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Sistema de Informação Gerencial
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
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O conceito de sistema de informação
Sistema: genericamente designa todo o conjunto de elementos que interagem entre si, cumprindo determinados objetivos ou tarefas e situam-se em um contexto ambiental. É possível especificar um sistema a parti do paradigma de entrada-saída. A construção de um sistema requere a definição de seu objetivo. Uma empresa é um sistema organizacional no qual os recursos econômicos (entrada) são transformados por vários processos organizacionais (processamento) em bens e serviços (saídas). Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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O conceito de sistema de informação
Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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O conceito de sistema de informação
Informação: dados relacionados e contextualizados. São necessárias para que as organizações possam realizar a integração e a administração dos processos de negócio e das funções empresariais, a tomada de decisão nos diversos níveis organizacionais e a obtenção de vantagens competitivas. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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O conceito de sistema de informação
Informação: dados relacionados e contextualizados. São necessárias para que as organizações possam realizar a integração e a administração dos processos de negócio e das funções empresariais, a tomada de decisão nos diversos níveis organizacionais e a obtenção de vantagens competitivas. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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O conceito de sistema de informação
é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, rede de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. o objetivo geral dos sistemas de informação é disponibilizar para a organização as informações necessárias para que ela atue em um determinado ambiente. Os elementos de um sistema de informação são Dados Processador Informações Controle Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Recursos do sistema de informação
Pessoas Software Hardware Dados Redes Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Funções dos sistemas de informação
Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Funções dos sistemas de informação
Os dados são as entradas do sistema de informação, que podem ser coletados nas diversas fontes possíveis e, para que sejam relevantes e úteis, faz-se necessário que os dados sejam coletados, triados, juntados, armazenados, convertendo-se em informações, cujas atividades de coleta, classificação, armazenagem de dados e emissão de relatórios são feitas pelo processador do sistema. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Subdivisão dos sistemas
Diferentes tipos de sistemas para diferentes interesses, especialidades e níveis de uma organização. Estratégico Gerencial De conhecimento Operacional Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Assuntos estratégicos e tendências a longo prazo
Sistemas de nível estratégico Sistemas de nível gerencial Sistemas de nível de conhecimento Sistemas de nível operacional Assuntos estratégicos e tendências a longo prazo Monitorar, controlar, tomar decisão em relação ás atividades administrativas dos gerentes médios Dão suporte aos trabalhadores de conhecimento e de dados em uma organização. Suporte aos gerentes operacionais no acompanhamento das atividades e transações elementares da organização Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Subdivisão dos sistemas
NÍVEL OPERACIONAL Sistemas de Processamento de Transações (SPT) São os sistemas empresarias básicos que servem o nível operacional da organização. Um sistema de processamento de transações é um sistema computadorizado que executa e registra as transações rotineiras diárias necessárias para a condução do negócio. Há cinco categorias funcionais de SPT: Vendas/marketing Fabricação/produção Finanças/contabilidade Recursos humanos Tipos de SPT únicos para indústrias específicas Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Subdivisão dos sistemas
NÍVEL DE CONHECIMENTO Sistemas de Trabalho de Conhecimento (STC) e Sistemas de automação de Escritório (SAE) Suprem as necessidades de informação ao nível de conhecimento da empresa. Os sistemas de trabalho do conhecimento (STC) ajudam os trabalhadores do conhecimento, formado por gestores de maior qualificação. Os sistemas de automação de escritório (SAE) ajudam principalmente os trabalhadores, entretanto em um nível de formação mais operacional.Os SAE são aplicações de informática projetadas para aumentar a produtividade dos trabalhadores, dando suporte à coordenação e às atividades de comunicação de um escritório típico. Os SAE coordenam os diversos trabalhadores de informação, unidades geográficas e áreas funcionais: os sistemas se comunicam com clientes, fornecedores e outras organizações fora da empresa. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Subdivisão dos sistemas
