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POR UMA NOVA DINÂMICA DO COTIDIANO

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Apresentação em tema: "POR UMA NOVA DINÂMICA DO COTIDIANO"— Transcrição da apresentação:

1 POR UMA NOVA DINÂMICA DO COTIDIANO
MÍSTICA: POR UMA NOVA DINÂMICA DO COTIDIANO Prof. Celso Loraschi 7ª SEPEX Mini-Curso realizado em 23/10/08

2 Objetivo Proporcionar a compreensão da Mística como caminho de plena realização humana, visando a vivência de valores eticamente irrenunciáveis.

3 Conteúdo programático
1.   Os desafios da pós-modernidade e a emergência do espiritual 2. A Mística como busca da integridade pessoal 3. Viver o cotidiano com sentido pleno 4. Por uma sociedade nova: valores irrenunciáveis

4 Desafios e esperanças que emergem da realidade:
  Motivações...  Desafios e esperanças que emergem da realidade:

5 No âmbito pessoal: Desafios: insatisfações existenciais;
falta de sentido; individualismo; frustrações; fugas; auto-imagem negativa; ansiedade... Esperança: cultivo pessoal; dignidade; vivência de valores: ideais...

6 No âmbito conjugal/familiar:
Desafios:    - Relacionamentos superficiais/conflituosos; - Violência, machismo... Esperança: - diálogo, - carinho, - respeito, - dedicação mútua... Família

7 - Moradia (prédio,vizinhança...) - Estudo/Academia...
No âmbito comunitário: Desafios e esperanças nos ambientes de: - Moradia (prédio,vizinhança...) - Estudo/Academia... - Trabalho/Profissão...

8 Desafios: No âmbito de sociedade - distância entre ricos e pobres;
Dimensão econômica: Desafios: - distância entre ricos e pobres; desemprego; informalidade; exploração; salários injustos; competições;economia e mercado; blocos econômicos; (cont.)

9 Dimensão econômica (cont.):
globalização; neo-liberalismo; consumismo; drogas; gastos em armamentos; poluição; exaustão do planeta terra; capital/lucro absolutizado... Esperança: projetos que promovam a justiça social; economia solidária e de comunhão; - empresas de auto-gestão; organizações e movimentos de defesa do meio ambiente...

10 Dimensão política: corrupção; poder do tráfico; retóricas vazias;
Desafios: corrupção; poder do tráfico; retóricas vazias; projetos interesseiros; líderes populistas; imperialismos; Intromissões;

11 Dimensão política (cont.):
- guerras; - violência/insegurança... *A verdade prisioneira da injustiça* Esperança: políticos e juízes honestos; polícia fiel à sua missão; administrações justas; Movimentos e Organizações Populares pela Defesa e Promoção dos Direitos Humanos; Conselhos Paritários; Políticas Públicas...

12 Dimensão religiosa: Esperança:
Desafios: divisões/competitividade; guerras religiosas; proselitismo; exploração do sentimento religioso; moralismo; ideologias de poder/dominação... Esperança: - Organizações e entidades religiosas dedicadas à defesa e promoção da vida digna de todos; - CEBs; - testemunhos de doação e integridade; - Mártires da justiça; - Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso...

13 Reação aos desafios: * Algumas pessoas se rebelam, entram na contestação amarga, não percebem saída libertadora... (Uma vida sem brilho)

14 Reação aos desafios (cont.):
Pessoas que perderam a fé na capacidade de regeneração: vêem o ser humano como demente e não como sábio... Outras buscam amenizar os problemas, sem se darem conta de suas causas...

15 Reação aos desafios (cont.):
Muitas confiam na capacidade do desenvolvimento da ciência e da técnica como caminho de solução dos problemas: é uma questão de tempo... - Os cientistas seriam os agentes principais de transformação do mundo...

16 Reação aos desafios (cont.):
* Há os que descartam tudo o que estiver fora do realismo materialista: - vale o que se toca, o que se percebe o que se prova pelos cinco sentidos... Porém, ] “onde termina o problema do físico não termina o problema do ser humano” (Ortega y Casset).

17 Reação aos desafios (cont.):
Há pessoas que dizem que o mais importante é a moral e os costumes... [- Que moral e que costumes?...]

