A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sede Perfeitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sede Perfeitos."— Transcrição da apresentação:

1 Sede Perfeitos

2 "Sede Perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito.” Jesus

3 „Amai aos vossos inimigos; fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e que vos caluniam; porque se não amais senão aqueles que vos amam que recompensa tereis? Os publicanos não o fazem também? E se vós não saudardes senão vossos irmãos, que fazei nisso mais que os outros? Os Pagãos não o fazem também? Sede pois, vós outros, perfeitos como Vosso Pai Celestial é perfeito.” (São Mateus, capV, v.44,46,47 e 48)

4 Caridade desinteressada
AMOR Alegria sã bondade caridade indulgência piedade paciência mansidão perdão Caridade desinteressada

5 O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal são a prática da lei de Deus e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual.

6 O HOMEM DE BEM É aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza... Se interroga à sua consciência sobre seus próprios atos Tem fé em Deus... Tem fé no futuro... Sabe que todas as vicissitudes... são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar. Faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa

7 O HOMEM DE BEM Bom e humano, benevolente para com todos sem preferência de raças nem crenças Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema àquele que não pensam como ele. A caridade é o seu guia Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança: a exemplo de Jesus perdoa...

8 O HOMEM DE BEM É indulgente com as faltas alheias
Não se compraz em procurar os defeitos alheios e nem em colocá-los em evidência... Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha, sem cessar, em combatê-las... Não se envaidece nem com a fortuna, nem com as vantagens pessoais, porque sabe que tudo o que lhe foi dado pode lhe ser retirado.

9 O HOMEM DE BEM Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito do qual terá que prestar contas, e que o emprego, o mais prejudicial para si mesmo é de fazê-lo servir à satisfaçao de suas paixões Se a ordem social colocou homem sob sua dependência ele os trata com bondade e benevolência... O subordinado, por sua vez, compreende os deveres de sua posição e tem o escrúpulo em cumprí-los conscienciosamente...

10 As virtudes e os vícios (L.E.)
893. Qual é a mais meritória de todas as virtudes? Todas as virtudes tem seu mérito... Mas o sublime da virtude consiste no SACRIFÍCIO DO INTERESSE PESSOAL para o bem do próximo, sem oculta intenção.

11 As virtudes e os vícios (L.E.)
Qual é o sinal mais característico da imperfeição? - O interesse pessoal. ... O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, poque quanto mais o homem prende-se aos bens do mundo, menos compreende a sua destinação.

12 É a chave para o progresso individual
Auto-conhecimento “Conhece-te a ti mesmo.” É a chave para o progresso individual

13 Quem somos, afinal? Somos uma alma, um espírito que evolui ao longo dos processos reencarnatórios.

14 Precisamos conhecer a origem, a natureza do que somos como Espíritos.
É universal o conhecimento de que o Espírito engloba qualidades e potenciais que necessitam ser conhecidos e, obviamente, despertados, a fim de se tornarem úteis na caminhada.

15 (Hermes Trimegisto- no antigo Egito)
“ a alma dorme na pedra, sonha na planta, agita-se no animal e desperta no homem” (ensinamento hindu) “A pedra se converte em planta; a planta em animal; o animal em homem, em Espírito; o Espírito em Deus” (Hermes Trimegisto- no antigo Egito)

16 Possuo: virtudes, potencialidades, vícios…
Mas como se julgar? Não se tem a ilusão do amor-próprio que ameniza as faltas e as desculpa?

17 Como julgar, se… O avarento se vê simplesmente econômico
O orgulhoso crê não haver senão dignidade

18 Benjamin Franklin- estadista, escritor e inventor norte-americano (do pára-raios, Boston 17.jan.1706-Filadélfia Escreveu em sua auto-biografia como conseguiu superar muitas de suas imperfeições morais. Imaginou um método simples, porém tão prático, que qualquer pessoa poderia empregá-lo. Franklin escolheu treze princípios que julgava ser necessário ou desejável aprender e procurar praticar. Escreveu-os em pequenos pedaços de cartolina, com breve resumo do assunto, e dedicou uma semana da mais rigorosa atenção a cada um desses princípios separadamente. Desse modo, pode percorrer a lista toda em treze semanas, e repetir o processo quatro vezes por ano.

19 Os 13 princípios de Benjamin Franklin…
1. Temperança- Não coma até o embotamento; não beba até a exaltação; 2. Silêncio- Não fale sem proveito para os outros ou para si mesmo; evite a conversação fútil 3. Ordem- Tenha um lugar para cada coisa; que cada parte do trabalho tenha seu tempo certo;

20 Os 13 princípios de B.Franklin
4. Resolução- Resolva executar aquilo que deve; execute sem falta o que resolve. 5. Frugalidade- Não faça despesa sem proveito para os outros ou para si mesmo; ou seja, nada desperdice 6. Diligência- Não perca tempo; esteja sempre ocupado em algo útil; dispense toda atividade desnecessária.

21 Os 13 princípios de Benjamin Franklin…
7. Sinceridade- Não use de artifícios enganosos; pense de maneira reta e justa e, quando falar, fale de acordo. 8. Justiça- A ninguém prejudique por mau juízo, ou pela omissão de benefícios que são dever. 9. Moderação- Evite extremos; não nutra ressentimentos por injúrias recebidas tanto quanto julga que o merecem

22 Os 13 princípios de de Benjamin Franklin…
10. Asseio – Não tolere falta de asseio no corpo, no vesturário, ou na habitação. 11. Tranqüilidade- Não se perturbe por coisas triviais, acidentes comuns ou inevitáveis 12. Castidade- Evite a prática sexual sem ser para a saúde, ou para a procriação; nunca chegue ao abuso que o enfraqueça, nem prejudique a reputação de outrem. 13. Humildade- Imite a Jesus e a Sócrates.

23 O auto-conhecimento seja por esse ou outro método qualquer não é um caminho fácil. Não existe caminho fácil. Mas é um caminho seguro. Lembremos: “ Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que emprega para domar as suas más inclinações”.

24 O L.Esp CapXII, ESE- cap XVII Palestra Reforma Intima-João B.Armani
Bibliografia: O L.Esp CapXII, ESE- cap XVII Palestra Reforma Intima-João B.Armani Organização do conteúdo : A.Länzlinger-CEEAK


Carregar ppt "Sede Perfeitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google