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26/1/20141. 2 1 Simpatia e antipatia entre os desencarnados; laços de família Encarnados ou não somos Espíritos criados por Deus e, portanto, irmãos.

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1 26/1/20141

2 2 1 Simpatia e antipatia entre os desencarnados; laços de família Encarnados ou não somos Espíritos criados por Deus e, portanto, irmãos. Encarnados ou não somos Espíritos criados por Deus e, portanto, irmãos. A humanidade inteira é, assim, uma só família.Mas entrelaçados pela afeição, simpatia e semelhança das inclinações, os Espíritos no espaço formam grupos ou famílias. E essa é que pode ser chamada a verdadeira família. A humanidade inteira é, assim, uma só família.Mas entrelaçados pela afeição, simpatia e semelhança das inclinações, os Espíritos no espaço formam grupos ou famílias. E essa é que pode ser chamada a verdadeira família. Esses grupos ou famílias se reúnem por afinidades. Unem- se pelos laços de simpatia. Esses grupos ou famílias se reúnem por afinidades. Unem- se pelos laços de simpatia.

3 26/1/20143 Os bons pelo desejo de fazerem o bem, e os maus de fazerem o mal. Os bons pelo desejo de fazerem o bem, e os maus de fazerem o mal. Sabemos que a simpatia decorre de uma perfeita concordância no modo de pensar e agir. Sabemos que a simpatia decorre de uma perfeita concordância no modo de pensar e agir. Por isso, os Espíritos que se assemelham se procuram, mesmo que não tenham se conhecido na Terra. Por isso, os Espíritos que se assemelham se procuram, mesmo que não tenham se conhecido na Terra. Assim sendo, os Espíritos cultivam, entre si, a simpatia geral determinada pelas suas próprias semelhanças. Assim sendo, os Espíritos cultivam, entre si, a simpatia geral determinada pelas suas próprias semelhanças. Mas além desta simpatia de caráter geral, existem, também, as afeições particulares, tal como as que existem entre os homens. Mas além desta simpatia de caráter geral, existem, também, as afeições particulares, tal como as que existem entre os homens.

4 26/1/20144 Assim como há as simpatias entre os Espíritos, há, também, as antipatias, alimentadas pelo ódio, que geram inimizades e dissensões. Assim como há as simpatias entre os Espíritos, há, também, as antipatias, alimentadas pelo ódio, que geram inimizades e dissensões. Este sentimento, todavia, só existe entre os Espíritos impuros, que não venceram ainda, em si mesmos, o egoísmo e o orgulho. Este sentimento, todavia, só existe entre os Espíritos impuros, que não venceram ainda, em si mesmos, o egoísmo e o orgulho. Como exercem influência junto aos homens, acabam estimulando nestes os desentendimentos e as discórdias, muito comuns na vida humana. Como exercem influência junto aos homens, acabam estimulando nestes os desentendimentos e as discórdias, muito comuns na vida humana. Desde que originada de verdadeira simpatia, a afeição que dois seres se consagram na Terra continua a existir sempre no mundo dos Espíritos. Desde que originada de verdadeira simpatia, a afeição que dois seres se consagram na Terra continua a existir sempre no mundo dos Espíritos.

5 26/1/20145 Por sua vez, os Espíritos a quem fizemos mal neste mundo poderão perdoar-nos se já forem bons e segundo o nosso próprio arrependimento. Por sua vez, os Espíritos a quem fizemos mal neste mundo poderão perdoar-nos se já forem bons e segundo o nosso próprio arrependimento. Se, porém, ainda forem maus, podem guardar ressentimentos e nos perseguir, muitas vezes, até em outras existências. Se, porém, ainda forem maus, podem guardar ressentimentos e nos perseguir, muitas vezes, até em outras existências. Como observam os Espíritos superiores, em O Livro dos Espíritos, da discórdia nascem todos os males dos homens; da concórdia resulta a completa felicidade. Como observam os Espíritos superiores, em O Livro dos Espíritos, da discórdia nascem todos os males dos homens; da concórdia resulta a completa felicidade. Como um dos objetivos da nossa encarnação é o de trabalhar no sentido de nos melhorarmos interiormente e chegarmos à perfeição espiritual, então nossa meta maior será a superação do mal que ainda existe em nós e nos outros. Como um dos objetivos da nossa encarnação é o de trabalhar no sentido de nos melhorarmos interiormente e chegarmos à perfeição espiritual, então nossa meta maior será a superação do mal que ainda existe em nós e nos outros. E, neste sentido, só a manifestação de amor de nossa parte pode quebrar o círculo vicioso do ódio que continua a existir, muitas vezes, depois da morte física. E, neste sentido, só a manifestação de amor de nossa parte pode quebrar o círculo vicioso do ódio que continua a existir, muitas vezes, depois da morte física.

