A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História
Noé Gomes

2 Primeiramente, é preciso...
Saber: Qual a finalidade da internet para nós docentes? Como eu uso a internet? Quando posso me valer da internet como instrumento educativo?

3 Finalidade da internet
Servir de divulgação de ideias (daí o termo “site” que significa “ideia”) Ambiente de relacionamento social. Ex.: chats, MSN,Orkut, Facebook, entre outras redes. Discussão de ideais. Ex.: blogs, grupos de discussão, fóruns e etc. Compartilhamento de arquivos, como textos em formato “pdf”; Apresentação de entidades publicas ou privadas;

4 Finalidade da internet
Troca de informações (através de s); Criação de ambientes de negócios, como anúncios de mercadorias por exemplo.

5 Para nós docentes? Pode servir para: Busca de materiais pedagógicos;
Pesquisa de conceitos; Indicações bibliográficas; Fazer redes de interação; Troca de informações ( s).

6 Sabemos que... A internet pura e simplesmente é um meio e não um fim.

7 Também sabemos que... Que existe um grande déficit em termos de acesso digital no Brasil - Existem escolas que não possuem computadores; - Que apesar de haver aumento no número de pessoas acessando a internet no país, o computador é em muitos casos entendido como “artigo de luxo” - Não há um direcionamento para pesquisa na escola, sendo que na maioria das vezes os alunos acabam plagiando textos e/ou páginas inteiras da internet.

8 Para pensar... O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramenta e sua característica mais marcante que é o acesso à informação. Após um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências ea usa-la com ferramenta de expressão política e social. Prof. José Junio Lopes  Site Clube do Professor

9 Também sabemos que... Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

10 Importante JONASSEN (1996) classifica a aprendizagem em:
Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor; Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem; Aprender através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o LOGO); Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.

11 Para Celso Antunes

12 A História na internet Hoje há um grande número de blogs e sites voltados à História. O problema ao nosso ver são dois, basicamente: - Credibilidade; - Como tornar os recursos que a cada vez mais surgem em recursos para o fazer docente e acadêmico?

13 Fonte: Entrevista de Michel Goulart ao Instituto Claro

14 Referências A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR. Disponível em Último acesso: 08 janeiro /2010 Dicas para a criação de um blog educativo. Blog Falando de História. Disponível em: Último acesso em: 18 outubro 2011 ultimo acesso: 08/01/2010


Carregar ppt "A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google