A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERDÃO NO AT Há três verbos hebraicos básicos com o sentido de perdoar: (kaphar) "cobrir", "expiar”; (nasha) "levantar", "perdoar"; e (salach) “perdoar”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERDÃO NO AT Há três verbos hebraicos básicos com o sentido de perdoar: (kaphar) "cobrir", "expiar”; (nasha) "levantar", "perdoar"; e (salach) “perdoar”"— Transcrição da apresentação:

1 PERDÃO NO AT Há três verbos hebraicos básicos com o sentido de perdoar: (kaphar) "cobrir", "expiar”; (nasha) "levantar", "perdoar"; e (salach) “perdoar” e o substantivo hebraico “perdão” como se emprega em Sl 86:5. Champlin e Bentes, EBTF, 5:207. Gn 50:17; Ex 10:17Nm 14:18-19; 1Sm 25:28; Sl 25:18; Is 2:9; 53:4.

2 CARREGAR-PURIFICA-PERDOAR
A primeira palavra hebraica (kaphar) trás a idéia de perdão no AT vinculada à expiação e ao propiciatório, um ítem reservado no Santuário, para a ministração do sangue no dia da Expiação. Aplica-se ao ato divino de cancelar os pecados, e sempre expressa uma iniciativa divina. Somente 3 vezes (salach) foi traduzido por “perdão.”

3 O PERDÃO DIVINO É PLENO A segunda palavra hebraica nasha para perdão aparece 13 vezes e indica o perdão divino como pleno, gratuito e eterno, oferecido a todos quantos se arrependerem. O Deus da Bíblia “perdoa a iniqüidade”, a “transgressão” e o “pecado”. Este termo também alude ao perdão entre seres humanos e é usado no contexto da intercessão diante de Deus (Gn 18:24-26) ou dos homens (1Sm 25:28). É oportuno observar que, embora haja uma disposição universal em Deus para perdoar (Is 33:24), Seu perdão é dependente de algumas condições como o arrependimento (Jó 42:6), a confissão (Sl 32:5; Pv 28:13), o abandono do pecado, e a disposição para reparar o delito (2 Cr 33:13-16).

4 O SENHOR PERDOA E SE ARREPENDE?
A terceira palavra hebraica (salach) para perdão ocorre 45 vezes no AT. A palavra é usada para expressar apenas o perdão dado por Deus e envolve o ato divino de restaurar o pecador e trazê-lo de volta ao favor de Deus. Em suma, os termos designados para expressar a riqueza maior do amor de Deus vinculado a missão que tem na pregação o maior escopo missionário com a vantagem de expandir-se de forma que reconcilie todas as nações debaixo da autoridade de Jesus. Não é possível a remissão das pessoas bem como da humanidade se o apelo divino ao arrependimento for desconsiderado. Todos podem perecer. Mas a esperança de dias melhores está vinculada a pregação histórica do evangelho que confere à luz da Palavra de Deus sua missão final Nm 14:18; Mq 7:18; Ex 34:7 Saul pediu perdão a Samuel (1Sm 15:25); Faraó pleiteia o perdão de Moisés por seu pecado depois da praga da locusta (Ex 10:17); e Moisés intercede por perdão em favor de Israel por sua idolatria (Ex 12:32).

5 OSÉIAS E SUA GÔMER RELAÇÃO É O TERMO-CHAVE PARA EXPLICAR A INTIMIDADE DE DEUS COM SEU POVO O QUE É PECADO? QUE O ARREPENDIMENTO FAZ PARA LIBERAR A CULPA? CORRUPÇÃO DO SER HUMANO É NORMAL? Rm 5:20; 7:5; 1Co 15:56; Ef 2:8

6 O PAPEL DO ARREPENDIMENTO
O ARREPENDIMENTO SEGUNDO DEUS O ARREPENDIMENTO SEGUNDO O HOMEM Deus lamenta haver criado o homem; escolhido Israel; Seu lamento é a prova de Seu amor por nós – pecadores Ele promete uma segunda chance.

7 PERDOA-LHES


Carregar ppt "PERDÃO NO AT Há três verbos hebraicos básicos com o sentido de perdoar: (kaphar) "cobrir", "expiar”; (nasha) "levantar", "perdoar"; e (salach) “perdoar”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google