A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conclusão da análise dos inquéritos Após a análise dos resultados dos inquéritos, realizados a alguns alunos ( 10º, 11º, 12º e CEF´s ) da Escola Secundária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conclusão da análise dos inquéritos Após a análise dos resultados dos inquéritos, realizados a alguns alunos ( 10º, 11º, 12º e CEF´s ) da Escola Secundária."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conclusão da análise dos inquéritos Após a análise dos resultados dos inquéritos, realizados a alguns alunos ( 10º, 11º, 12º e CEF´s ) da Escola Secundária da Sertã, conclui-se que: Apesar de grande parte dos alunos já terem ouvido falar de medicina alternativa e de concordarem com as suas terapias, é notório que os seus conhecimentos acerca do tema são limitados. Desta forma, e dados os resultados, pretendemos elucidar a comunidade escolar sobre o que é a medicina alternativa, quais as suas terapias e de que modo é que esta recente adesão às alternativas pode pôr a medicina convencional em causa. O objectivo do grupo é terminar com sucesso tudo aquilo que nos propusemos inicialmente.

3 Platão no ano 380 AC escreveu: A cura da parte não deve ser feita sem o tratamento do todo. Não podemos curar o corpo sem considerar a alma, e devemos começar a curar a mente porque tanto a mente como o corpo devem ser saudáveis. Não deixe ninguém persuadi-lo a curar o corpo sem primeiro ele ter dado a cura da alma. O grande erro dos nossos dias no tratamento do corpo humano é que os médicos separam a alma do corpo.

4 Medicina Alternativa: É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à medicina convencional. Geralmente são praticados por pessoas que apenas conhecem um tipo diferente de estratégia, nem sempre de eficácia comprovada ou segura. (Alternativa dá ideia de exclusão e tais profissionais quase sempre se recusam a aceitar tipos de estratégias diferentes da sua.) Medicina Convencional: É a medicina que aprendemos nas escolas médicas. É a medicina oficial da maioria dos países ocidentais. Todo o médico que pratica a medicina complementar deve conhecer profundamente a medicina convencional.

5 Medicina Complementar: é a medicina praticada por médicos que utilizam todos os recursos disponíveis da medicina convencional e complementam utilizando métodos terapêuticos não convencionais. Procura-se sempre colocar as necessidades do paciente empregando sempre técnicas seguras, sob sua responsabilidade e com pleno conhecimento e consentimento do paciente. Medicina Tradicional: é aquela praticada pelo povo de cada país e que surgiu há muito tempo, sendo passada oralmente.

6 Durante muitos séculos as doenças foram encaradas como algo sobrenatural. A Bíblia falava nas doenças como castigo divino. No inicio os tratamentos não eram desenvolvidos com base em conhecimentos práticos adquiridos por observação, salvo raras excepções. Uma cura podia ser uma reza, um encantamento para proteger o doente, ou mesmo uma poção feita duma parte sugestiva de um animal, ou então sangrava-se a torto e a direito com cortes e sangue-sugas para retirar os humores prejudiciais, isto até à idade média.

7 Hipócrates, o pai da medicina, escreveu que todas as doenças são causadas por desequilíbrios entre os quatros fluidos que acreditava formar o corpo humano. Só por volta do séc XVII é que se começou a generalizar a ideia de testar hipóteses com experiências e observações. Esta inovação metodológica marca o inicio da ciência moderna. Com este método a medicina avançou imenso retirando – lhe bastante do sobrenatural. Com passar dos anos a medicina evoluiu ainda mais, e agora assenta numa sólida base experimental. Daí o seu enorme sucesso quando comparada com os métodos antigos.

8 A busca do Homem por uma qualidade de vida melhor, reflecte-se nos cuidados com o seu corpo, prevenindo doenças e mantendo o equilíbrio espiritual. Praticantes de qualquer tipo de tratamento, incluindo a convencional, sabem que o acreditar é a peça fundamental no processo de cura. O verdadeiro estado de fé, aumenta a eficácia do procedimento escolhido.

