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Pensamento Estratégico 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA.

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1 Pensamento Estratégico 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA Consultoria

2 Para Que? Como? Resultado Longo Prazo Resultado Curto Prazo Pensamento Estratégico O Que? Como? Agenda – Pensamento Estratégico

3 Pensamento Estratégico Processo Input Output Resultado? Para Que?

4 (Para Que?) Pensamento Estratégico Melhorar o Resultado Melhorar a Atitude Ter Plano de Ações Ter Plano Estratégico Saber o que fazer e o que Não fazer Ter Diagnósticos Saber para onde ir Definir o Objetivo Organização Foco em uma Oportunidade Descobrir Oportunidades

5 Para Que? Como? Melhorar os Resultados Plano Estratégico Pensamento Estratégico O Que é? Como Fazer? Pensamento Estratégico

6 Pensamento Estratégico Processo Input Output O Que? Como? Análise do Processo

7 Objetivo (Saber Para onde Ir) Plano Estratégico Diagnóstico (Saber O que fazer) Ações (Saber Como fazer)

8 SWOT Análise Plano Estratégico Oportunidades Objetivo ( Saber Para onde Ir)

9 Ferramentas de Análise 3´Cs Ohmae SW OT Análise InternaAnálise Externa Companhia Concorrentes Cliente 5 Forças Porter 7´S McKinsey PEST Scenario Plan. 5´PsBCG Value Innovation Focus Group Segmentação

10 Gelatina (produto) Oportunidade

11 Brainstorming – Oportunidade Inovar a Embalagem Novos Sabores Gelatina Pronta para Consumo Preparo com Água Fria Beleza da Mulher / Colágeno Sobremesa com Menos Calorias Vitaminas Brindes Surpresa Site com Jogos Tema: Oportunidades de Crescimento das Vendas – Gelatina

12 Gelatina (produto) Gelatina Pronta Melhorar a Embalagem Beleza da Mulher (Colágeno) Academias de Ginástica Mudar a Embalagem Beleza e Colágeno Esteticistas (Influenciadoras) Panfletos em Clínicas Cirúrgicas e Estéticas Programas ou Revistas de Beleza e Saúde Matéria sobre os Benefícios Gelatina Pediatras de Referência Médicos Nutricionistas Procurar Esteticista de Referência Beleza da Mulher (Colágeno) Esteticistas (Influenciadoras) Matéria sobre os Benefícios Gelatina Procurar Esteticista de Referência

13 Síntese = Causa e Efeito Gelatina e Beleza Percepção do Benefício do Colágeno da Gelatina Informação na Mídia por Influenciadores de Renome Albert Einstein: Insano é aquele que faz todo dia a mesma coisa e espera um resultado diferente Como?

14 Tema Gerar Opções Quantidade Análise Escolher Qualidade Síntese Foco Brainstorming: Intuição Emoção Sentimentos Escolha 3 Opções Intuição Emoção Sentimentos Racional: Diagrama de Causa e Efeito Modelo Mental A melhor forma de ter uma grande idéia e ter um monte de idéias - Linus Pauling Nada é mais perigoso que uma idéia, quando ela é a única que você tem - Emile Chartier Processo Decisório / Criativo

15 Tempo e Esforço Resultado 20% 80% = Produtividade 80/20 = 4 20/80 = 0,25 Produtividade relativa: (0,25) / 4 = 0,0625 = 6,25% = ( - 93,75% ) Foco = Princípio de Pareto = Regra 80/20 80% 20%

16 Pensamento e Ferramentas Quebra em partes Gerar opções, Criatividade, Adiar o Julgamento Análise Interna e Externa Racional, Emocional, Intuitivo, Sentimento Melhores Opções Racional, Emocional, Intuitivo, Sentimento Pode gerar necessidade de investigação ou Nova Análise Conexões, Combinações, Diagrama, Mapa Método Científico, Tentativa e Erro, Observação Simulação Cognitiva, Modelo Mental, Percepção Objetivo, Diagnóstico, Ações Iluminação, Ahá, Heureca, Descoberta, Aprendizagem, Novo Conhecimento, Mudança Racional, Emocional e Físico Entusiasmo Motivação, Comprometimento Pontos Essenciais: Ações, Diagnóstico, Objetivo Simplicidade e Clareza Comunicação Causa e Efeito É lógico! É Claro! É Obvio! Comprometimento Escolha Causa-Efeito Insight Síntese Análise

17 Objetivos (Para onde Ir?) Perguntas Chaves Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?) Para que? Qual o resultado? O que é? (análise) – (SMART) Quais são as partes componentes? O que é? (análise) Quais são as partes componentes? O que impede? (fatores externos) Por que não conseguimos? O que é necessário fazer? Quais são as partes componentes? Como fazer? Quem? Quando?... Ações de Avaliação

