A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO CONSUMIDORES DE MÍDIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO CONSUMIDORES DE MÍDIA"— Transcrição da apresentação:

1 A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO CONSUMIDORES DE MÍDIA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO CONSUMIDORES DE MÍDIA Ana Helena Meirelles Reis

2 Alguns dados de contexto familiar
Baixo nível cultural Menos disposição para brincar Para entender a criança e o jovem brasileiro dos grandes centros enquanto consumidores de mídia, é importante refletir um pouco a respeito do contexto familiar e socio-cultural em que esse consumo se dá o estudo Kiddo’s ,realizado com 1500 crianças de classe A, B e C residentes nos grandes centros nos mostra a seguinte realidade Menos tempo em casa 59% das mães trabalham fora, e têm portanto somente o período noturno para ficar com seus filhos somente 14% das crianças declaram brincar / jogar com os pais a atividade que mais fazem juntos é ir ao Shopping (36%) somente 16 a 17% dos pais têm curso secundário completo sendo que 20% dos pais e 16% das mães têm somente primário completo ou incompleto Alguns dados de contexto familiar

3 o consumo de mídia cresce e se diversifica
99% Assistem TV Assim, o contexto em que a criança e o jovem têm contato com os diferentes tipos de midia é dentro de casa, uma grande parte do tempo sozinha ou com os irmãos e à noite na companhia dos pais 87% Ouvem rádio 79% Lêem quadrinhos 34% Usam Internet 34% Lêem ou folheiam algum jornal (fonte: Kiddo’s ) Perfil de consumo de mídia - crianças e adolescentes

4 dos meios potencializa o
A interatividade dos meios potencializa o desejo de consumo A televisão continua portanto sendo o principal veículo de entretenimento e interação da criança com o mundo à medida em que ela cresce, o papel da televisão diminui e a importância dos outros meios aumenta mas principalmente entre 6 e 11 anos é a televisão que impulsiona o próprio consumo dos outros meios A interatividade entre a TV e o computador, as promoções e o consumo de produtos parece cada vez mais atraente às crianças elas votam através da Internet ou telefone, entram nos sites à procura de jogos, se interessam por promoções/concursos ....e pedem para os pais comprarem produtos anunciados Papel da televisão e sua influência sobre o consumo em geral e de outras midias

5 A criança e o jovem na Internet
sites visitados Para ilustrar essa relação entre TV e outros meios é só observar os dados de Kiddo’s em relação aos sites mais visitados pelas crianças os resultados do estudo apontam para esses 3 grandes grupos de sites visitados pelas crianças (por número de menções espontâneas a sites visitados) Canais de TV Personagens e / ou bonecos Jogos / música / esportes / bate-papo A criança e o jovem na Internet

6 o que ela está assistindo?
45.7 % das crianças assistem também com as mães 81% das crianças assistem TV durante 2 ou mais horas por dia Assistir televisão Quando, com quem e por quanto tempo? o que ela está assistindo? Somente 21.9% dessas crianças têm algum tipo de TV por assinatura Mais de 50% das crianças até 11 anos assistem TV entre18 e 21 horas 36.4 % das crianças costumam assistir TV sozinhos Quase 40% assistem até às 11hs da noite (fonte: Kiddo’s ) A criança e o jovem frente à TV

7 forte exposição ao conteúdo televisivo adulto
Dos programas de maior audiência pelas crianças e jovens entre 4 e 17 anos 10 A criança assiste não somente a programação infantil, mas sim toda a programação da televisão são programas considerados para adultos 8 novelas filmes programas humorísticos telejornalismo programas de auditório fazem parte da programação infanto-juvenil 2 forte exposição ao conteúdo televisivo adulto (fonte: Ibope Midia - Set. 2003) O que a criança e o jovem estão assistindo na televisão

8 preferência pela diversão e fantasia infantil
Dos programas citados pelas crianças entre 6 e 11 anos como seus preferidos 50 Eram programas infanto-juvenis 40 Mas na verdade gostariam de estar assistindo outros programas 21 eram desenhos 15 eram outros programas de ficção ou de apresentadores voltados para crianças e jovens 4 eram seriados ou telenovelas infantis Eram programas para adultos 10 preferência pela diversão e fantasia infantil (fonte: Kiddo’s ) O que a criança e o jovem gostam de assistir na televisão

