A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli."— Transcrição da apresentação:

1 M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli

2 Método Positivista. Fato Social. Centrado na Sociedade. Método Compreensivo. Ação Social. Centrado no Indivíduo. DurkheimWeber Regras e Normas Sociais Regras e Normas Sociais

3 Ação Social Por ação entende-se, nesse caso, um comportamento humano (tanto faz tratar-se de um, fazer externo ou interno, de omitir ou permitir) sempre que o agente ou os agentes o relacionem com um sentido subjetivo. Ação social, por sua vez, significa uma ação que, quanto ao seu sentido visado pelo agente ou os agentes, refere-se ao comportamento dos outros, orientando-se por esse seu curso. (WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília : Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999. p. 33)

4 A ÇÃO S OCIAL R EFERENTE A F INS O tipo de ação que se pratica levando em consideração o objetivo que se quer alcançar. As qualidades técnicas do indivíduo são mais evidenciadas.

5 A ÇÃO R EFERENTE A VALORES O tipo de ação que está baseado na convicção moral, ética ou religiosa. O indivíduo não está preocupado com os resultados de sua ação, mas sim em ser coerente com aquilo que acredita.

6 A ÇÃO A FETIVA A ação afetiva fica no limiar do objetivo da sociologia e da psicologia. O agente é motivado por um estado emocional.

7 A ÇÃO T RADICIONAL A ação tradicional é talvez a mais mecânica das motivações. O agente está sob o efeito da tradição, do costume, da obediência inconsciente à rotina.

8 T IPO I DEAL

9 P ARA ENTENDER UM CONCEITO CONSTROI - SE UM ARQUÉTIPO, UM MODELO, UMA REPRESENTAÇÃO QUE, EMBORA NUNCA SEJA ENCONTRADA NA REALIDADE, REPRESENTA CONCEITOS PELOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER O MUNDO Conceitos estáticos que não mudam de uma sociedade para a outra. Ex: massa, energia, potência. Mais de uma definição para muitos conceitos sociológicos. Ex: ideologia. Marx: falsa consciência das classes dominantes. Desviam o foco do homem da sua condição de exploração. Lênin, Gramsci e Mannheim: expressão de pensamento e visão de mundo ligada a qualquer classe. Ciências BiológicasCiências Sociais.

10 RelativismoVerdade Absoluta


Carregar ppt "M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google