A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sede Perfeitos. "Sede Perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito. Jesus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sede Perfeitos. "Sede Perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito. Jesus."— Transcrição da apresentação:

1 Sede Perfeitos

2 "Sede Perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito. Jesus

3 Amai aos vossos inimigos; fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e que vos caluniam; porque se não amais senão aqueles que vos amam que recompensa tereis? Os publicanos não o fazem também? E se vós não saudardes senão vossos irmãos, que fazei nisso mais que os outros? Os Pagãos não o fazem também? Amai aos vossos inimigos; fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e que vos caluniam; porque se não amais senão aqueles que vos amam que recompensa tereis? Os publicanos não o fazem também? E se vós não saudardes senão vossos irmãos, que fazei nisso mais que os outros? Os Pagãos não o fazem também? Sede pois, vós outros, perfeitos como Vosso Pai Celestial é perfeito. Sede pois, vós outros, perfeitos como Vosso Pai Celestial é perfeito. (São Mateus, capV, v.44,46,47 e 48) (São Mateus, capV, v.44,46,47 e 48)

4 AMOR AMOR caridade Alegria sã piedade mansidão perdão Caridade desinteressada fé paciência indulgência bondade

5 O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal são a prática da lei de Deus e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual. O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal são a prática da lei de Deus e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual.

6 É aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza... É aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza... Se interroga à sua consciência sobre seus próprios atos Se interroga à sua consciência sobre seus próprios atos Tem fé em Deus... Tem fé em Deus... Tem fé no futuro... Tem fé no futuro... Sabe que todas as vicissitudes... são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar. Sabe que todas as vicissitudes... são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar. Faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa Faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa O HOMEM DE BEM

7 Bom e humano, benevolente para com todos sem preferência de raças nem crenças Bom e humano, benevolente para com todos sem preferência de raças nem crenças Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema àquele que não pensam como ele. Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema àquele que não pensam como ele. A caridade é o seu guia A caridade é o seu guia Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança: a exemplo de Jesus perdoa... Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança: a exemplo de Jesus perdoa...

8 O HOMEM DE BEM É indulgente com as faltas alheias É indulgente com as faltas alheias Não se compraz em procurar os defeitos alheios e nem em colocá-los em evidência... Não se compraz em procurar os defeitos alheios e nem em colocá-los em evidência... Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha, sem cessar, em combatê-las... Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha, sem cessar, em combatê-las... Não se envaidece nem com a fortuna, nem com as vantagens pessoais, porque sabe que tudo o que lhe foi dado pode lhe ser retirado. Não se envaidece nem com a fortuna, nem com as vantagens pessoais, porque sabe que tudo o que lhe foi dado pode lhe ser retirado.

9 O HOMEM DE BEM Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito do qual terá que prestar contas, e que o emprego, o mais prejudicial para si mesmo é de fazê-lo servir à satisfaçao de suas paixões Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito do qual terá que prestar contas, e que o emprego, o mais prejudicial para si mesmo é de fazê-lo servir à satisfaçao de suas paixões Se a ordem social colocou homem sob sua dependência ele os trata com bondade e benevolência... Se a ordem social colocou homem sob sua dependência ele os trata com bondade e benevolência... O subordinado, por sua vez, compreende os deveres de sua posição e tem o escrúpulo em cumprí-los conscienciosamente... O subordinado, por sua vez, compreende os deveres de sua posição e tem o escrúpulo em cumprí-los conscienciosamente...

10 As virtudes e os vícios (L.E.) 893. Qual é a mais meritória de todas as virtudes? 893. Qual é a mais meritória de todas as virtudes? Todas as virtudes tem seu mérito... Todas as virtudes tem seu mérito... Mas o sublime da virtude consiste no SACRIFÍCIO DO INTERESSE PESSOAL para o bem do próximo, sem oculta intenção. Mas o sublime da virtude consiste no SACRIFÍCIO DO INTERESSE PESSOAL para o bem do próximo, sem oculta intenção.

11 As virtudes e os vícios (L.E.) Qual é o sinal mais característico da imperfeição? Qual é o sinal mais característico da imperfeição? - O interesse pessoal.... O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, poque quanto mais o homem prende-se aos bens do mundo, menos compreende a sua destinação. - O interesse pessoal.... O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, poque quanto mais o homem prende-se aos bens do mundo, menos compreende a sua destinação.