9 A medicina convencional tem sido praticamente a primeira opção das populações, em caso de doenças. O respeito e o reconhecimento concedidos à medicina alternativa são ainda limitados. Contudo, tem-se verificado que nos últimos anos, a procura de medicinas não convencionais por parte dos cidadãos tem-se intensificado. Um grande problema da medicina convencional é a espera num hospital público, enquanto que um praticante duma qualquer terapia alternativa pode dedicar-se a recebê-lo bem, no fundo a vender melhor o seu serviço. Portanto é inegável que o atendimento num consultório de terapia por florais de Bach será muito mais agradável que uma consulta num hospital público.

10 Yang - Parte branca - Luz, calor; - Masculino. Yin - Parte preta; - Escuridão, frio; - Feminino. Diagrama do Tai Chi As duas energias estão intimamente interligadas, e são consideradas opostos perfeitos Ex: Escuridão/claridade Felicidade/infelicidade São uma das bases de qualquer medicina Alternativa A energia Chi ( ou Ki) é, na medicina chinesa, a essência de todas as coisas, a primeira manifestação do universo sensível.

11

12 Tai o maior; Chi supremo; Chuan punho, soco. Tai chi chuan Punho do limite supremo punho do Tai Chi Fundado por Yang Lu Chuan Baseado Natureza Energia do nosso interior Os textos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a: Vencer o movimento através da quietude; Vencer a dureza através da suavidade; Vencer o rápido através do lento.

13 Estilos: São cinco os estilos de Tai Chi Chuan e cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o ensina (ou ensinava). Todos seguem os mesmos princípios teóricos básicos, mas diferem pela abordagem dada ao aluno. Ordenados pela sua popularidade, considerando o número de praticantes, temos: Yang, Wu, Chen, Sun e Wu/Hao.

14 Os quatro lados (Si zheng ) (Péng) aparar (Lǜ ) desviar (Jǐ ) pressionar (Àn) empurrar Os quatro cantos(Si yu ) (Cǎi) colher e puxar (Liè) colher e quebrar (Zhǒu) golpe de cotovelo (Kào) golpe de ombro As Oito Portas associam-se às oito direcções representadas pelos oito trigramas do Pa Kua, elementos básicos na constituição do I Ching.

15 (Jìn bù) avançar (Tùi bù) recuar (Zǔo gù) olhar à esquerda (Yòu pàn)olhar à direita (Zhōng dìng) equilíbrio central Os cinco passos podem ser relacionados aos Cinco Elementos cósmicos que fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira ( ), fogo ( ), terra ( ), metal ( ) e água ( ).

16 Os movimentos em Tai Chi Chuan, baseiam-se na coordenação da mente, do corpo interno e do corpo externo. É essencial que a mente esteja tranquila e concentrada. A atitude mental correcta é a quietude concentrada. Os dez principios essenciais (conforme Yang Chengfu): Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade; Esvaziar o peito e alongar as costas Relaxar a cintura Distinguir entre o cheio e o vazio Relaxar os ombros e soltar os cotovelos Usar a mente e não a força muscular Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo Unir o interior e o exterior Mover-se com continuidade, sem rupturas Procurar a quietude dentro do movimento

17 Movimento Interior : Respiração Circulação do sangue Movimento Exterior: Suavidade Equilíbrio Centralização Relaxamento Arte marcial ou prática para a saúde?

