A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas."— Transcrição da apresentação:

1 CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas

2 A República de Cuba é formada por cerca de 3. 175 ilhas e ilhotas
A República de Cuba é formada por cerca de ilhas e ilhotas. O país tem superfície total de km² e está situado ligeiramente ao sul do trópico de Câncer. A ilha de Cuba é a maior do grupo e ocupa sozinha uma área de km², o que perfaz quase 95% da terra firme de todo o arquipélago. Sua forma é alongada e orienta-se de noroeste para sudeste ao longo de cerca de 1.250km. A largura varia de 31 a 191km. Outra ilha importante é a da Juventude, antes ilha de Pinos (dos Pinheiros). O estado da Flórida, nos Estados Unidos, fica a 145km de distância.

3 Evolução Política de CUBA
Independência da Espanha, tendo recebido “ajuda dos norte-americanos” na luta contra os espanhóis Política econômica controlada pelos EUA , além dos efeitos da Emenda Platt que permitia a intervenção militar norte-americana. As ocupações ocorreram seguidamente : de 1906 a 1933. 1952- Golpe de Estado colocou o General Fulgêncio Batista no poder: sua ditadura estendeu-se até 1959. 1959- Movimento opositor de rebeldes, guerrilheiros liderados por Fidel Castro e Che Guevara tomaram o poder. 1961- invasão frustrada norte-americana na Baía dos Porcos.

4

5 Medidas norte-americanas para impedir movimentos semelhantes na América
Aliança para o Progresso Bloqueio econômico de Cuba Expulsão de Cuba da Organização dos Estados Norte-Americanos. Influência junto aos demais países para rompimento de relações com Cuba.

6 John Kennedy – Presidente dos Estados Unidos
A 8 de novembro de 1960, após uma disputadíssima campanha, Kennedy vence por uma diferença de votos, numa das eleições mais apertadas da história americana: 0,2% dos votos. Muitos atribuem a vitória de Kennedy a forma como aparecia na recente televisão, o carisma e a jovialidade eram passados com convicção. Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no século XX.

7 O respaldo da URSS Na década de 60, os problemas econômicos, os fracassos das guerrilhas, a morte de Che Guevara obrigaram Fidel Castro alinhar-se à URSS. Até o governo reformista de Gorbatchev, a dependência foi acentuada, quando então foi eliminada com o final URSS ( 1991). Termina os lucros da troca de exportação do açúcar e da importação do petróleo.

8 Cuba no final do século XX e início do XXI
Autorização de funcionamento de pequenas empresas privadas. 1994- investimentos estrangeiros nas áreas de turismo. 1998- Visita do Papa João Paulo II= aproximação da Igreja. Governo Bush: estabelecimento de novas restrições econômicas, e viagens dos cubanos residentes nos EUA à Cuba etc. Culminando com a ativação de Guantánamo. Presidente atual de Cuba= Raul Castro, irmão de Fidel Castro

9 Chile e a ditadura militar

10 A luta por esta independência foi mais longa que a do México e tivera o envolvimento dos britânicos no abastecimento de mercenários, armas e ajuda financeira. O líder separatista chileno Bernardo O’higgins obteve a ajuda do general criollo José de San Martin durante a luta emancipacionista iniciada em O mercenário britânico Lorde Thomas Cochrane teve destaque também na luta pela independência chilena.

11 Primeiros governos do Chile
As oligarquias conservadoras assumiram o controle político do país com o apoio da igreja. A sociedade era formada por uma grande massa de trabalhadores assalariados e por uma pequena elite,ligada ao latifúndio e ao setor exportador. Êxodo rural, urbanização, aumento do proletariado,maior camada média trouxeram mudanças politicas, como a formação de partidos políticos de esquerda e liberais nacionalistas. Presidente que se destacou foi Eduardo Frei que realizou algumas reformas moderadas que incluia a reforma agrária e o controle da indústria do cobre, até então nas mãos dos norte-americanos. As eleições de 1970 colocaram no poder Salvador Allende, socialista que adotou uma política independente dos EUA, nacionalizando empresas norte-americanas.

