A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart"— Transcrição da apresentação:

1 EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart

2 Os “caminhos” das águas e dos resíduos sólidos nas Vilas Elisabeth e Asa Branca em Porto Alegre: descobrindo rotas, desvendando hábitos, criando mapas

3 Este trabalho aborda os hábitos de consumo de água e de descarte de resíduos sólidos nas Vilas Elisabeth e Asa Branca (localizadas no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre/RS). Foi desenvolvido pelos estudantes-monitores do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) e pelo Laboratório de Tecnologias Educativas (LABTEC) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Belchior Marques Goulart, entre os meses de julho e outubro de 2013.

4 GRUPO DE TRABALHO Profa. Michele Rossoni Rosa Profa
GRUPO DE TRABALHO Profa. Michele Rossoni Rosa Profa. Raquel Caleghari Pacheco Angélica Maria Timm Guedes (13 anos - C22) Daiane Noronha Araújo (12 anos – C13) Daniela Welter (13 anos – C23) Eduarda Martins Vigil (12 anos – C13) Gabriel Welter dos Santos (13 anos – C21) Leonardo Digarais Flores (14 anos - C32) Morgana dos Santos Moreira (13 anos – C11) Raquel Cristina Carlos (12 anos - C12) Sabrina Tainá dos Santos Moreira (13 anos – C12) Samantha Farias Mattos (12 anos – C13) Vitória Caroline Nunes Scheffer (13 anos – C22) Thomaz William de Quadros (14 anos – C32)

5 O objetivos principais do projeto foram:
1) compreender os hábitos (entendidos como comportamentos repetidos regularmente) dos moradores quanto ao consumo de água e descarte de resíduos sólidos, através de entrevistas; 2) avaliar os hábitos identificados, tendo como referência a noção de sustentabilidade ambiental (que envolve a tomada de decisões e as ações para a proteção do mundo natural, preservando a capacidade do ambiente de sustentar a vida); 3) construir mapas digitais específicos sobre as comunidades, com os “caminhos” ou dinâmicas de movimentação das águas na Bacia do Lago Guaíba e de circulação de resíduos sólidos na região de Porto Alegre.

6 As etapas e metodologias de trabalho foram: 1) delimitação da região específica de pesquisa e geração de mapas digitais e impressos, utilizando o Google Maps; 2) pesquisa e síntese das informações sobre a região constantes no Atlas Ambiental de Porto Alegre; 3) pesquisa e síntese sobre o sistema de coleta e circulação de resíduos sólidos (“seco” e orgânico) no município e nas duas comunidades; 4) criação e aplicação de questionários de coleta de dados em domicílios da região delimitada;

7 7) construção de mapas digitais temáticos (utilizando o Google Earth).
5) discussão e análise dos dados e construção de gráficos, utilizando o Google Drive; 6) criação de temáticas relacionadas aos dados coletados e informações pesquisadas; 7) construção de mapas digitais temáticos (utilizando o Google Earth). Os vídeos a seguir demonstram as temáticas e mapas criados.

8 Localização

9 Hábitos das comunidades (gráficos)

10 Caminhos dos resíduos sólidos

11 Águas e a inundação (de 01/09/13)

12 Com este trabalho, conseguimos mapear alguns hábitos e concluímos que, nas ruas pesquisadas, predominam aqueles pouco sustentáveis entre os moradores, em relação à água e aos resíduos sólidos. Acredita-se que, em parte, isso se deve ao pouco conhecimento sobre a região e suas dinâmicas. Espera-se que o trabalho forneça informações úteis, que contribuam para o aprimoramento de hábitos sustentáveis na escola e nas comunidades. Os mapas criados estão sendo apresentados para professores e estudantes da nossa escola.

13 Equipe LABTEC-LIAU


Carregar ppt "EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google