolas e universidades, pela ação corajosa no meio social em que esteja inserido e passa necessariamente pela EDUCAÇÃO e pelo exemplo.

24 Para atendermos a exortação do Cristo Ide e pregai e o de Erasto (ESE, cap. XX) e nos tornarmos Paulos de Tarso modernos não precisamos ser perfeitos, mas abrir luta contra as imperfeições, promover a constante reforma íntima, educar sentimentos e, sem desculpismos ou esmorecimentos, contribuir com o que já possuímos e sabemos para a sociedade.

25 A educação implícita na PROPOSTA DE VIDA do Espiritismo (Q. 917) não é a que faz homens instruídos, mas homens de bem; (Q.685) é a arte de formar caracteres pelo conjunto de hábitos adquiridos porque (OP, Credo Esp.) só ela transformará a humanidade.

26 A PROPOSTA DE VIDA do Espiritismo, se aceita, atacará as causas dos males, no seu nascedouro, na sua raiz e não apenas os efeitos. Violência, falência familiar, enfermidades, injustiças sociais, corrupção, drogas, para serem combatidos precisam mais do que bons governos, investimentos em segurança pública, novas tecnologias e medicamentos ou esforços isolados p/ atenuar a miséria e a exclusão social. Há que se desmontar o império do egoísmo, do orgulho e da ignorância, as grandes chagas morais da humanidade.

27 O trabalho de formiguinha é válido, mas insuficiente num mundo de rápidas e estonteantes transformações. Para se erguer o grande edifício da felicidade já não basta somar o grão de areia individual, mas unir nosso tijolo pela argamassa da fraternidade. (OP, idem): É preciso que a vida futura...seja tão positiva quanto a vida presente da qual é continuação... que a percebam e compreendam que, por assim dizer, a toquem com as mãos.

28 Tenho a convicção de que se nossos políticos, empresários, administradores públicos,educadores e todos os indivíduos com forte poder de influência e ação social, tomassem contato pleno com certos princípios espíritas, muita coisa poderia mudar a curto e médio prazos. Informações claras e objetivas sobre:

29 Deus Imortalidade da alma Reencarnação e Lei de causa e efeito

30 orientariam suas condutas pela ética e sentimento de respeito aos semelhantes. Mais que reconhecer o Criador em seus atributos e antever de modo concreto o seu futuro de eternidade de vida plena, saberia que, pelas vidas sucessivas, na dimensão espiritual ou aqui, inexoravelmente, são e serão os únicos herdeiros de si mesmos.

31 Lembrarão, por ex., que a morada terrestre deve ser bem conservada nos seus esforços ecológicos não apenas para os filhos, mas para si mesmos que aqui retornarão e que tudo o que fizerem, por estarmos todos no mesmo barco evolutivo, refletirá sobre todos, gerando dor ou felicidade no indivíduo e nas coletividades.

32 Nossa PROPOSTA DE VIDA precisa de formulação de estratégias como um produto, embalado na ética alteritária de respeito a tudo e a todos. Precisa ser palatável, na dose e linguagem certas. Tem que estar acessível, bem distribuída sem banalização que corrompa sua essência. Precisa do apoio de marketing, usar das novas tecnologias e canais, segmentar o mercado e públicos-alvo:

33 Em que profundidade Qual o tipo de informação é requerida ali Quais os melhores momentos Qual o custo/benefício de se divulgar assim e ali e não de outra forma e em outro lugar tudo isso vai muito além do improviso e da boa vontade.

34 ESE, cap. XVI, Missão dos espíritas: - o sal da terra; o levedo das massas; - os bons semeadores da paz, do amor e da fraternidade. A PROPOSTA DE VIDA do Espiritismo flui para a sociedade através daqueles que já o conhecem e adotam. Estendem a PROPOSTA que já aceitaram para si mesmos. cumprem sua missão de espíritas.

35 A MISSÃO DOS ESPÍRITAS É, PORTANTO, TORNAREM-SE... ESPÍRITAS, VERDADEIROS, CRISTÃOS, CAPAZES DE SEREM RECONHECIDOS POR MUITO SE AMAREM COMO AFIRMOU JESUS OU PELO COMBATE DETERMINADO, PERMANENTE ÀS SUAS MÁS TENDÊNCIAS E BUSCA DA SUA REFORMA MORAL COMO DISSE ALLAN KARDEC, O QUE DÁ NO MESMO.

36 HOMENS FRATERNOS, HOMENS DE BEM, CAPAZES DE EXEMPLIFICAR A VALORIZAÇÃO SUPERIOR DO SER: MORAL, ESPIRITUAL, DIVINO DO HOMEM RENOVADO, AO TER MATERIAL, ILUDIDO E EGOÍSTA DO HOMEM VELHO. HOMENS CAPAZES DE VENCEREM A SI MESMOS PARA VEMCEREM NO MUNDO E MELHORAR O MUNDO

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