9 Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens
Resultados preliminares da pesquisa qualitativa feita com pais de crianças entre 4 e 17 anos feita pela MultiFocus para o prêmio Midia-Q - Midiativa, que conta com a promoção do Grupo Meio & Mensagem e o apoio de outras entidades entre elas a Avina Na percepção dos pais, a exposição das crianças a uma grande parte da programação adulta da TV aberta e também a alguns dos programas infanto-juvenis vem gerando consequências indesejáveis para a formação dessas crianças e jovens A substituição do sonho infantil pela ilusão adulta Para os pais, esses programas privam a criança do mundo do faz de conta, da pura fantasia ao apresentarem um mundo em que as pessoas e as situações são reais, mas alimentam ilusões de riqueza, sucesso e felicidade Com isso, confundem as crianças e dificultam sua percepção do que é real e do que é imaginário Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens

10 Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens
A banalização do sexo, da violência e da própria linguagem A forma como a mulher é retratada na TV, as cenas de sexo e a sensualidade usadas e abusadas em nome do humor A violência, o “mundo cão”, a exploração da desgraça e degradação humana A banalização da linguagem, o uso incorreto do português e a pobreza do vocabulário Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens

11 Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens
O desrespeito ao próximo, a negação de valores éticos A discriminação e o preconceito retratados na exposição de pessoas ao ridículo, na caracterização de papéis em função da raça, cor, etc. A falta de solidariedade, de honestidade, de humildade e a desestruturação dos conceitos de família e das relações afetivas Indo frontalmente contra tudo aquilo que os pais tentam passar para os filhos Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens

12 Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens
O ditadura do consumo como forma de integração social A clara imposição à criança da necessidade de ter o que os outros têm para ser feliz e aceito pelo grupo, de ter “toda a coleção”ou de ter “a mais nova versão” Colocando os pais frente a um dilema cruel de ter que negar ao filho aquilo que pode ajudá-lo a se integrar ao grupo, numa idade em que essa aceitação social é fundamental Contribuição dessa programação para a formação das crianças e jovens

13 Algumas atitudes das crianças confirmam as preocupações dos pais
A supervalorização do “ter” e não do “ser” para ser aceito pelo grupo 65% das crianças se importam muito com a roupa que usam A imposição de um padrão de beleza e o incentivo ao hedonismo e à sensualidade 44% das crianças se preocupam com o peso O estudo Kiddo’s aponta para algumas evidências que confirmam as preocupações dos pais Muito mais em função de uma ilusão do sucesso e riqueza rápida e fácil do que pela profissão em si 14% dos meninos gostariam de ser jogadores de futebol 6% das meninas gostariam de ser cantoras e 5% modelos Algumas atitudes das crianças confirmam as preocupações dos pais

14 A televisão tem sido um caminho para a criança adquirir
conhecimento, e isso é fundamentalmente importante em lares cujos pais têm um baixo nível intelectual Mas por outro lado os primeiros resultados da pesquisa Midia-Q apontam para valores positivos e reconhecidos pelos pais na exposição de seus filhos à televisão A televisão é uma solução de baixo custo para o lazer de toda uma população que não pode, por questão de tempo e / ou dinheiro, levar os filhos constantemente para passear, ou brincar com eles A televisão vem socializando o acesso da criança ao mundo digital, à informatização, e incentivando o uso outras mídias A televisão é um caminho para os pais entenderem o mundo dos filhos e discutirem valores e comportamentos Outras evidências sugerem um importante papel que vem sendo cumprido pela TV

15 e nós, o que podemos fazer?
Para minimizar o efeito negativo da TV na formação de seus filhos, os pais estão procurando cada vez mais discutir com eles o conteúdo dos programas, de forma a gerar uma consciência crítica nas crianças Como lidar então com essa dualidade e quais as responsabilidades dos pais, dos educadores, dos meios de comunicação, do governo e da sociedade civil na reversão desse quadro negativo apontado pelos pais? e nós, o que podemos fazer? Pontos para reflexão


Carregar ppt "A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO CONSUMIDORES DE MÍDIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google