A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Setembro 2008 Sandra da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Setembro 2008 Sandra da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Setembro 2008 Sandra da Silva
O AFETO NA PEDAGOGIA Setembro 2008 Sandra da Silva Clique no mouse para continuar

2 O AFETO NA PEDAGOGIA Palestra Interativa
Visualização: LUZ ROSA (apoio musical) Pontos para a reflexão sobre a Pedagogia do Afeto O que é Pedagogia? Como se dá o aprendizado? Aprendizado Compartimentalizado O Aprendizado Holístico Seguindo com a Evolução (a pedagogia com Afeto) A importância da Gentileza (o Profeta Gentileza - exercício da caridade) O exemplo da Fraternidade (Fraternura) Amar é também disciplinar! (apelo aos pais, professores, co-educadores) Pergunta de encerramento L.E. 685a Momento de interiorização

3 Muito grande. Conforme já dissemos.
Introdução L.E.208 „Os espíritos podem exercer alguma influência sobre os filhos, após o nascimento destes?“ Muito grande. Conforme já dissemos.

4 Pedagogia Princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. (Novo Dicionário Aurélio) Johann Heinrich Pestalozzi( ) Antecipando as concepções da Escola Nova(séc.19 e 20), afirmava que a função principal do ensino é levar aos aprendizes a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. Princípio: Extrair e não pôr !!!!!

5 Aprendizado compartimentalizado
O aprender Tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em consequência de estudo, observação, experiência,advertência.(N.D.Aurélio) Aprendizado compartimentalizado

6 Aprendizado com a emoção
O cruzamento de informações lógicas com estímulos interioriza o aprendizado, através da emoção.

7 Educando com a emoção: emoção tensa
A memória do passado não é estática! É possível se reconstruir o passado. „O presente relê o passado“ O registro na memória é involuntário,… A memória se abre por janelas e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. emoção tensa

8 Emoção serena / tranquila

9 Mente -corpo Esquema ressalta uma pessoa recebendo influências sobre os estímulos do ambiente.

10 Construção dos pensamentos
É multifocal O gerenciamento da construção dos pensamentos leva ao equilíbrio. „Só o conhecimento sobre si mesmo e o amor pela espécie humana libertam o Homo sapiens das suas loucuras“ A. Cury

11 Cap. XIX. Evangelho segundo o Espiritismo
Cap. XIX Evangelho segundo o Espiritismo „A fé transporta montanhas, …“

12 A importância da gentileza
„O princípio norteador de tudo é a gentileza, como modo de ser.“ José de Trino ( ) O maluco“do viaduto do Cajú _ „Maluco para te amar, louco para te salvar Seja maluco como eu, mas seja maluco beleza, da Natureza, das coisas divinas.“

13 Fraternura Francisco de Assis : ex. da fraternidade
Viveu para nos ensinar a aplicar o coração, a emoção na prática do aprendizado. Se despede desta dizendo:„Io mi parto de voi con la persona, ma vi lascio il mio cuore.“ Leonardo Boff se refere ao Fraternura: „ O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo. Recriar esse coração nas pessoas e resgatar a cor-dialidade nas relações poderá suscitar no mundo atual o mesmo fascínio pela sinfonia do universo e o mesmo cuidado com a irmã e mãe Terra ,,, como fez Francisco“

14 Amar é também disciplinar!
O que tem se observado é que na tentativa de se praticar uma educação democrática, os educadores, sejam pais ou professores estão se atrapalhando. Inversão da postura até o séc. passado, autoritária: Pais/professores obedientesX Filhos/ alunos autoritários „O processo deve ser dirigido pelos pais que tem mais experiência do que o filho, em que os pais tem mais responsabilidade, e o filho precisa a aprender a ter, em que os pais sabem o que o filho precisa, e o filho acha que precisa do que lhe dá prazer.“ Respeitando-se os estágios de desenvolvimento do indivíduo e se dando atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, segundo Pestalozzi a criança aflora. E esta é uma das partes mais importantes da missão de educador!

15 Pergunta final L.E.685a „No entanto, que fará o velho que precisa trabalhar para viver, mas está incapacitado de trabalho? „O forte deve trabalhar para o fraco. Na falta da família, a sociedade deve tomar o seu lugar: é a lei da caridade. … … Há um elemento a que não se tem dado o devido valor e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria: a educação. … A educação moral … que consiste na arte de formar os caracteres, aquele que cria hábitos... Quando esta arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência.“

16 Bibliografia: "A Psicologia do Afeto", Olganir Merçon Tezolin , DP&A
" Saber Cuidar- Ética do humano- Compaixão pela Terra", Leonardo Boff, Ed. Vozes "O Mestre Inesquecível", Augusto Cury, Sextante "Educação& Vivências", J. Raul Teixeira "Saúde Espiritual", Alírio de Cerqueira Filho, ebm editora "O Evangelho Segundo o Espiritismo" FEB "O Livro dos Espíritos" Sala Educar- Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo Consulta em várias páginas da Internet Palestra proferida por Sandra da Silva no CEEAK- Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec- Winterthur-Suiça- em 09.setembro.2008.


Carregar ppt "Setembro 2008 Sandra da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google