NÍVEL GERENCIAL Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Dão suporte ao nível gerencial da empresa, proporcionando aos gerentes relatórios e, em alguns casos, acesso on line para o desempenho atual dos registros históricos da empresa. Tipicamente, eles são orientados quase exclusivamente para dentro e não para eventos externos ou ambientais. Os SIG dão suporte principalmente às funções de planejamento, controle e tomada de decisão no nível gerencial. Os SIG resumem e produzem relatórios sobre as operações básicas da empresa. A diferença entre SPT e SIG é que os dados de transações básicas de SPT são comprimidos e normalmente apresentados em longos relatórios que são produzidos regularmente. Os SIG normalmente servem gerentes interessados por resultados semanais, mensais, anuais e até atividades diárias. A maioria dos SIG usa rotinas simples tais como resumos e comparações, em oposição a sofisticados modelos matemáticos ou técnicas estatísticas. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Subdivisão dos sistemas
NÍVEL GERENCIAL Sistemas de Suporte de Decisões (SSD) Também dão suporte ao nível gerencial da organização. Os SSD ajudam os gerentes a tomarem decisões que são semiestruturadas, únicas, ou rapidamente modificadas e não facilmente especificadas com antecipação. Embora usem informação interna do SPT (sistema operacional) e do SIG (sistema gerencial), os SSD frequentemente trazem informação de fontes externas, tais como preço atual de ações, preços de produtos e campanhas dos concorrentes. O SSD possui mais poder analítico eu outros sistemas. Os SSD são projetados de modo que os usuários possam trabalhar diretamente com eles; esses sistemas incluem explicitamente um software amigável. Os SSD são interativos: os usuários podem trocar suposições, fazer perguntas novas e incluir novos dados. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Subdivisão dos sistemas
NÍVEL ESTRATÉGICO Sistemas de Suporte Executivo (SSE) Dão suporte ao nível estratégico da empresa, que enfocam decisões não estruturadas e criam um ambiente computadorizado e de comunicações generalizado em vez de fornecer qualquer aplicação fixa ou capacidade específica. Os SSE são projetados para incorporar dados sobre eventos externos, tais como uma nova lei tributária ou atividades de concorrentes, mas eles também extraem informações internas resumidas no SIG e SSD (sistemas gerenciais). Eles filtram, comprimem e monitoram dados vitais, enfatizando a redução de tempo e exigindo esforços para obter informações proveitosas para executivos. Os SSE empregam os mais avançados softwares gráficos e podem produzir gráficos e dados de muitas fontes imediatamente para o escritório de um executivo sênior ou para uma sala do conselho. Os SSE não são projetados para resolver problemas específicos. Fornecem uma capacidade de computação e telecomunicações generalizada que pode ser aplicada para mudar a ordem dos problemas. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Classificação dos sistemas de informação
Sistemas de Apoio às Operações Sistemas de processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas Colaborativos Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva Classificação dos sistemas de informação Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Classificação dos sistemas de informação
Sistema de apoio às operações Sistema de processamento de transações: registram e processam dados resultantes de transações das empresas, de dois modos básicos: (1) acumulados durante certo período de tempo e periodicamente processados; (2) processamento em tempo real, imediatamente após uma transação comercial efetuada. Sistemas de controle de processo: monitoram e controlam processos físicos, muito utilizados nos controles de processos industriais. Sistemas colaborativos: aumentam as comunicações e a produtividade de equipes e grupos de trabalhos. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Classificação dos sistemas de informação
Sistema de apoio gerencial Sistemas de informação gerencial: fornecem informação na forma de relatórios padronizados e exibições em vídeo para os gerentes. Sistema de apoio à decisão: dão suporte computacional direto ais gerentes em forma de apoio interativo ad hoc para o processo de decisão dos gerentes. Sistemas de informação executiva: fornecem informação crítica em quadros de fácil visualização para vários gerentes. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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Referências AUDY, Jorge Luis Nicolas; ANDRADE, Gilberto Keller de; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistemas de informação. Porto Alegre: Bookman, 2005. CHIUSOLI, Cláudio Luiz; IKEDA, Ana Akemi. Sistema de informação de marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2010. LAS CASAS, Alexandre Luzzi; GARCIA, Maia Tereza (orgs.). Informação em marketing: utilização da tecnologia de informação como diferencial em estratégias de marketing. São Paulo: Novatec Editora, 2007. Tema da Apresentação 25 de março de 2017
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