18 Reação aos desafios (cont.):
* Outras dizem que o que vai resolver é o investimento na educação... - a educação dá “empoderamento” às pessoas, consciência de sua cidadania, seus direitos...; [Mas, a serviço de que projeto de ser humano, de sociedade e de mundo: o da Pós-Modernidade? ...]

19 A pós-modernidade Caracteriza-se como: Primado do ter sobre o ser...
Primado da técnica sobre a ética... Primado do subjetividade sobre a coletividade... Daí, os parâmetros de valor: a produtividade... o consumo... o subjetivismo hedonista... o individualismo...

20 Pós-modernidade (cont.)
Decorrências: a massificação e a manipulação das pessoas; Despersonalização; Incomunicabilidade; atrofia dos sentimentos; fidelidades passageiras; idolatria dos bens materiais; poluição/desequilíbrio ecológico; futuro ameaçador...

21 Em busca de sentido O ser humano está em busca de sua “alma”: quer sair do esmagamento em que está sendo submetido; Quer encontrar a si mesmo de modo autêntico: inteireza pessoal... Cresce a consciência da dimensão do sagrado... Com rejeição ao um certo tipo de espiritualidade transmitida no passado... E com adesão a movimentos de espiritualidade de tipologias diversas...

22 Movimentos de Espiritualidade
De linha verticalista (neomísticos): * Primordialmente preocupados com a relação direta com Deus, com a salvação pessoal, com a mudança de coração: o essencial não é pensar, mas ser... - Bebem das “teologias festivas”, da Teologia da Contemplação, das Espiritualidades Orientais...

23 Movimentos de Espiritualidade (cont.)
   De linha horizontalista (os novos militantes): *Primordialmente preocupados com a transformação social: ver, julgar e agir... - Bebem da Teologia da Libertação, Teologia Política, Teologia da Esperança...

24 Espiritualidade - Normalmente ligamos a “espiritualidade” com termos ou expressões ligadas ao que consideramos como “sagrado”: oração, meditação, bíblia/textos sagrados, igrejas, religiões, rituais, fé, milagres, santidade, alma, céu, anjos, divindades... Em oposição ao que consideramos “profano”: matéria, dinheiro, negócios, mundo, política, racionalidade, ciência, tecnologias...

25 Espiritualidade (cont):
Etimologia: Ruah – Pneuma – Spiritus... * Tem a ver com o sentido que se descobre das coisas cotidianas da vida = “Re-velação da verdade mais profunda”... *A interpretação do que vemos é fruto do tipo de espiritualidade que cultivamos; ela orienta o nosso modo de “ler” a mensagem por trás de cada coisa, de cada fato, de cada experiência de vida...

26 Espiritualidade (cont):
Conforme a espiritualidade que temos, pegamos ou deixamos de pegar o “espírito da coisa” e nos motivamos a viver deste ou daquele modo... [“Espírito” é algo que não se vê, mas que faz todas as coisas terem ou não significado e importância]...

27 [É a capacidade de ver o “invisível”]...
Espiritualidade: leva além.. A espiritualidade nos leva além do que detectamos com os sentidos... Nos faz entender o que há de transcendente à nossa volta: ultrapassa o que podemos definir objetivamente... [É a capacidade de ver o “invisível”]...

28 Espiritualidade: responde...
Procura responder às questões fundamentais: Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Qual o sentido da existência, do que faço, do que digo, do que vejo?... [O espírito humano pode ser habitado/plenificado pelo Espírito de Deus]...

29 Espiritualidade é patrimônio de todos:
     ...dos que têm fé, dos que dizem que tem de “ver para crer”, dos ateus...: porque todos têm seus critérios para ler a realidade, interpretar os fatos, de dar significado às coisas, de conectar-se com o invisível... [Somos seres necessitados de re-ligação permanente com o mistério que nos transcende e nos explica para além da racionalidade]...

30 Espiritualidade e Mística:
Daí a íntima ligação da Espiritualidade com a Mística: palavra derivada de “mistério” (mysterion em grego, que provém de múein: perceber o caráter escondido das coisas, acontecimentos...); [Mistério não é algo indecifrável: designa a dimensão de profundidade que se inscreve em cada pessoa, em cada ser, em cada coisa, em cada acontecimento]...