6 26/1/20146 O período mais propício a esse esforço é, sem dúvida, quando estamos junto dos nossos inimigos, convivendo com eles, na condição de encarnados e desencarnados. O período mais propício a esse esforço é, sem dúvida, quando estamos junto dos nossos inimigos, convivendo com eles, na condição de encarnados e desencarnados. Pois aí é precisamente quando temos as melhores oportunidades de testemunhar nosso propósito de cultivar a concórdia para com todos e, assim, substituir os laços de ódio que nos ligavam pelos laços de amor que passam a nos unir. Pois aí é precisamente quando temos as melhores oportunidades de testemunhar nosso propósito de cultivar a concórdia para com todos e, assim, substituir os laços de ódio que nos ligavam pelos laços de amor que passam a nos unir. Jesus falou prolongadamente sobre a necessidade de nossa reconciliação com os adversários que aparecem no quadro de nossa vida terrena. Jesus falou prolongadamente sobre a necessidade de nossa reconciliação com os adversários que aparecem no quadro de nossa vida terrena.

7 26/1/20147 Nesse particular afirmou: Nesse particular afirmou: Para não acontecer que sejam entregues ao oficial de justiça, e este vos entregue ao juiz, pois, sendo preso, dali não saireis enquanto não pagardes o último centil. Para não acontecer que sejam entregues ao oficial de justiça, e este vos entregue ao juiz, pois, sendo preso, dali não saireis enquanto não pagardes o último centil. Jesus recomendou, pois, que esse assunto deva ser encarado com a devida seriedade, porque diz respeito ao nosso relacionamento com os nossos semelhantes, devendo aqui lembrar que existe uma lei de ação e reação, de causa e efeito, e todo o mal que fizermos ao próximo demandará resgate, advindo daí os sofrimentos que todos nós experimentamos na Terra, uma vez que somos transgressores das leis de Deus. Jesus recomendou, pois, que esse assunto deva ser encarado com a devida seriedade, porque diz respeito ao nosso relacionamento com os nossos semelhantes, devendo aqui lembrar que existe uma lei de ação e reação, de causa e efeito, e todo o mal que fizermos ao próximo demandará resgate, advindo daí os sofrimentos que todos nós experimentamos na Terra, uma vez que somos transgressores das leis de Deus.

8 26/1/20148 A reconciliação com nossos adversários fará com que ele não se vingue de nós quando estiver na vida espiritual, o que provocaria as obsessões tão comuns na Terra. A reconciliação com nossos adversários fará com que ele não se vingue de nós quando estiver na vida espiritual, o que provocaria as obsessões tão comuns na Terra. E é óbvio que muitos Espíritos, não podendo executar vinganças quando encarnados, não deixarão de concretizá-las quando estiverem desencarnados. E é óbvio que muitos Espíritos, não podendo executar vinganças quando encarnados, não deixarão de concretizá-las quando estiverem desencarnados. No plano espiritual, a reunião de parentes e amigos depende do grau de evolução e do caminho que seguem para o seu adiantamento; se um deles está mais adiantado e caminha mais rápido que os outros, eles não poderão ficar juntos; poderão ver-se algumas vezes, mas não estarão sempre reunidos, a não ser quando possam marchar juntos, ombro a ombro, ou quando tiverem atingido a igualdade na perfeição. Mas cada caso é um caso. No plano espiritual, a reunião de parentes e amigos depende do grau de evolução e do caminho que seguem para o seu adiantamento; se um deles está mais adiantado e caminha mais rápido que os outros, eles não poderão ficar juntos; poderão ver-se algumas vezes, mas não estarão sempre reunidos, a não ser quando possam marchar juntos, ombro a ombro, ou quando tiverem atingido a igualdade na perfeição. Mas cada caso é um caso.

9 26/1/20149 A esse respeito, mencionamos o exemplo de Ismália e Alfredo, no livro Os Mensageiros. A esse respeito, mencionamos o exemplo de Ismália e Alfredo, no livro Os Mensageiros. Ambos desencarnados, podiam ver-se algumas vezes, separados que estavam pela diferença do grau de evolução. Ambos desencarnados, podiam ver-se algumas vezes, separados que estavam pela diferença do grau de evolução. Também Emmanuel, no livro Renúncia, cita o exemplo de Alcione, que desce das esferas superiores para encontrar-se com seu amado Pólux, ainda nas regiões de sofrimento, e que sequer conseguia perceber-lhe a presença. Também Emmanuel, no livro Renúncia, cita o exemplo de Alcione, que desce das esferas superiores para encontrar-se com seu amado Pólux, ainda nas regiões de sofrimento, e que sequer conseguia perceber-lhe a presença. Pode continuar a existir, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra, desde que originada da verdadeira simpatia. Pode continuar a existir, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra, desde que originada da verdadeira simpatia. Se, no entanto, a simpatia nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. Se, no entanto, a simpatia nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, por que não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do amor próprio. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, por que não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do amor próprio.