18 Objetivos (Para onde Ir?) Definir para Onde Ir Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?)

19 Brainstorming de Objetivos: O Que Eu Quero Celular Novo Conhecer a Nova Zelândia Conhecer Disneyland Park Fazer um MBA Ter um Aquário de Água Salgada Aprender a Nadar Aprender a Andar de Bicicleta Parar de Fumar Perder 10 Kilos Ter um Cachorro Ter um Videogame Novo

20 Auto-Realização Auto-Estima Socialização Segurança Fisiológica Necessidades de Maslow

21 Objetivos, Propósitos e Valores Objetivo (Necessidades ou Desejos) Resultado:Para Que?Por Que? Parar de Fumar EconomizarMinha SaúdeSaúde dos Filhos

22 Tomada de Decisão Planejamento Organização Agilidade Saber o Que Fazer Orientação Produtividade Organização Saber o Que Fazer Produtividade Agilidade Atingir Resultado Satisfação Pessoal Atinge Resultado Motivação Produtividade Atinge Resultado Para Que?

23 Para Que? Como? Atingir Resultados Saber o Que Fazer Tomada de Decisão O que fazer? Como Fazer? Síntese = Diagrama de Causa e Efeito

24 Ensinar meu Filho a Nadar Poder usar a Piscina do Prédio Fazer Exercício Físico Aprender a Nadar Satisfação de Brincar com a Família Mais Atenção para a Família Educação dos Filhos Ensinar o meu Filho a Nadar Segurança para o meu Filho Fazer Atividade com meu Filho (7 anos) Meu filho usar a Piscina do Prédio Fazer Atividade com meu Filho (7 anos) Felicidade Satisfação de Brincar com a Família Para Que?

25 Síntese = Diagrama de Causa e Efeito Para Que? Felicidade Brincar com a Família Aprender a Nadar

26 Objetivos (Para onde Ir?) Saber o Que Fazer Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?)

27 Objetivo: Resultado Desejado Sintoma: Problema Percebe Ação Sintomática ?=?= Diagnóstico: Obstáculo Descobre Ação Estratégica A problem well defined is a problem half solved - John Dewey Atitude Estratégica

28 Sintoma: Febre alta (Problema) Ação Sintomática: Tomar AAS Diagnóstico: Dengue (Obstáculo) Ação Estratégica: Repouso + Água Objetivo / Resultado: Saúde ?=?= Atitude Estratégica

29 FelizCarro Dinheiro $$ Casar com Mulher Rica Carro Dinheiro $$ Nova Idéia Ações Valores Crenças VisãoFeliz Casar/Família Namorar Impressionar Objetivos e Valores

30 Objetivo Diagnóstico = Obstáculo Rato Estratégico Problema 02 Problema 01 Problema 04 Problema 03

31 Diagnóstico = Obstáculo = Gargalo = Foco X Y Z Sintoma Diagnóstico Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível - Sun Tzu

32 Objetivo 02 Objetivo 01 Objetivo 04 Objetivo 03 Problema 02 Problema 01 Problema 04 Problema 03 Objetivo e Obstáculo

33 Objetivos (Para onde Ir?) Saber Como Fazer Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?)

34 Como eu posso comer um ELEFANTE inteiro? Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes Objetivo

35 Parte do Todo Parte do Todo Parte do Todo Parte Mecânica Parte Elétrica Combus- tível Parte da Parte Parte da Parte Parte da Parte Bateria Conexão do Cabo FusívelElemento Oxidação dos Pólos Apertar Parafuso Encaixar no Paraf. Chave de Boca Girar Horário Objetivo Todo Carro não Funciona Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes

36 Aprender Inglês Definir o que Gosta de Ler Procurar Textos na Internet Utilizar o Tradutor On-Line Ampliar o meu Vocabulário Praticar a LeituraAprender Gramática Conseguir EscreverConseguir Ler Conseguir Falar Heurística e Inovação Orquídeas ou Beija-Flores Pensamento Estratégico Conseguir LerPraticar a Leitura Definir o que Gosta de Ler Heurística e Inovação

37 Síntese = Diagrama de Causa e Efeito Ler em Inglês Praticar a Leitura Definir o q. gosto de Ler Albert Einstein: Insano é aquele que faz todo dia a mesma coisa e espera um resultado diferente Como?