31 Mística: o que é mesmo? Caminhar dentro do essencial...
Fruição de Deus no ser humano... Força impulsionadora em favor de uma causa... Devotamento a um ideal... O que dá sentido a todas as coisas... Experiência totalizante... O que nos segura de pé em todas as circunstâncias... Resistência e militância...

32 Mística e paradigma holístico
Tudo e todos estamos intimamente relacionados: inter-retro-relacionamento... Unidade na diversidade... A interdependência = fraternidade universal/cósmica... = A Mística do Amor = Mística do Cuidado = Mística da Compaixão...

33 A Mística do Amor Emerge da convicção de que o ser humano é relação: necessitamos, então, de sabedoria que nos ajude a organizar a convivência humana sob a inspiração da lei mais fundamental do universo: a lei do amor! [É o único caminho que conduz à sinergia, à cooperação de todos com todos e à solidariedade cósmica]...

34 A Mística do Amor (cont.):
* Uma Mística alicerçada na visão holística, ecológica e espiritual (= a unidade na totalidade e a totalidade na unidade) é caminho capaz de devolver ao ser humano a consciência de pertença à família humana, à terra, ao universo e ao propósito divino...

35 A Mística do Amor (cont.):
* O cotidiano reveste-se de nova dinâmica quando vivido dentro de uma Mística e de uma Espiritualidade que une, liga, re-liga e integra... [O cotidiano movido por esta MÍSTICA UNITIVA torna-se TEMPO E ESPAÇO de vivência de um novo paradigma civilizatório, ou seja: a civilização do amor!]

36 A Mística do Amor (cont.):
A física quântica prova: a própria matéria é energia dinâmica, cheia de interações complexas: cada pequena partícula está em conexão com o todo: a unidade de todas as coisas, ancorada no mistério do Criador e Provedor de tudo... “Quanto mais acredito na ciência, mais acredito em Deus... O universo é inexplicável sem Deus” (Albert Einstein).

37 A Mística do Amor (cont.):
É o acolhimento da “epifania de Deus” dentro de cada um de nós, na história da humanidade, nas culturas, em cada coisa, em todas as coisas... [=pan-en-teísmo]...

38 Mística e alteridade *Toda relação se inscreve numa perspectiva de
contínua aproximação e diálogo com a alteridade ... – Alteridade é mistério a ser venerado... [Na medida em que uma pessoa entra no mais profundo de si mesma e da alteridade, mais verdadeira e íntegra se torna, mais livre se sente de assumir convicções e atitudes em coerência ao que acredita]...

39 Mística e Integridade - A integridade pessoal aguça os sentidos e proporciona a “leitura” e a “intervenção” na realidade, contribuindo para a sua transformação... -[Há necessidade de desenvolver o “6º sentido” que qualifica os 5 sentidos e leva à práxis libertadora]...

40 Sentido Invisível Como se desenvolve o “6º sentido”?
* Sobretudo pela contemplação: mergulho na verdade... Vida-em-comunhão com todos e com tudo, permanentemente... [Unidade do imanente com o transcendente, do presente com o passado e futuro]...

41 [Nada mais torna-se descartável ou menos importante]...
Contemplação A contemplação nos leva a desvendar , admirar e venerar a beleza intrínseca de um ser (a ponto de realizar-se o provérbio: “quem ama o feio, bonito lhe parece”)... [Nada mais torna-se descartável ou menos importante]...

42 "Homo Sapiens" e "homo demens"
Existem pessoas de bom espírito (“homo sapiens”) e outras de mau espírito (“homo demens”): - Depende do lugar social a partir do qual vivem, se movimentam, julgam, agem... - Depende, especialmente, do seu grau de contemplação... - Depende de sua mística relacional...

43 Mística da relação - consigo mesmo... - com os outros...
O ser humano realiza-se plenamente enquanto ser-de-relação: - consigo mesmo... - com os outros... - com a natureza/universo... - com o transcendente...                  

44 Interdependência Quando desrespeitada ou desajustada uma relação, há quebra do todo... Conseqüências prejudiciais à realização da pessoa humana e de todos os seres...

