A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FASE 2B AULA 3 FLUIDOS E PERISPÍRITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FASE 2B AULA 3 FLUIDOS E PERISPÍRITO"— Transcrição da apresentação:

1 FASE 2B AULA 3 FLUIDOS E PERISPÍRITO
MODIFICAÇÕES DOS FLUIDOS E MAGNETISMO DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote º Andar- Sala Telefone: -

2 Objetivos  Dizer como os fluidos agem sobre o perispírito e o corpo físico dos encarnados;  Explicar como sanear um ambiente saturado de maus fluidos.  Esclarecer a ação magnética nas curas. “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá” – Paulo (Efésios, 5.-14)

3 INFLUÊNCIA DOS FLUIDOS
“O perispírito ou corpo fluídico dos Espíritos é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma.” (A Gênese). O corpo carnal, também, tem sua origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível. O corpo perispirítico e o corpo carnal têm suas origens no mesmo elemento primitivo: ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.

4 INFLUÊNCIA DO FLUIDO VITAL SOBRE O PERISPIRITO E SOBRE O CORPO FÍSICO
O ser humano se compõe de três elementos: corpo físico, alma e perispírito. A estes elementos é preciso juntar o fluido vital. Todos os seres viventes são impregnados desse fluido vital. Alguns estão dele saturados, enquanto que em outros ele falta; a quantidade desse fluido se esgota e se renova pela absorção e a assimilação de substâncias orgânicas. É esse fluido vital que, por combinação com o perispírito, permite à alma atuar sobre a matéria. O perispírito sozinho não é o suficiente para que ocorra esta atuação sobre a matéria

5 INFLUÊNCIA DO FLUIDO VITAL SOBRE O PERISPÍRITO E SOBRE O CORPO CARNAL O fluido vital não é o mesmo em todos os indivíduos. Os pensamentos, bons ou maus, se imprimem no fluido vital que se torna, assim, mais ou menos grosseiro: ele é o reflexo da personalidade do indivíduo. O fluido vital é o agente que explica a repercussão da mente sobre o físico. Do meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. Resulta daí que os elementos constitutivos do perispírito naturalmente variam, conforme os mundos.

6 MODIFICAÇÕES DOS FLUIDOS “Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e irradiação, o perispírito com eles se confunde.”  Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular.  Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa.

7

8

9 AMBIENTE DOS FLUIDOS Os fluidos se combinam pela semelhança de suas naturezas; os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem: há incompatibilidade entre os fluidos com características agradáveis e desagradáveis, como entre o óleo e a água. Quando o ar está viciado procede-se ao seu saneamento, cuida-se de depurá-lo, destruindo o foco dos miasmas, expelindo os eflúvios malsãos, por meio de mais fortes correntes de ar salubre. O perispírito, portanto, é uma couraça a que se deve dar a melhor têmpera possível; São as imperfeições da alma que atraem os Espíritos maus; Os Espíritos realmente bons, encarnados ou desencarnados, nada têm que temer da influência dos maus.

10

11 AÇÃO MAGNÉTICA DOS FLUIDOS
A força vital é uma força sutil de energia mento-eletromagnética. Pode ser imaginada como um campo de energia circulando e penetrando o corpo. Flui através do organismo como se estivesse seguindo uma corrente circulatória invisível carregando todas as células em sua trajetória; Esse campo magnético forma em torno do corpo uma atmosfera característica do indivíduo e não sendo impulsionada pela vontade, não age sobre os indivíduos que nos cercam; porém, desde que a vontade do espírito o impulsione e dirija, ele se move com toda a força que se lhe imprima; O pensamento e a vontade constantemente ativos, aceleram a emissão desses fluidos, que seguem o trajeto dos condutores naturais.

12 AÇÃO MAGNÉTICA DOS FLUIDOS
A energia magnética é o mesma que a energia vital, mas ao qual foram dadas melhores qualidades pelos Espíritos. O fluido magnético desfaz e substitui os fluidos viciados. Ele tem uma repercussão “moral” sobre o corpo físico e nos permite reencontrar uma dupla saúde: a moral e a física; O fluido vital dos indivíduos criam eflúvios luminosos, de cores diversas –a foto Kirlian concluiu pela emissão dessa energia através das mãos do curador para o paciente

13 MAGNETISMO  CURA A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã; o poder curativo está, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada, mas, depende, também, da energia da vontade que, quanto maior for, mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende, ainda, das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou Espírito. O princípio é sempre o mesmo: o fluido, a desempenhar o papel de agente terapêutico e cujo efeito se acha subordinado à sua qualidade e a circunstâncias especiais.

14 MAGNETISMO  CURA O fluido transmissor da saúde no magnetismo é um intermediário entre a matéria e a parte espiritual do ser, e que poderia comparar-se ao perispírito. Ele une dois corpos um ao outro; é um ponto sobre o qual passam os elementos que devem trazer a cura nos órgãos doentes. Sendo um intermediário entre o Espírito e a matéria, em consequência de sua composição molecular, esse fluido pode transmitir tão bem uma influência espiritual, quanto uma influência puramente animal.

15 MAGNETISMO  CURA A ação magnética pode produzir-se, por indução ou transfusão, das seguintes maneiras: MAGNETISMO HUMANO - pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, cuja ação se acha adstrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido; MAGNETISMO ESPIRITUAL – pelo fluido dos espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre indivíduo uma influência física ou moral qualquer. A sua qualidade está na razão direta das qualidades dos Espíritos;

16 MAGNETISMO  CURA MAGNETISMO MISTO, SEMI-ESPIRITUAL OU HUMANO-ESPIRITUAL - pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento; combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador. É muito comum a faculdade de cura pela influência fluídica e pode desenvolver-se por meio do exercício; mas, a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos, essa é a mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional. No entanto, em épocas diversas e no seio de quase todos os povos, surgiram indivíduos que a possuíam em grau eminente.

17 “Toda doença é uma mensagem direta dirigida a voce, que lhe diz que voce não tem amado quem voce é, nem se tratado com carinho a fim de ser quem voce é”;

18 Referência Bibliográfica
01. KARDEC, Allan. Os Fluidos. In:. A Gênese. Trad. Guiilon Ribeiro. 36. ed. Rio [deJaneiro]: FEB, Item 18, pág. 285. 02. _. Págs 03. _. Item 31, págs 04. _. Item 33, págs 05. _.Melo, Jacob – O Passe Cap. I item 2Cap. IV item 1


Carregar ppt "FASE 2B AULA 3 FLUIDOS E PERISPÍRITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google