12 Auto-conhecimento Conhece-te a ti mesmo. É a chave para o progresso individual

13 Quem somos, afinal? Quem somos, afinal? Somos uma alma, um espírito que evolui ao longo dos processos reencarnatórios. Somos uma alma, um espírito que evolui ao longo dos processos reencarnatórios.

14 Precisamos conhecer a origem, a natureza do que somos como Espíritos. É universal o conhecimento de que o Espírito engloba qualidades e potenciais que necessitam ser conhecidos e, obviamente, despertados, a fim de se tornarem úteis na caminhada. É universal o conhecimento de que o Espírito engloba qualidades e potenciais que necessitam ser conhecidos e, obviamente, despertados, a fim de se tornarem úteis na caminhada.

15 a alma dorme na pedra, sonha na planta, agita-se no animal e desperta no homem (ensinamento hindu) a alma dorme na pedra, sonha na planta, agita-se no animal e desperta no homem (ensinamento hindu) A pedra se converte em planta; a planta em animal; o animal em homem, em Espírito; o Espírito em Deus (Hermes Trimegisto- no antigo Egito)

16 Possuo: virtudes, potencialidades, vícios… Mas como se julgar? Não se tem a ilusão do amor- próprio que ameniza as faltas e as desculpa?

17 Como julgar, se… O avarento se vê simplesmente econômico O orgulhoso crê não haver senão dignidade

18 Benjamin Franklin- estadista, escritor e inventor norte-americano (do pára-raios, Boston 17.jan.1706-Filadélfia Escreveu em sua auto-biografia como conseguiu superar muitas de suas imperfeições morais. Imaginou um método simples, porém tão prático, que qualquer pessoa poderia empregá- lo. Franklin escolheu treze princípios que julgava ser necessário ou desejável aprender e procurar praticar. Escreveu-os em pequenos pedaços de cartolina, com breve resumo do assunto, e dedicou uma semana da mais rigorosa atenção a cada um desses princípios separadamente. Desse modo, pode percorrer a lista toda em treze semanas, e repetir o processo quatro vezes por ano.

19 Os 13 princípios de Benjamin Franklin… 1. Temperança- Não coma até o embotamento; não beba até a exaltação; 2. Silêncio- Não fale sem proveito para os outros ou para si mesmo; evite a conversação fútil 3. Ordem- Tenha um lugar para cada coisa; que cada parte do trabalho tenha seu tempo certo;

20 Os 13 princípios de B.Franklin 4. Resolução- Resolva executar aquilo que deve; execute sem falta o que resolve. 5. Frugalidade- Não faça despesa sem proveito para os outros ou para si mesmo; ou seja, nada desperdice ou seja, nada desperdice 6. Diligência- Não perca tempo; esteja sempre ocupado em algo útil; dispense toda atividade desnecessária.

21 Os 13 princípios de Benjamin Franklin… 7. Sinceridade- Não use de artifícios enganosos; pense de maneira reta e justa e, quando falar, fale de acordo. 8. Justiça- A ninguém prejudique por mau juízo, ou pela omissão de benefícios que são dever. 9. Moderação- Evite extremos; não nutra ressentimentos por injúrias recebidas tanto quanto julga que o merecem

22 Os 13 princípios de de Benjamin Franklin… 10. Asseio – Não tolere falta de asseio no corpo, no vesturário, ou na habitação. 11. Tranqüilidade- Não se perturbe por coisas triviais, acidentes comuns ou inevitáveis 12. Castidade- Evite a prática sexual sem ser para a saúde, ou para a procriação; nunca chegue ao abuso que o enfraqueça, nem prejudique a reputação de outrem. 13. Humildade- Imite a Jesus e a Sócrates.

23 O auto-conhecimento seja por esse ou outro método qualquer não é um caminho fácil. Não existe caminho fácil. Mas é um caminho seguro. Lembremos: Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que emprega para domar as suas más inclinações.

24 Bibliografia: Bibliografia: O L.Esp CapXII, ESE- cap XVII O L.Esp CapXII, ESE- cap XVII Palestra Reforma Intima-João B.Armani Palestra Reforma Intima-João B.Armani Organização do conteúdo : A.Länzlinger-CEEAK Organização do conteúdo : A.Länzlinger-CEEAK


Carregar ppt "Sede Perfeitos. "Sede Perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito. Jesus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google