18

19 Àsanas Pránáyáma Yoganidra Meditação

20 Desenvolve e alonga a massa muscular Desenvolve a agilidade do corpo Amplia a capacidade pulmonar Fortalece o sistema cardiovascular Reduz o stress Aperfeiçoa a postura

21 Melhora a circulação Aumenta a resistência física, equilíbrio, e a consciência Massaja os órgãos internos e as glândulas

22

23

24 2500 a.c. Cultura Drávida Filosofia comportamental

25 O que é a massagem tântrica?

26 Qualidade matriacal Sensorial Depressora Naturalista

27 Queimar incenso Luz de velas Temperatura agradável Som suave Ambiente tranquilo

28 Como é feita?

29 Despertar e harmonizar a sexualidade Curar traumas e bloqueios relacionados com a sexualidade

30

31 Do grego : pathos + homois (doença) (semelhante) Criada por Samuel Hahnemann, médico alemão, designa um método terapêutico cujo principio está baseado na Similla Similabus Curantur (os semelhantes curam-se pelos semelhantes).

32 Os principios gerais da homeopatia foram enunciados por Hipócrates há cerca de 2500 anos: - Observar ( capacidade de observação imparcial) - Estudar o doente e não a doença( principio holistico) - Avaliar honestamente - Ajudar a Natureza( auxiliar as forças naturais procurando a saúde)

33 Anos mais tarde, Hahnemann identifica 4 fundamentos base da terapia: - Lei dos Semelhantes Baseada no Similla Similibus Curantur (semelhantes são curados por semelhantes); - Experimentação na pessoa sadia Patogenesias Provas que os homeopatas fazem com eles próprios, desde que eles mesmos sjam saudavéis.

34 - Doses infinitesimais Diluições sucessivas - sucussões rítmicas (activação das propriedades latentes da substância) - Medicamento Único Só se deve admnistrar um medicamento de cada vez, verificando assim a sua eficácia.

35 Depois de Hahnemann, a homeopatia expandiu-se por boa parte do mundo, tendo a sau aceitação e desenvolvimento atingido diferentes níveis nas várias regiões do mundo. No Brasil, a terapia faz parte das práticas oficiais de saúde; Na Argentina está banida e é praticamente proibida em algumas províncias; Em Portugal a Ordem dos Médicos não reconhece a homeopatia como especialidade médica. No entanto, as farmácias vendem medicamentos homeopáticos com autorização do Infarmed.

36 A homeopatia tem tido resultados visivéis com doentes sero- positivos; estudos feitos nos Países Baixos revelaram que cerca de 78% dos 107 medicamentos homeopáticos analisados são eficazes. O estudo segue a metodologia do efeito placebo. A grande batalha da homeopatia passa por contariar criticas como: falta de indicios de eficácia, falta de consistência lógica e mau uso de principios quânticos que levam à perda de caracteristicas benéficas da substância em causa. Por outro lado considera-se que os principios da Hahnemann são aceites acriticamente sem serem convenientemente testados.

37 Embora os remédios homeopáticos sejam ineficazes, a homeopatia em si é bastante eficaz, ou não teria crescido nos últimos 200 anos. O principal dano causado pela terapia não vem, provavelmente, dos seus remédios que apesar de ineficazes não representam perigo para a saúde. Assim sendo, a homeopatia poderia funcionar no sentido de ajudar algumas pessoas a sentirem-se melhor com o seu corpo e com o próprio mundo, podendo encarar a doença de forma positiva e ultrapassável.

38

39 O que é o Reiki?? O Reiki!!!! O Reiki é uma terapia baseada na manipulação da energia vital (Ki), através da imposição das mãos. - O Reiki afirma que através da imposição das mãos do terapeuta irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer a energia vital (ki) do paciente.

40 Primeiro o paciente deita-se e relaxa O praticamente actua como um canal para a energia. O praticante aplica as suas mãos onde paciente mais precisa de energia O praticante Reiki canaliza a energia Reiki a quase todas as partes do corpo do paciente

41 O Reiki é considerado complementar a qualquer tratamento convencional. O Reiki apenas ajuda o corpo a compensar e a equilibrar as suas reservas de energia. Acredita-se que o Reiki teria um efeito mais profundo se o praticante emanar amor naquilo que faz.

