A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JÂNIO QUADROS Candidatos à presidência da República em 1960:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JÂNIO QUADROS Candidatos à presidência da República em 1960:"— Transcrição da apresentação:

1 JÂNIO QUADROS - 1961 Candidatos à presidência da República em 1960:
Candidatos à vice-presidência da República: upload.wikimedia.org Jânio Quadros (PDC + UDN), Henrique Teixeira Lott (PSD + PTB)‏ e Ademar de Barros (PSP) Milton Campos, Fernando Ferrari e João Goulart

2 Campanha política de Jânio em 1960
terceiraom3.files.wordpress.com A campanha política de Jânio tinha um tom de populismo, foi baseada na moralização dos costumes e no fim da corrupção. Utilizando uma vassoura como símbolo de campanha, o candidato prometia varrer do país toda corrupção e imoralidade.

3 Figura personalista e carismática;
Seu lema era “varrer” a corrupção; Promete melhorar as condições de vida do povo e combater o comunismo; Na prática, torna-se autoritário e diminui o crédito aos empresários; Alegava estar diminuindo as despesas para sanar a dívida externa (2 bilhões de dólares);

4 congelou salários e cortou subsídios para importar trigo e petróleo, conseguindo a inimizade do povo; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul – a mais alta honraria nacional; Renuncia ao cargo, com a intenção de ser reconduzido ao poder pelo apoio do povo, o que não acontece.

5 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
A política externa de Jânio Fonte: História do Brasil para principiantes. terceiraom3.files.wordpress.com Jânio buscou estabelecer uma política externa marcada pela neutralidade, nem a favor dos EUA ou da URSS, porém sua atitude de condecorar o líder da Revolução Cubana, Che Guevara e o restabelecimento de relações diplomáticas com a URSS, irritou os militares, os políticos e os EUA.

6 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
A renúncia de Jânio Quadros Ao renunciar Jânio planejava voltar como um herói / Charge feita por Otélo ). As atitudes de Jânio deixaram os setores conservadores indignados. Jornais como o Estado de S. Paulo e o Globo, militares e membros da UDN, passaram a pressionar Jânio. Assim, ante a insatisfação de todos que o apoiaram, Jânio renunciou.

7 João Goulart ( )

8 Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar;
O vice de Jânio estava em visita à China; Diversos grupos garantiram sua posse, incluindo Leonel Brizola, governador do RS e líder da “Campanha da Legalidade”; Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; Um plebiscito decidiu pelo presidencialismo; Jango restabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo e passou a controlar os lucros enviados pelas multinacionais.

9 BRASIL: JOÃO GOULART – 1961 a 1964
O governo de João Goulart moraisvinna.blogspot.com Fonte: História do Brasil para principiantes. Durante o governo João Goulart foi adotado o sistema parlamentarista.

10 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
O insucesso do parlamentarismo acabou forçando a antecipação do plebiscito . Em 1963, a população brasileira apoiou o retorno do sistema presidencialista. wikipedia.org Fonte: História do Brasil para principiantes.

11 Os EUA negam a prorrogação do prazo para o pagamento da dívida e passam a desconfiar do governo;
Jango promove um grande comício na Central do Brasil para anunciar as reformas de base: Estatização das refinarias de petróleo, desapropriação das propriedades com mais de 100 hectares e a democratização eleitoral;

12 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
Comício da Central do Brasil Em março de 1964, o presidente organizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defendia a urgência de reformas políticas. Em oposição ao governo os grupos conservadores realizaram um grande protesto público com a realização da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.

13 A Queda de Jango Setores conservadores reagiram, unindo-se aos interesses estadunidenses, elite econômica e Igreja; Realizaram a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”; Após preparar ideologicamente o povo, houve um golpe comandado pelos militares em 1º de abril de 1964; Jango seguiu para o exílio, em Montevidéu.

14 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
Entre 1956 e 1964 tivemos três presidentes com características diferentes: JK construiu Brasília e endividou o país; Jânio não gostava de brigas de galo, mas apreciava uma “biritinha”, renunciou; João Goulart tentou reformas radicais e levou um “chute”, acabou deposto.

15

16 Governo Militar (1964-1985) Golpe ou Revolução?
O plano político é marcado pelo autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, prisão e tortura dos opositores, e pela imposição da censura prévia aos meios de comunicação; Na economia há uma rápida diversificação e modernização da indústria e serviços, sustentada por mecanismos de concentração de renda, endividamento externo e abertura ao capital estrangeiro.

