A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade Social no Walmart Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade Social no Walmart Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social no Walmart Brasil
Paulo Mindlin Diretor de Responsabilidade Social

2 Estratégias corporativas
Missão, visão e estratégias corporativas Missão Vendemos por menos para as pessoas viverem melhor Estratégias corporativas Engajar e desenvolver nossos funcionários Crescer de forma lucrativa e contínua Ser o melhor canal entre fornecedores e consumidor Ser a melhor experiência de compras com preços imbatíveis Visão Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários Investir em sustentabilidade é uma estratégia de negócio fundamental para liderar. Afinal, o consumidor já começa a exigir ações socioambientais do setor privado. E ainda: Sustentabilidade é eficiência e faz bem ao negócio, já que muitas das iniciativas de ecoeficiência representam redução de custos no médio e longo prazo. As metas de sustentabilidade, definidas em 2005, visam a garantir e perpetuar o futuro do negócio. Foco na redução de custos e aumento da produtividade Ser líder em Sustentabilidade e Respons. Social 2 2

3 Presença no Brasil 5 formatos 9 bandeiras 18 Estados + DF 450 lojas
Hipermercado Supermercado Lojas da Vizinhança Atacado Clube de Compras 1995 Início das atividades Alicerce p/expansão 2004 Aquisição Bompreço 2005 Aquisição Sonae Crescimento orgânico 5 formatos 9 bandeiras 18 Estados + DF 450 lojas 80 mil funcionários 2010: 15 anos no Brasil R$ 19,7 bi de faturamento em 2009.

4 Metas de Sustentabilidade
Clima e Energia Resíduos Produtos Pessoas/Comunidade No Walmart, dividimos as áreas de trabalho de sustentabilidade em três grupos: Clima e Energia, Resíduos e Produtos. O Walmart estabeleceu um grupo de objetivos que está ajudando a empresa a avançar na sua estratégia de sustentabilidade. Quanto Clima e Energia, o nosso principal objetivo é o de ser fornecidos por 100% de energia renovável. A empresa também é destinada a reduzir as suas emissões de GEE e melhorar a eficiência energética nas suas lojas, centros de distribuição e escritórios. Em relação aos resíduos, nosso objetivo é gerar “Impacto Zero", em nossas instalações. Esta meta foi traduzida em alguns objetivos como a redução da eliminação de resíduos em aterros (por desvio de resíduos para reciclagem e compostagem) e reduzir a quantidade de sacos plásticos distribuídos em nossas lojas. Finalmente, o Walmart também fixou metas para aumentar a oferta de produtos sustentáveis. Esta metas estão estreitamente relacionadas com o core business do Walmart. As metas estabelecidas visam aumentar a oferta de produtos sustentáveis e, para incorporar melhores práticas em matéria de produtos, reduzir o fosfato nos detergentes. É importante enfatizar que a definição de objetivos é apenas o primeiro passo para incorporar a sustentabilidade na estratégia do negócio. O verdadeiro desafio é saber como traduzir os objetivos em práticas reais. 4 4 4

5 Instituto Walmart Missão: Promover o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor Visão: Ser uma organização referência em investimento social Profissionalização de jovens Desenvolvimento Local Negocios Inclusivos Estímulo à geração de renda e a empreendimentos produtivos e de serviços Quanto Clima e Energia, o nosso principal objetivo é o de ser fornecidos por 100% de energia renovável. A empresa também é destinada a reduzir as suas emissões de GEE e melhorar a eficiência energética nas suas lojas, centros de distribuição e escritórios. Em relação aos resíduos, nosso objetivo é gerar “Impacto Zero", em nossas instalações. Esta meta foi traduzida em alguns objetivos como a redução da eliminação de resíduos em aterros (por desvio de resíduos para reciclagem e compostagem) e reduzir a quantidade de sacos plásticos distribuídos em nossas lojas. Finalmente, o Wal-Mart também fixou metas para aumentar a oferta de produtos sustentáveis. Esta metas estão estreitamente relacionadas com o core business do Wal-Mart. As metas estabelecidas visam aumentar a oferta de produtos sustentáveis e, para incorporar melhores práticas em matéria de produtos, reduzir o fosfato nos detergentes. É importante enfatizar que a definição de objetivos é apenas o primeiro passo para incorporar a sustentabilidade na estratégia do negócio. O verdadeiro desafio é saber como traduzir os objetivos em práticas reais. [continua no próximo slide] Investimentos em capital social, político, econômico e ambiental Apoio a projetos de inclusão no mercado de trabalho 5

6 Erradicação do Trabalho Escravo

7 Erradicação do trabalho escravo
2005: Lançamento e adesão ao Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo em 2005 Cláusulas a respeito da erradicação do trabalho escravo em contratos comerciais de fornecimento Encontro com fornecedores da cadeia da pecuária bovina e convite à adesão Sensibilização, conscientização e alerta sobre o tema para parceiros e fornecedores O WMB aderiu ao Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo, uma parceria entre a ONG Repórter Brasil, a OIT Brasil, o Instituto Ethos e o Ministério do Trabalho, no mesmo ano em que foi lançado, em 2005.

8 Erradicação do trabalho escravo
Em 2008, a empresa assumiu novos compromissos na busca de erradicar o trabalho escravo e infantil. Signatários de pactos setoriais relacionados ao setores pecuário, madeira e soja e com o desenvolvimento de um mercado de produtos sustentáveis. A princípio, deveríamos apenas trabalhar com fornecedores de São Paulo, mas ampliamos a causa e hoje todos os nossos fornecedores ou assinaram ou estão em processo de assinatura de aditivos de contrato que incluem os compromissos dos pactos.

9 Erradicação do trabalho escravo
Pacto pela Sustentabilidade Compromissos com a Amazônia Pactos Setoriais (Carne, Madeira e Soja) Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Moratória da Soja Programa Abras de Certificação da Produção Responsável da Pecuária Bovina Compras responsáveis Redução de resíduos 9

10 Erradicação do trabalho escravo
Uma das atividades realizadas foi uma campanha para angariar assinaturas para o abaixo assinado pela aprovação da PEC 438. Malas diretas para fornecedores, parceiros e clientes foram enviadas convidando-os a assinar o abaixo assinado. Blocos foram colocados nas lojas arrecadando assinaturas dos clientes.  campanha para angariar assinaturas para o abaixo assinado pela aprovação da PEC 438

11 Erradicação do trabalho escravo

12 Obrigado!


Carregar ppt "Responsabilidade Social no Walmart Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google