A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
CONSTRUINDO NOVA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES – CONSTRUINDO NOVA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÃO DE GÊNERO

2 - CIDADES IRMÃS – Pergaminho (Argentina), Milão (Itália), Contagem (Brasil).
- Cidades Envolvidas na Temática de Enfretamento a Violência Contra Mulheres: * BRASIL: Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Teófilo Otoni(MG), Araraquara (SP), Santos (SP),Recife (PE). * ARGENTINA: Pergaminho, Rosário. * URUGUAI: Canelones. - Período de execução: de agosto 2010 a novembro 2011.

3 Objetivo geral: - Constituir grupos regionalizados para o debate acerca das questões de gênero, na perspectiva de construir e consolidar estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres.

4 Desenvolvimento: Realização do Seminário de Sensibilização e Mobilização Julho/2010 Público: participantes do Programa Escola Aberta, dirigentes escolares e gestores(as) municipais. Reunião com dirigentes escolares sobre da seleção das escolas “pólo”. Processo para adesão das escolas “pólo”: Ofício Assinatura do Compromisso de Adesão

5 - Oito escolas selecionadas que assinaram o compromisso de adesão:
Regional Eldorado: E.M. Avelino Camargos Regional Industrial: E.M. Lígia Magalhães Regional Riacho: E.M. Cândida Rosa Regional Sede: E.M. José Lucas Filho Regional Petrolândia: E.M. Prof. Hilton Rocha Regional Ressaca: E.M. Cel. Joaquim Antonio da Rocha Regional Nacional: E.M. Wancleber Pacheco Regional Vargem das Flores: E.M. Hilda Nunes dos Santos - Serão constituídos grupos de 40 participantes, garantindo a isonomia de gênero, em cada uma das oito regionais administrativas do município, com base territorial e de trabalho nas escolas “pólo” que desenvolvem o Programa Escola Aberta.

6 Às escolas “pólo” caberá:
Os grupos serão formados por jovens, mulheres e homens, na faixa etária a partir dos 15 anos de idade, totalizando 320 participantes . A realização das oficinas será articulada com as outras atividades desenvolvidas pelo Programa Escola Aberta, durante os finais de semana, nas escolas. Às escolas “pólo” caberá: Organizar local apropriado para os encontros de formação; Acolher os(as) participantes e a equipe de formadores(as); Disponibilizar os recursos áudio-visuais (data-show, equipamento de som, dentre outros) que a escola possui e que sejam requisitados com antecedência pela equipe de formadores(as); Se manter co-responsável pelo desenvolvimento do Projeto por meio do diálogo constante com a Coordenação Municipal do Programa Escola Aberta (SEDUC), Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres (SMDC) e Coordenadoria de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos e Diversidade (SEDUC).

7 Listamos, a seguir, os temas a serem desenvolvidos ao longo da formação:
Os módulos das oficinas serão formatados pela empresa/instituição que executará as atividades, sob a coordenação da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres e da Coordenadoria de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos e Diversidade, especialmente através da assessoria de gênero, sexualidade, etnia e raça. * Identidades * Direitos Humanos – história dos movimentos sociais * Construção social do gênero – movimento feminista * Masculinidades e feminilidades * Diversidade sexual * Gênero e Violências * Relações Étnico Raciais * Redes Sociais e Construção das Estratégias de Enfrentamento – 3 encontros * Ações Afirmativas e Lei Maria da Penha * Mobilização

8 Outros encaminhamentos:
Ao final da formação, pretende-se que os grupos tenham criado estratégias locais de enfrentamento à violência contra a mulher. Outros encaminhamentos: Criação da logomarca do projeto com a participação de integrantes do Programa Escola Aberta; Readequação da alocação dos recursos do projeto para atender às demandas que surgiram a partir de seu desenvolvimento; Licitação da instituição/empresa que executará a formação; Aprovação, pela coordenação do projeto, da proposta encaminhada pela empresa executora no que diz respeito à metodologia e conteúdo.

9 Contatos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Coordenação do Programa Escola Aberta: (Vaneide e Nelson) CECAD: (Coordenador – Anderson Cunha) Assessoria de gênero, sexualidade, etnia e raça: e (Juliana ou Júnior) Secretaria Municipal de Direitos e Cidadania: Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres: Gláucia Helena – / ramal 8359 Obrigada!


Carregar ppt "PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google