45 Resgatar valores éticos
- Por isso, em todas as tradições culturais e religiosas, levantam-se vozes em defesa das relações justas e solidárias, para resgatar o caminho garantidor da vida digna sem exclusões: vivência dos valores éticos no cotidiano... (cf. Movimentos proféticos e sapienciais na tradição judaica, Movimento de Jesus de Nazaré na tradição cristã, de líderes da paz e da não violência em todas as tradições: Francisco de Assis, Gandhi, Martin Luther King, Chico Mendes, Helder Câmara, Doroty...).

46 Mística - Ética - Direitos Humanos
- Fruto de muitos movimentos, foi nascendo a compreensão dos Direitos Humanos: condições “sine qua non” se torna inviável a vida humana sobre a terra... - Os DH São universais, interdependentes e indivisíveis... - Daí nascem os valores/atitudes éticas irrenunciáveis...

47 Mística – Ética – Direitos Humanos (cont.):
* Trata-se da questão de uma nova ordem internacional tendo em vista a garantia da dignidade de todos os seres humanos e a defesa da “casa comum”... - O critério decisivo é a solidariedade: os DH são direitos com...

48 DESCAs: 1. Direitos Econômicos:
- Garantia alimentar; - Acesso à moradia; -  Acesso ao trabalho; - Direitos trabalhistas. 2. Direitos Sociais: - Segurança social; - Direito das famílias; - Proteção à maternidade e à infância; - Direito à saúde mental e física; - Direito ao lazer.

49 DESCAs (cont.): - Participação na vida cultural
3. Direitos Culturais - Direito à educação - Participação na vida cultural - Participação no progresso científico -  Direitos das minorias

50 DESCAs (cont.): - Reconhecimento e igualdade diante da lei
4. Direitos Civis - Reconhecimento e igualdade diante da lei -  Direitos dos prisioneiros -  Direito de julgamento justo -  Direito de ir e vir -  Direito de liberdade de opinião

51 DESCAs (cont.): - Direito de escolher seus representantes
5. Direitos Políticos - Direito de escolher seus representantes - Direito de liberdade de reunião - Direito de liberdade de associação -  Direito de participação na vida política

52 DESCAs (cont.): - Acesso à água potável
6. Direitos Ambientais - Acesso à água potável -  Direito a um meio ambiente não agressor à saúde -  Direito a uma vida saudável em harmonia com a natureza

53 Mística e DH * A Mística (com a espiritualidade = bom espírito), em sentido amplo, ocupa-se com a aplicabilidade dos Direitos Humanos (a partir da própria casa) conhecendo a realidade, denunciando a violação e apontando caminhos de promoção da vida digna sem exclusões...

54 Mística e DH Defende e promove intransigentemente os Direitos Humanos... É agente de de transformação social. - Daí a dimensão sócio-política da mística... A qual exige opções e rupturas

55 Rupturas e Opções 1. Na dimensão econômica:
Romper com o acúmulo/concentração de bens e optar pela administração e partilha dos bens segundo a necessidade de cada ser e de cada povo... 2. Na dimensão política: Romper com o poder-dominação e optar pela descentralização: a base organizada numa dinâmica de poder-serviço pela vida sem exclusões...

56 Rupturas e Opções (cont.)
3. Na dimensão religiosa/ideológica: Romper com as idéias/interesses dos dominantes e optar pela realização do sonho popular de justiça e paz (conforme a concepção de Deus/absoluto, organizamos a sociedade)... 4. Na dimensão social: Romper com o lugar social dos poderosos e optar pelo lugar social das vítimas: tarefa de inclusão num sistema de garantia de vida digna para todos os seres...

57 Cultivar... Ø A Integridade pessoal Ø O cotidiano como “tempo
cairológico”... Ø     A Integridade da criação...

58 Integridade: “Qualidade de íntegro; inteireza”, autenticidade...
 Processo de busca da verdade: “A verdade vos libertará”... “Para ser grande sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha porque alta vive” (Fernando Pessoa)

59 Cultivar a integriade:
Ao nível pessoal: - Aceitação profunda da história pessoal com suas belezas e traumas... A divindade aí se revela... Carinho e veneração pelo nosso corpo: casa da divindade... Carregamos um tesouro neste vaso de barro... Cultivar a mente sadia... - Pulsar no ritmo da vida: diferente em cada pessoa e condicionado às potencialidades e limites de cada uma... Gratidão pela originalidade do nosso ser ...