38 Brainstorming De 3 a 5 opções Relação Causa-Efeito seentão Diagnóstico: Gargalo X Y Z Ações Obstáculo/Gargalo Objetivo Síntese - Efeito Dominó Objetivo Foco Análise - Diagnóstico X Mapa Decisório Foco se então Metodologia: Decision Mapping

39 Análise Sucessiva / Foco Análise Escolha 1/4 AnáliseEscolha 1/96 Elefante

40 Crescimento Exponencial de Idéias Objetivo Duas folhas de Flip-chart = 30 Idéias Em 6 níveis = 800 Mi. de Idéias

41 Intuição Descoberta Brainstorming Escolha Brainstorming Escolha Brainstorming Escolha Brainstorming Escolha Processo Heurístico / Relação de Causa e Efeito: Intuição Investigação Análise Descoberta Síntese Inovação Brainstorming Sucessivos Análise

42 Análise Sucessiva

43 Objetivos (Para onde Ir?) Solução de Problemas Diagnóstico (O que fazer?) Solução (Como?)

44 Processo Heurístico Consigo cobrir 64 Casas do Tabuleiro Com 32 Peças de Dominó Consigo cobrir 62 Casas do Tabuleiro Com 31 Peças de Dominó??? 04 Casas 02 Dominós 02 Casas 01 Dominó 16 Casas 08 Dominós 14 Casas 07 Dominós

45 Processo Heurístico 10 Pilhas com 10 Tijolos cada 09 Pilhas com Tijolos de 1 Kg 01 Pilha com Tijolos de 1,1 Kg 1 Pesagem – Balança Digital Qual a Pilha mais pesada? 03 Pilhas com 03 Tijolos cada 02 Pilha com 03 Tijolos de 1 Kg 01 Pilha com 03 Tijolos de 1,1 Kg 02 Pilhas com 02 Tijolos cada 01 Pilha com 02 Tijolos de 1 Kg 01 Pilha com 02 Tijolos de 1,1 Kg

46 Análise Escolha Síntese Novo Inovação

47 Para Que? Como? Resultado Longo Prazo Resultado Curto Prazo Objetivo O Que Fazer? Como Fazer? Síntese = Diagrama de Causa e Efeito

48 Para Que? Como? Feliz Fazer o que Gosta Facilitação Mostrar a Facilitação Q.I. = Amigos Síntese: Eurico CRIAVIVA

49 Pensamento Estratégico Linear X Criativo Lógico X Intuitivo Análise X Síntese Dom X Habilidade Fatos X Percepção Racional X Emocional Disciplina X Inspiração Sintomático X Diagnóstico Convergente X Divergente Consciente X Inconsciente Conhecimento X Imaginação

50 Pensamento Estratégico Fatos Criatividade Imaginação Percepção Insight Síntese Análise Racional Intuitivo

51 Racional Escolha-Foco Brainstorming Intuitivo Tempo Análise Fatos Sintomas Plano de Ações Criatividade, Imaginação Percepção, Diagnóstico Investigação, Descoberta Tentativa e Erro, Causa e Efeito Aprendizagem, Modelo Mental Insight Síntese Pensamento Estratégico Ação Sintomática Ação Estratégica Pensamento Estratégico

52 Estratégia = Síntese Insight (Iluminação) Gênio é 1% de Inspiração e 99% de Transpiração – Thomas A. Edison

53 Gênio = 1% Inspiração e 99% Transpiração 99% = Transpiração 1% = Inspiração Escolha Causa-Efeito Insight Síntese Análise A apresentação, somente da Síntese, gera Percepção de Genialidade

54 Racional Intuitivo Tempo SWOT Análise PEST Análise 3C; 7S; 5P 5W1H Análise Plano de Ações Gestão de Projetos Workshop Brainstorming Decision Mapping Facilitador Insight Síntese Ferramentas – Estratégia Pensamento Estratégico

55 Racional Intuitivo Tempo Folha de Verificação Gráfico de Pareto 5W1H Plano de Ações Brainstorming Espinha de Peixe – Ishikawa 5 Por Quês – Toyota Diagnóstico – Causa e Efeito Insight Síntese Melhoria Contínua – Kaizen Pensamento Estratégico

56 Serendipity Anotar a Idéia Objetivo Diagnóstico Ações Tensão de Tarefa Insight Nova Idéia Serendipity Inconsciente

57 Dúvidas? Perguntas ? 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA Consultoria

58 Apostilas com as Metodologias Seção Arquivos do Grupo Líder-Facilitador Clicar em = Entrar ID = JCIEstrategia Senha = criaviva entrar em: Clicar em : Site do Grupo Lider-Facilitador

59 CRIAVIVA Consultoria Nosso Negócio Facilitação de Reunião Team Coaching 80% Treinamento In Company Individual Coaching 20% Análise, Tomada de Decisão e Solução de Problemas: - Brainstorming - Decision Mapping 80% Gestão Estratégico do Tempo Estratégias de Liderança 20% Focus Group – Brainstorming Cliente Externo ou Interno 50% 10% Análise da Pesquisa de Clima Organizacional Planejamento Estratégico MKT + Vendas + Adm % Desenho de Processos Melhoria Contínua - Kaizen 10%

60 Obrigado! 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA Consultoria


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