42

43 Índios Orientais Actualmente Chifres Bambu Copos de vidro

44 Controlar a corrente sanguínea Combater o stress Resfriados Ajudar a combater a pressão alta ou baixa Nevralgias Dores de ombros Artrite Lombalgias

45 Benefícios tanto físicos como psíquicos Mantêm a flexibilidade dos músculos retirando as adesões e as fibroses

46 Aromaterapia

47 É do ramo da osmologia; A essência é extraída dos vegetais Terapia alternativa ou complementar

48

49 5000 anos; China Consiste na introdução de agulhas de aço inoxidável em várias áreas do corpo;

50 A ciência não explica de que maneira as agulhas aliviam a dor; Método de estimulação neurológica Efeito placebo Endorfinas

51 Permaneceu a margem da corrente principal da medicina cientifica Método terapêutico cujo o território é: Sistema nervoso Sistema Imunitário Fundamenta-se em dados biológicos: Anatómicos Fisiológicos

52

53 Hipócrates foi o pioneiro Hipócrates foi o pioneiro no uso da argila como tratamento de maleitas; A geoterapia tem como base o uso da terra e das suas propriedades terapêuticas, baseadas na energia dos minerais: -composição química dos solos -composição estrutural do solo -raios solares (activam os elementos) -energia determinada pelo campo magnético

54 Aplicações da geoterapia: Cataplastos (ou cataplasmas) Compressas Banhos de Imersão Envolturas

55 È eficaz na redução de manchas na pele, elimina a celulite, ajuda a perder peso e deixa a pele mais limpa; Geoterapia procura reequilibrar os centros energéticos e meridianos do corpo facilitando o contacto interior com o próprio corpo;

56

57 Ayurveda Como se usa a Ayurveda com os doentes? Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia! A medicina Ayurvédica utiliza na abordagem terapêutica: - plantas medicinais, - dietas, - exercício físico, - meditação, - yoga, - astrologia hindu, - massagens, etc.

58 A Ayurveda Vata - Vata é o dosha onde predomina o ar; Vata é como o vento em movimento é seco, leve subtil e agitado. Pitta -P-Pitta é o dosha onde o fogo é o elmento principal; Pitta caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha - Kapha é o dosha caracterizado pela água; Kapha é caracterizado por ser húmido, frio e pesado.

59 A massagem ayurvédica é profundamente relaxante actuando no campo físico e energético, tendo em conta a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Esta massagem tem como objectivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

60 Shiatsu

61 A palavra Shiatsu significa pressão (atsu) com os dedos ( shi); Pressão com os dedos aplicada em determinadas zonas do corpo, sem o uso de instrumentos, pretendendo tornar o paciente mais consciente do seu próprio corpo físico e psicológico;

62 Princípios do Shiatsu -Energia vital KI Esta energia flui pelo corpo em meridianos e artérias. Qualquer perturbação nesta energia cria doenças. -Meridianos Pares Os meridianos distribuem-se pelo organismo associando-se a determinadas órgãos do corpo ( pulmões, coração, fígado,...) -Meridianos Impares As duas artérias são o Vaso-Concepção e o Vaso-Governador ; -Tsubos Pontos do corpo que condensam a energia KI

63 O Shiatsu não se preocupa em eliminar directamente a doença mas em normalizar a energia do paciente; Este método trabalha o corpo do interior para o exterior e conhecem-se-lhe vantagens como: - Melhora o sistema circulatório e endócrino; - Regula o sistema nervoso; - Flexibiliza a pele;

64

65 Bio(vida) + Dança Dança da Vida criado em1960 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Aranela A Biodança define-se como um sistema de: Integração afectiva Renovação orgânica Reaprendizagem das funções originárias da vida

66 Objectivos: Leva as pessoas a conhecerem os seus talentos e virtudes; A ficarem mais felizes e amáveis; Elimina medos provocados pela sociedade; Ensina as pessoas a aceitarem-se e a aceitarem os outros como são. Para cumprirem os objectivos são percorridas as 5 linhas experienciais da Biodança: Vitalidade Sexualidade Criatividade Afectividade Transcendência