17

18 Humberto de Alencar Castelo Branco 1964-1967

19 Política da segurança e desenvolvimento;
Perseguiu os opositores, fechando organizações populares; Cria o Serviço Nacional de Informação; Criados os Atos Institucionais (AI) que extinguiu os partidos políticos; Constituição de 1967 – fortaleceu o poder executivo; Economia atrelada aos EUA, com empréstimos a altos juros e facilitou a entrada de multinacionais.

20 A rede globo de televisão é criada em abril de 1965

21 Arthur da Costa e Silva (1967-1969)

22 Governo “linha dura”; Greves e manifestações tornavam-se constantes e a polícia reprimia com violência; 1968 – AI-5: fecha o Congresso Nacional, acaba com os direitos constitucionais e controla os meios de comunicação; Movimentos guerrilheiros passam a assaltar bancos e invadir quartéis; Grupos: ALN, VPR e o MR-8.

23

24 Emílio Garrastazu Médici (1969-1964)

25 Política repressora, coberta pela ideologia de um país progressista e sem problemas:
Slogans: “Prá frente Brasil”, “Ninguém segura esse país”, “Brasil: ame-o ou deixe-o”; Fortes campanhas publicitárias para conseguir o apoio popular; Músicas, peças de teatro, livros eram censurados e acusados de “subversivos”; Torturas e mortes são práticas comuns; Setores da classe média viviam o frágil “milagre econômico brasileiro”;

26 Ernesto Beckmann Geisel (1974-1979)

27 Deveria devolver o governo aos civis de forma lenta, gradual e segura:
Realiza eleições livres para o Congresso; 16 senadores do Movimento Democrático Brasileiro foram eleitos; A facção “linha dura” do exército continuava agindo: jornalista Vladimir Herzog é levado para “prestar declarações” e nunca mais volta, assim como o operário Manoel Fiel Filho;

28

29 31 de outubro de 1975: culto ecumênico em memória de Herzog na Catedral da Sé;
Pacote de Abril: medida autoritária que fecha o Congresso, aumenta o mandato para 6 anos, passa a escolher 1/3 dos senadores (senadores biônicos);

30 João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979-1985)

31 Compromete-se com a abertura política;
Organizam-se greves operárias, com o surgimento da liderança de Lula, no ABC paulista; Anistia – exilados e cassados políticamente tivera seus direitos restaurados; Fim do bipartidarismo – PDS, PMDB, PTB e PT; O Plano Nacional de Desenvolvimento não consegue combater a inflação e o desemprego; A dívida externa com o FMI só crescia. Em 1979 acontece em Florianópolis e Novembrada; Em 1983 ocorrem eleições para governadores.

32 Diretas-Já Foi o movimento político-popular mais importante de nossa história recente; Manobras da elite ligada a ditadura impediu a implantação de eleições diretas para presidente; Maluf então concorreu com Tancredo Neves, que vence as últimas eleições indiretas no país. Fica doente e morre em 21 de abril de 1985, assumindo José Sarney.

33 José Sarney ( ) Antigo aliado da ditadura, promete cumprir as promessas de Tancredo; Nenhuma política social seria eficaz se a inflação não fosse combatida; Plano Cruzado (fim do cruzeiro e da correção monetária, congelamento do preço de mercadorias, reajuste automático do salário, sempre que chegasse a 20%.

34 Oposição e empresários protestaram e produtos começaram a sumir;
Com o Plano CruzadoII, a inflação voltou a subir e o governo perdeu o apoio do povo. Também fracassaram o Plano Bresser (1987) e o Plano Verão (1989). Em 1988 foi promulgada a nova Carta Magna no Brasil, que garantia as liberdades individuais retiradas durante a ditadura.

35 Governo Collor ( ) Vence com a imagem de jovem, renovador, preocupado em caçar os marajás, promete modernização privatizando empresas; Cria um plano econômico que confisca 80% do dinheiro que circulava no país, Não controla a inflação; Seu irmão o acusa em 1992 de fazer parte de negócios misteriosos com PC Farias; O processo de impeachment se inicia, culminando com a cassação e perda dos direitos políticos por 8 anos.

36 Itamar Franco ( ) Recebe o país com sérios problemas sociais e econômicos; O Ministro FHC anuncia o Plano Real, a partir de 1994, que desindexou a economia e fez despencar a inflação; Em 1994, FHC vence as eleições com 55% dos votos.

37 Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)
Foi marcado pelo controle da inflação, privatização de empresas estatais, sucesso na aprovação de projetos; Cria a reeleição para presidente; Não consegue combater os problemas sociais, que garantem as anormes desigualdades sociais.


Carregar ppt "JÂNIO QUADROS Candidatos à presidência da República em 1960:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google