60 Cultivar a integridade (cont.):
- Adotar um “segredo” para vencer a “criatura velha” e ir gestando a “nova criatura”... - Cultivar o entusiasmo (cf. a etimologia da palavra...)... - Exercitar a meditação, a contemplação, o silêncio... - Cultivar-se como ser-em-comunhão com todos os seres (espiritualidade holística / eco-espiritualidade)... - Pedir ajuda, abrir-se, “derramar-se” com pessoas de confiança... - “Não” definitivo a todas as formas de egoísmo, agressividade, amargura, ao que nos deprime, nos diminui...

61 Cultivar a integridade (cont.)
Ao nível familiar: Acolhida da família que já nos acolheu dando-nos o presente da vida... -     Fazer-se presente e manifestar interesse pela felicidade de cada um... -       Proporcionar clima de amizade, paz, confiança mútua, solidariedade... -       Promover momentos celebrativos... -       Exercitar o diálogo, a tolerância, a compreensão... -       Mulher e homem: igualdade na diferença... -         “Não” definitivo a toda forma de violência, de machismo, de dominação, de sexismo.... (Muitas vezes, o que é crime fora de casa, dentro dela torna-se um hábito)...

62 Cultivar a integridade (cont.):
Ao nível comunitário: - No ambiente de estudo/trabalho: relações de companheirismo, de seriedade, de responsabilidade... -  Atenção às pessoas que passam por necessidades: sensibilidade (aplicar os 5 sentidos para promover vida digna...) - Participar de celebrações/encontros comunitários... - O 6º sentido: a Ruah de Deus nos insuflando sua energia vital... - “Não” definitivo a toda forma de discriminação, autoritarismo, humilhação...

63 Cultivar a integridade (cont.):
Ao nível de sociedade: -  Exercer a cidadania ativa, a partir das vítimas do poder... Promover o poder-serviço em prol da vida digna sem exclusões... -   Participar de alguma Organização ou Movimento Social: contribuir de forma voluntária em algum serviço de transformação social... Testemunho de gratuidade... -   Respeito, veneração e defesa de todas as formas de vida no planeta: “Tudo o que vive, merece viver”... -    Pequenos gestos, a partir do espaço micro: irradiadores de novos caminhos e novas energias para uma sociedade nova... -  Promover uma ética do público: nossa casa comum...

64 Orientar-se pelos princípios:
1. DIGNIDADE (respeito, cuidado...); 2. IGUALDADE na diversidade (espinha dorsal do sistema de garantias dos direitos fundamentais); 3. SUBSIDIARIEDADE (resolver tudo o que é possível com a organização de base); 4. DEMOCRACIA/PARTICIPAÇÃO (sem elitismo nem autoritarismo);

65 Orientar-se pelos princípios (cont.):
5. SOLIDARIEDADE (a dor de qualquer ser humano é também minha dor); 6. INCLUSÃO de todos às condições de vida digna; 7. FRATERNIDADE: “Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não conseguimos aprender a conviver como irmãos” (Martin L. King)...

66 A mística do paradigma holístico (Cf. “Saber cuidar” de Leonardo Boff)
É um caminho coletivo que se faz caminhando: - de re-ligação, - de re-encantamento, - de com-paixão, - de uma nova ternura... [Uma nova ética nasce de uma nova ótica]...

67 A mística do paradigma holístico (cont.)
As pessoas construtoras deste novo paradigma se mobilizam:   - cultivando a ecologia, a meditação, a espiritualidade;   - procurando alimentar-se com produtos naturais;   - zelando pela casa onde mora, para que seja um espaço de amor e de solidariedade, de beleza e alegria, extensiva aos vizinhos e comunidade;

68 A mística do paradigma holístico (cont.)
  - acompanhando com atenção os projetos de empresas privadas ou do estado que causam impactos ambientais; - incorporando a perspectiva da terra como um todo vivo e orgânico;  - vigiando e controlando o nível de contaminação e quimicalização dos produtos;

69 A mística do paradigma holístico (cont.)
   solidarizando-se com as populações dizimadas pela fome ou por catástrofes naturais;   - defendendo os direitos dos animais e dos direitos humanos sociais e culturais;                 

70 A mística do paradigma holístico (cont.):
superando o patriarcalismo e fortalecendo a dimensão da anima no homem e na mulher, pelo apoio às mulheres, às minorias socialmente discriminadas: as pessoas negras, os povos originários, os portadores de deficiências ou de doenças;