67 A quem se destina? A toda e qualquer pessoa que deseje: Melhorar a sua qualidade de vida; Diminuir os níveis de stress impostos no dia- a-dia; Reencontrar o prazer de viver. A Biodança é um sistema que reintegra os seres humanos para viver a vida plenamente, com toda a sua intensidade. Temos pouco a pouco esquecido a importância de coisas tão fundamentais para conseguir uma vida feliz como respirar, caminhar, comunicar as nossas emoções e sentimentos, compartilhar, amar….Como dizer, esquecemo-nos de sentir. A Biodança pretende despertar estas funções inatas do ser humano que estão quase totalmente reprimidas na nossa civilização. Utilizamos uma metodologia simples e efectiva que facilita a conexão de cada um consigo mesmo (as suas necessidades e desejos), com os semelhantes (amigos, familiares, companheiros…) e com o universo (o entorno imediato e mais além). Porque é indispensável que esses três níveis de comunicação estejam interligados. –Rolando Toro –

68

69 Grande adesão às medicinas alternativas? Porquê?

70 A medicina convencional tem sido até há poucos anos praticamente, de forma geral, a primeira – se não a única – opção para as populações, sobretudo ocidentais. Contudo, tem-se verificado que na última década, a procura de medicinas não convencionais por parte dos cidadãos tem-se intensificado. Infelizmente, o respeito e reconhecimento concedidos a estas terapêuticas são ainda limitados, pelo facto de haver pouca clarificação não só nos procedimentos, mas também na acreditação dos profissionais que as praticam. in revista: Sábado

71 Estará a medicina convencional a ser posta em causa?

72 De dia para dia, há mais pessoas a recorrer a diferentes terapêuticas não convencionais. Será descrença na medicina convencional? Estamos em crer que não. Existe sim, uma maior consciencialização sobre o papel importante que as terapêuticas não convencionais têm vindo a desempenhar na resolução de várias patologias. A tendência nos últimos anos tem sido a de uma maior responsabilidade assumida pelas pessoas, em relação à sua própria saúde. Actualmente, a procura por terapêuticas não convencionais está também relacionada com o medo dos efeitos secundários prejudiciais de alguns medicamentos prescritos, levando as pessoas a procurar terapias alternativas ou complementares sempre que possível.

73

74 A Organização Mundial de Saúde reconhece a importância das medicinas alternativas, embora venha a advertir para o crescente aumento dos casos de efeitos secundários relacionados com estas práticas medicinais; Divulgou directrizes que ajudam os interessados nas medicinas alternativas a evitarem as reacções negativas que têm sido registadas; A organização está preocupada dado que a medicina alternativa continua sem regulamentações básicas e quem procura este tipo de terapias dificilmente encontra instruções que ajudem no processo de tratamento;

75 Em Portugal, a procura pelas terapias tem-se intensificado. Isto levou a que se elaborasse uma lei que enquadrasse as actividades da medicina alternativa, bem como o exercício dos seus profissionais: Lei nº 45\2003, de 22 de Agosto

76 Marco Santos Carronda - Enfermeiro formado em 1993, pela Universidade de Castelo Branco. - Apoiante da Medicina Alternativa, é também terapeuta de Shiatsu formado em 2001, em Coimbra. Manuela Romeira Vaz - Médica de Saúde Pública pela Universidade de Coimbra, em Apesar de praticar Medicina Convencional, é também uma apoiante da Medicina Alternativa;

77 MEDICINAMEDICINA ALTERNATIVAALTERNATIVA


Carregar ppt "Conclusão da análise dos inquéritos Após a análise dos resultados dos inquéritos, realizados a alguns alunos ( 10º, 11º, 12º e CEF´s ) da Escola Secundária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google