12 A Ditadura Militar 1973 – A direita chilena derruba Allende e um grupo de militares chefiados pelo General Pinochet inicia uma forte ditadura, responsável por milhares de mortos. 1980 -um plebiscito legitimou o regime ditatorial e o alinhamento com os Estados Unidos. 1983- A oposição forma grupos que lideraram a opinião pública e reavivam a esperança da redemocratização no país. 1987 – Após 8 anos de governo, Pinochet foi afastado do poder através de um plebiscito

13 Salvador Allende / Palacio de La Moneda

14 O Chile de Hoje A volta da Democracia acentuou-se com os presidentes eleitos: Patrício Aylwin, Eduardo Frei Ruiz Tagle, Ricardo Lagos que adotaram medidas favoráveis como privatizações, abertura de investimentos externo, diversificação das exportações . Julgamento de Pinochet, que para escapar da condenação alegou a senilidade. Chile atualmente destaca-se pela ser crescimento econômico , peça redução da miséria e pelo fim do analfabetismo.

15 A REVOLUÇÃO SANDINISTA
O Caso da Nicáragua A REVOLUÇÃO SANDINISTA

16 Nicarágua O movimento de independência teve início no princípio do século XIX, levando a Nicarágua a declarar a independência da Espanha em 1821.

17 A Evolução Política da Nicarágua
A Nicarágua tem tido governos constitucionais e outros em regime de exceção. Os conservadores governaram durante a segunda metade do século XIX mas em 1893 os liberais ganharam a presidência. As elites controlaram o poder e ligadas fortemente ao capital norte-americano. No início do século XX, sob o governo liberal de José Santos Zelaya, o país enfrentou uma insolvência financeira que motivou a intervenção dos Estados Unidos, que apoiaram a revolução que o derrubou Zelaya, em 1907 e apoiaram Adolfo Diaz. Os americanos passaram a controlar a alfândega, o banco central e as ferrovias do país. Os sucessores Emiliano Chamorro, Diego Manuel Chamorro e mais uma vez Adolfo Diaz tentaram acabar com os movimentos opositores, guerrilhas sufocadas pelos fuzileiros norte-americanos. O movimento das guerrilhas era liderado por Cesar Augusto Sandino que lutava contra a ocupação norte-americana. Sandino depõe armas frente à promessa de eleições livres na Nicarágua, mas acabou assassinado por ordem do General Somoza Garcia que iniciava a dinastia Somoza na Nicarágua

18 Forças oposicionistas: Somoza/ Sandino

19 Revolução Sandinista 1979-Revolução Sandinista, desafiou o poderio norte-americanoe fez sua popular. A Frente Sandinista de Libertação Naciona(FSLN) optou, desde sua fundação, pela luta armada para derrubar a família Somoza, instalada no poder desde a década de 30, com o apoio dos Estados Unidos. FSLN unificou a oposição e o presidente Anástasio Somoza foi deposto. Os sandinistas fizeram uma série de reformas sociais, mas enfrentaram fortíssima oposição do governo americano, que financiou um movimento guerrilheiro 1984- Daniel Ortega, líder da FSLN foi eleito. enfrentando a oposição da burguesia nacional o presidente nicaragüense, Daniel Ortega,foi derrotado em eleições por Violeta Chamorro, da União Nacional Opositora, de centro-direita, apoiada pelos Estados Unidos. 2006- Daniel Ortega voltou a ser eleito com um discurso mais moderado. O quadro geral da Nicarágua é bastante crítico com um desemprego de cerca de 50% da população economicamente ativa.

20 Bibliografia Básica Aquino, Jesus e Oscar
“História das Sociedades Americanas”- Edit. Ao Livro Técnico Patrícia Braick e Myriam Becho Cap.10 - em “ HISTÓRIA 3 -DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO


Carregar ppt "CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google