71 A mística do paradigma holístico (cont):
- revitalizando tradições culturais e religiosas dentro de uma espiritualidade cósmica e acolhendo as mensagens que emanam da natureza e do universo;

72 A mística do paradigma holístico (cont.):
  - construindo um novo modelo de “casa humana” com um novo sentido ético e moral, com formas mais cooperativas de convivência, de valorização das diferenças, aprendizes uns dos outros, de aliança de paz perene com a terra e todas as espécies, de renovada veneração pelo mistério da vida;

73 A mística do paradigma holístico (cont.):
adotando o cuidado como modo-de-ser essencial, caminho de construção do novo ser humano;

74 A mística do paradigma holístico (cont.)
- superando as visões restritivas: técnico-científica: o ser humano como centro de todos os seres (antropocentrismo), justificando, assim, a dominação da natureza...;

75 A mística do paradigma holístico (cont.):
(- superando as visões restritivas): 2. capitalista (de mercado): o ser humano como um ser de necessidades e, portanto, de consumo...;

76 A mística do paradigma holístico (cont.):
concebendo e praticando visões que signifiquem plenitude de vida: 1. democrática: o ser humano é um ser de participação, sujeito histórico pessoal e coletivo de construção de relações sociais; dotado de sacralidade, sujeito de direitos e deveres, um projeto infinito...

77 A mística do paradigma holístico (cont.):
(- concebendo e praticando visões que signifiquem plenitude de vida): 2. ser-no-mundo-com-os-outros: o ser humano sempre se relacionando, construindo seu habitat, construindo valores, sofrendo e alegrando-se solidariamente...;

78 A Mística e a Espiritualidade: um jeito de viver
Não é seguimento de doutrinas procedentes de instituições humanas: é um jeito de viver alicerçado na liberdade e consciência... No rumo da plena realização humana: vida em plenitude...

79 Refletindo: Muito mais do que a Sapientia mentis, a Sapientia cordis.
Muito mais ainda: a Sapientia fidei. (Alceu Amoroso Lima)

80 Forças Motivadoras Beber do próprio poço a partir de quatro forças:
1. A força do alto... 2. A força do deserto... 3.   A força dos amigos... 4.   A força da missão...

81 A mística do povo tolteca:
Honrar quatro compromissos: Seja impecável com sua palavra. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita. Fuja de mexericos... Não leve nada para o lado pessoal. Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações... Não tire conclusões. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal-explicado... Sempre dê o melhor de si. Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor... (Os Quatro Compromissos – O livro da Filosofia Tolteca - Um guia prático para a liberdade pessoal. Autor: Don Miguel Ruiz)

82 Referência Bibliográfica:
BOFF, Leonardo; BETTO, Frei. Mística e Espiritualidade. São Paulo: Cepis 1993. BOFF, L. Saber Cuidar. Petrópolis: Vozes 1999. BOFF, L. A Voz do Arco-Íris. Rio de Janeiro: Sextante 2004. BOFF, L. Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. São Paulo: Ática 1993. CHARDIN, P. Teilhard. Hino do Universo. São Paulo: Paulus 1994. CRUZ Therezinha Motta Lima da. Este mundo de Deus: educar para a espiritualidade do cotidiano. São Paulo: Paulus 1999. CASALDÁLIGA, Pedro. VIGIL, José María. Espiritualidade da libertação. Petrópolis: Vozes 1993. NOVAK, Philip. A sabedoria do mundo: textos sagrados sobre as religiões universais. Rio de Janeiro: Nova era 1999.

83 Referência Bibliográfica (cont.):
NOVAK, Philip. A sabedoria do mundo: textos sagrados sobre as religiões universais. Rio de Janeiro: Nova era 1999. SECRETARIADO NACIONAL do 11º Intereclesial das CEBs. CEBs: espiritualidade libertadora – seguir Jesus no compromisso com os excluídos – Texto base do 11º intereclesial das CEBs – Belo Horizonte: O libertador 2004. VVAA. Dicionário de Espiritualidade – São Paulo: Paulus 1993. VVAA. Dicionário de Mística – São Paulo: Loyola e Paulus 2003. Florianópolis,23 de outubro de 2008.


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