10 26/1/ Almas gêmeas Num de seus célebres diálogos, O Banquete, Platão narra curiosa alegoria referente ao amor. Nos primórdios do mundo, aqui viviam insólitos seres andróginos, de duas faces e dois pares de braços e pernas. Num de seus célebres diálogos, O Banquete, Platão narra curiosa alegoria referente ao amor. Nos primórdios do mundo, aqui viviam insólitos seres andróginos, de duas faces e dois pares de braços e pernas. Por terem desafiado os deuses, foram divididos ao meio. Desde então, estas duas metades, uma feminina outra masculina, buscam, ansiosos, a unidade perdida. Por terem desafiado os deuses, foram divididos ao meio. Desde então, estas duas metades, uma feminina outra masculina, buscam, ansiosos, a unidade perdida.

11 26/1/ Daí, talvez, possa ter-se originado a expressão metades eternas. Dois seres que desde a sua origem foram criados um para o outro. Daí, talvez, possa ter-se originado a expressão metades eternas. Dois seres que desde a sua origem foram criados um para o outro. Allan Kardec, entretanto, em O Livro dos Espíritos, nos esclarece a esse respeito ao interrogar os Espíritos responsáveis pela Codificação: Allan Kardec, entretanto, em O Livro dos Espíritos, nos esclarece a esse respeito ao interrogar os Espíritos responsáveis pela Codificação: As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, em alguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia se reunirá? As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, em alguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia se reunirá? Respondem os Espíritos: Não, não há união particular e fatal, de duas almas. União que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido.Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males humanos, da concórdia resulta a completa felicidade. Respondem os Espíritos: Não, não há união particular e fatal, de duas almas. União que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido.Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males humanos, da concórdia resulta a completa felicidade.

12 26/1/ Mais adiante, na Questão 299 do mesmo livro, encontramos a seguinte colocação: Se um Espírito fosse a metade de outro, se os dois se separassem, estariam ambos incompletos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade. Mais adiante, na Questão 299 do mesmo livro, encontramos a seguinte colocação: Se um Espírito fosse a metade de outro, se os dois se separassem, estariam ambos incompletos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade. Em seus comentários, Kardec assim se coloca: A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa de dois Espíritos simpáticos. Não podemos, portanto, aceitar a idéia de que, criados um para o outro, dois Espíritos tenham fatalmente que se reunir um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo. Em seus comentários, Kardec assim se coloca: A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa de dois Espíritos simpáticos. Não podemos, portanto, aceitar a idéia de que, criados um para o outro, dois Espíritos tenham fatalmente que se reunir um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo.

13 26/1/ Sabemos, contudo, que ao longo de nossa caminhada rumo à perfeição, Espíritos simpáticos unem-se para que, juntos, possam trabalhar para seu progresso. Sabemos, contudo, que ao longo de nossa caminhada rumo à perfeição, Espíritos simpáticos unem-se para que, juntos, possam trabalhar para seu progresso. Emmanuel, no livro O Consolador, ao tratar desse assunto, refere-se a essas uniões, porém esclarece, em Nota à primeira edição, que ao se referir à expressão almas gêmeas, não deseja dizer metades eternas. Emmanuel, no livro O Consolador, ao tratar desse assunto, refere-se a essas uniões, porém esclarece, em Nota à primeira edição, que ao se referir à expressão almas gêmeas, não deseja dizer metades eternas. Ao se referir às uniões humanas considera que estas, em toda a vida, são orientadas por sentimentos de amor mais profundos que aqueles encontrados na concepção humana, que se modificará na esteira da evolução. Ao se referir às uniões humanas considera que estas, em toda a vida, são orientadas por sentimentos de amor mais profundos que aqueles encontrados na concepção humana, que se modificará na esteira da evolução.

14 26/1/ Bibliografia EMMANUEL (Espírito). O consolador. 16. ed. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB, p. EMMANUEL (Espírito). O consolador. 16. ed. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB, p.. Emmanuel. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. 13. ed. Brasília: FEB, p.. Emmanuel. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. 13. ed. Brasília: FEB, p. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo ed. Tradução de Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, p. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo ed. Tradução de Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, p.. O livro dos espíritos. 74. ed. Tradução de Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, p.. O livro dos espíritos. 74. ed. Tradução de Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, p. LUIZ, André (Espírito). Os mensageiros. 16. ed. Rio de Janeiro: FEB, p. LUIZ, André (Espírito). Os mensageiros. 16. ed. Rio de Janeiro: FEB, p. MIRANDA, Hermínio C. A reencarnação na Bíblia. 10. ed. São Paulo: Pensamento, p. MIRANDA, Hermínio C. A reencarnação na Bíblia. 10. ed. São Paulo: Pensamento, p. RIZZINI, Carlos Toledo. Evolução para o terceiro milênio. 8. ed. Sobradinho: EDICEL, p. RIZZINI, Carlos Toledo. Evolução para o terceiro milênio. 8. ed. Sobradinho: EDICEL, p. Extraído: Apostila de Estudo dos Aspectos filosófico e religioso da Doutrina Espírita – Fase 4 Extraído: Apostila de Estudo dos Aspectos filosófico e religioso da Doutrina Espírita – Fase 4

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