A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vegetação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vegetação."— Transcrição da apresentação:

1 Vegetação

2 Florestas Temperadas

3 Floresta Temperada Ela é típica na zona climática temperada. Surge em latitudes mais baixas. São abertas, com pequena variedade de vegetais. As flores temperadas aparecem na América do Norte e Europa, como a floresta negra (Alemanha).

4 Floresta de Coníferas

5 Floresta de Coníferas É típica da zona temperada, ocorrendo em altas latitudes. Abrange o norte da Eurásia. Nas regiões frias, Rússia e Sibéria, desenvolve-se a Taiga, vegetação de coníferas anãs, predominando o pinheiro. Nestas regiões são bem úteis como fonte de matéria- prima.

6 Floresta Tropical

7 Floresta Tropical É típica de climas úmidos e quentes. Surge em baixas latitudes na América, África e na Ásia. As florestas tropicais são ricas em espécies de vegetais. São fechadas e heterogênea, com uma formação vegetal higrófila e latifoliada. Nelas aparecem arvores de grande e médio porte.

8 Vegetação Desértica

9 Vegetação desértica São adaptadas a falta de água, que é a situação em climas árido e semi-árido. Por isso, as espécies são xerófilas. Aparecem em todos os continentes, com exceção da Europa.

10 Tundra

11 Tundra Vegetação rasteira, formada de liquens e musgos que aparecem na zona próxima as circulo polar Ártico. Crescem nos alagados na primavera e verão. E durante o inverno fica encoberta pelo gelo.

12 Vegetação Mediterrânea

13 Vegetação Mediterrânea
Se desenvolve em regiões de clima mediterrâneo. É uma vegetação esparsa com características xerófilas e as formações dominantes são os maquis e garigues.

14 Pradaria

15 Pradaria É composta  basicamente de capim. Aparece em regiões de clima temperado continental. Embora muito usada como pastagem, é importante pelo solo rico em matéria orgânica. Surge na Europa na Europa Central e na Rússia, nos Pampas argentinos, e nas Grandes Planícies Americanas e na Grande Bacia Australiana.

16 Estepe

17 Estepe Vegetação herbácea, constituída por tufos ou colônias de plantas afastadas umas das outras, deixando o solo parcialmente descoberto. Surge em climas semi-áridos. Cobre regiões na Ásia Central, oeste dos Estados Unidos e Argentina.

18 Savana

19 Savana A vegetação é variada, com arbustos, plantas herbáceas e gramíneas. Ocorre em regiões de clima tropical, onde existe estações bem definidas: o verão úmido e o frio seco. Aparece no Brasil, África Centro Oriental. Nas savanas vive um grande número de herbívoros e amimais de grande porte, principalmente na África.

20 Ciclo Hidrológico

21 Hidrografia Os rios podem ser classificados:
- Regime: Pluvial, quando são abastecidos pela água das chuvas Misto ou Nival, quando são abastecidos pela água da chuva e do derretimento das gelerias dos Andes.

22 Hidrografia Volume de água: Regulares, rios que possuem uma pequena variação em seu volume durante o ano. Irregular, rios que possuem uma época de pouco volume e outra com grande cheias.

23 Hidrografia Forma de relevo: relevo por onde o rio se encontra, tanto em planícies, planaltos e depressões.

24 Hidrografia Segundo o querido IBGE o Brasil possui 10 principais bacias e inumeras Sub- Bacias. Sendo 4 de maior importância sociecônomica e ambiental -Bacia Platina -Bacia Amazônica -Bacia do Rio São Francisco -Bacia do Tocantins

25 Bacia da Platina Possui 3 Sub-Bacias. -Uruguai -Paraná -Paraguai
385 mil KM² 384 minicípios nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

26 Bacia da Platina Mesmo sendo uma bacia muito menor que algumas outras bacias, seu potencial hidrelétrico por metro quadrado é um dos mais elevados do mundo. Isso ocorre em função de seu relevo muito acidentado, há um grande desnivel de sua cabiceira ate sua foz no Rio da Prata.

27 Bacia da Platina Sub-Bacia do Paraná
Principal dos rios que compõem a bacia platina. Possuie a maior produção hidriletrica do Brasil, Itaipu (2ª maior hidreletrica do Mundo) HidroVia Tietê-Paraná: está em fase de implementação, mais apos seu termino vai proporcionar um baratiamento no transporte de produtos. -Será feito eclusas para poder ser uma região navegavel.

28 Bacia da Platina Principais afluentes da Bacia – Rio Grande, Rio Parapanema, Rio Tiête, Rio Paranaíba e o lindo Rio Iguaçu. A Sub-Bacia está localizada na região mais populosa do Brasil, sendo seus recursos hídricos muito utilizado pelas indústrias e o agronegócio

29

30 Bacia Amazônica

31 Bacia Amazônica O rio é divido em três partes:
ainda nos países andinos, é chamado de rio Marañón ao entrar no Brasil, é chamado de rio Solimões ao receber as águas do rio Negro passa a ser chamado de rio Amazonas

32 A largura média do rio Amazonas é de aproximadamente 5 quilômetros.
Em alguns lugares, de uma margem é impossível ver a margem oposta, por causa da curvatura da superfície terrestre. No ponto onde o rio mais se contrai é chamado "Estreito de Óbidos" a largura diminui para 1,5 quilômetro e a profundidade chega a 100 metros.

33 Pororoca

34

35

36

37 Recursos Energéticos São Bens existentes em estado natural ou bruto, úteis para uma determinada população, e que podem ser explorados economicamente por um país. O desenvolvimento econômico e tecnológico das populações criou a necessidade de elaborações de novos produtos em larga escala.

38 Recursos Energéticos Recursos naturais Renováveis: Ambiente natural com origem em fontes inesgotáveis (sol,ventos, água), que sempre se renovam sem a intervenção humana, Recursos naturais não renováveis: Ambiente natural com origem finita, sendo após seu consumo não se renovam na escala de tempo humana.

39 Carvão Mineral O carvão mineral, petróleo e gás natural são denominados “Combustíveis fósseis”. É uma substância sólida, formada pela decomposição parcial dos restos vegetais, enriquecidos de carbono e litificado (endurecido lentamente) A formação geológica determina a quantidade de carbono presente. (Turfa, Linhito, Betuminoso e Antracito

40 Carvão Mineral

41 Petróleo


Carregar ppt "Vegetação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google