A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rússia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rússia."— Transcrição da apresentação:

1 Rússia

2 DADOS PRINCIPAIS ÁREA: 17. 075
DADOS PRINCIPAIS ÁREA:  km² CAPITAL: Moscou POPULAÇÃO: 142,9 milhões (Censo de 2010) MOEDA:  rublo NOME OFICIAL: Federação Russa (Rossíyskaya Federátsiya). NACIONALIDADE: russa ECONOMIA DA RÚSSIA: Produtos Agrícolas: batata, trigo, cevada, outros cereais. Pecuária: suínos, bovinos, ovinos, aves Mineração: cobre, minério de ferro, níquel, turfa, alumínio, carvão, gás natural, petróleo. Indústria: alimentícia, máquinas, siderúrgica (ferro e aço), equipamentos de transporte, química. PIB: US$ 2,21 trilhões (estimativa 2010) PIB per Capita: US$ (estimativa 201

3 Fornecedores de petróleo, gás natural para a Europa: Rússia, Azerbaijão, Casaquistão e Turcomenistão. Os gasodutos que escoam o gás natural desses países para a Europa percorrem longos trechos em território russo.

4

5 A sigla G-8 corresponde ao grupo dos 8 países mais ricos e influentes do mundo, fazem parte os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia. Antes chamada de G-7, a sigla alterou-se com a inserção da Rússia, que ingressou no grupo em Explicitamente, a função do G-8 é a de decidir qual ou quais caminhos o mundo deve seguir, pois esses países possuem economias consolidadas e suas forças políticas exercem grande influência nas instituições e organizações mundiais, como ONU, FMI, OMC. A discussão gira em torno do processo de globalização, abertura de mercados, problemas ambientais, ajudas financeiras para economias em crise, entre outros.

6 Rússia natureza Espaço geográfico: aproximadamente: 17 milhões KM² - 10% das terras emersas. 11 fusos horários Paralelo 45°N Continentes: Europa e Ásia

7 Transiberiana- construída em 1903, leva 7 dias pra percorrer o trajeto de Moscou para Vladivostok

8 Planície da Sibéria Planalto Siberiano Montanhas Rio Dvina do Norte Rio Kama Rio Don Volga Irtysh Rio Ob Rio Ienissei Lago Baikal Planície Russa atravessada por rios utilizados para transporte de carga

9 Tundra: Extremo Norte da Rússia
Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo derrete e a tundra se desenvolve. Podemos encontrar este tipo de vegetação em várias partes do mundo como, por exemplo: Sibéria (norte da Rússia), norte do Canadá, Groelândia, Suécia, Alasca, Noruega e Finlândia.

10 Taiga – norte da Rússia São exploradas pela indústria madeireira e utilizadas como fonte de energia ( lenha)

11 Pradarias Na faixa onde o clima se apresenta um pouco mais quente, na Rússia europeia, ao sul do paralelo 53°N, surgem as pradarias. Nela é encontrado o solo Tchernozion.

12 Florestas temperadas Na porção oeste do território, entre a Taiga e as pradarias, localiza-se a floresta temperada, que já foi bastante devastada.

13 Principais produtos agropecuários produzidos: grãos (cereais), beterraba (principalmente para produção de açúcar), sementes de girassol, legumes, frutas, carne e leite Beterraba branca - açúcar Trigo Bovinos e ovinos - pradarias

14 Pescado de água doce e pesa em alto mar
Pesca em alto mar, onde atuam os navios-fábricas, nos quais o pescado passa por um processo de industrialização

15 Extrativismo mineral: Ferro, carvão, petróleo, urânio, níquel e diamante Principais produtos industrializados produzidos: minérios, petróleo, gás, metais, automóveis, navios, produtos químicos, equipamentos elétricos, máquinas, equipamentos para a construção civil, tecidos, alimentos industrializados. Principais produtos exportados: petróleo bruto, produtos derivados de petróleo, metais, gás natural, produtos químicos. Principais produtos importados: automóveis, produtos farmacêuticos, máquinas, plásticos, carne e frutas.

16 Áreas industriais

17 Moscou Sobressai pela disponibilidade de mão-de-obra, pelos recursos técnicos, pelo mercado consumidor,e seus recursos naturais.

18 São Petersburgo Palácio de inverno Nessa cidade são importantes as indústrias metalúrgicas, química, petroquímica, têxtil e alimentícia.

19 Kuzbass Siderúrgico,

20 Siderúrgico ao redor do lago Baikal

21 Principais portos Porto de São Petersburgo- mar Báltico
Porto de Vladivostok- mar do Japão

22 CEI – Comunidade dos Estados Independentes

23 Em 8 de dezembro de 1991, Rússia, Ucrânia e Bielarus assinaram o Acordo de Minsk, proclamando a formação da CEI e declarando que “a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas como sujeito da lei internacional e da realidade geopolítica não existe mais”.

24 O QUE É A CEI? A Comunidade de Estados Independentes, formada pelas repúblicas da antiga União Soviética, tende cada vez mais a dar ênfase à independência dos Estados-membros e desprezar o aspecto de comunidade. Apesar de manterem laços econômicos muito estreitos, como herança da antiga União, e de formalmente constituírem forças armadas unificadas, cada república procura estruturar suas próprias forças armadas e libertar-se das antigas dependências econômicas, criando relações separadas tanto com a Europa e os Estados Unidos quanto com a Ásia. Das ex-repúblicas soviéticas que não aderiram a CEI foram Letônia, Estônia e Lituânia, que ingressaram na UE 1992- Azerbaijão – observador 2009 – saiu a Geórgia

25 DESVANTAGENS Os países apresentam um sistema produtivo pouco diversificado e tecnologicamente atrasado. Desemprego e diminuição de renda das camadas sociais mais desfavorecidas. Falta de competitividade e de investimentos em pesquisas: estagnação da economia e limitada produtividade, além da baixa qualidade dos bens de consumo. Apesar disso muitos países da CEI são grandes produtores agrícolas, especialmente grãos (Ucrânia – milho)

26 COMÉRCIO ENTRE OS PAÍSES DA CEI
Cada país passou a se integrar ao comércio internacional da maneira mais favorável aos seus interesses. CEI – dificuldades para se manter: pois muitos países se aproximam da UE e a Rússia tenta manter certa hegemonia sobre esses bloco à custa de algumas tensões.

27 As questões étnicas

28 O grupo étnico mais representativo da Rússia é o dos russos, que correspondem a 82% da população. Há 3,8 da tártaros, 3% de ucranianos, 0,8% de bielo-russos, 0,6% de alemães e outros em menor número.

29 Região do Cáucaso – petróleo

30 CHECHÊNIA-Religão muçulmana
Em 1992, o governo russo enviou tropas do exército para combater os soldados chechenos, que foram derrotados em 1995 Em 1996 o governo russo concordou com um cessar fogo Em foi assinado um acordo de paz. 1999 – reiniciou o conflito e tornou o acordo nulo. Guerrilheiros chechenos invadem o Daguestão de maioria muçulmana e anunciaram a criação de um Estado islâmico. O exército russo expulsou os rebeldes para a Chechênia, libertando o Daguestão. Parte significativa do petróleo que a Rússia exporta para a Europa vem do mar Cáspio e passa por essa região 1859 – Região anexada à Rússia 1934 – Chechênia – Rep. Autônoma da URSS 1991 – fim URSS Chechênia independente

31

32


Carregar ppt "Rússia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google