A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

2 DEMANDA TURÍSTICA 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães2

3 O que é demanda turística? –Número de bens e serviços turísticos que as pessoas desejam e são capazes de consumir, por um determinado valor e em um determinado período de tempo (LAGE & MILONE, 2001). Demanda Turística 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães3

4 Demanda real ou efetiva; Demanda reprimida; –potencial –protelada Substituição da demanda ou redirecionamento de demanda; Sem demanda Tipos de demanda turística 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães4

5 Planejamento do consumo turístico (decisões que são tomadas antes da viagem): O que o turista gostaria de fazer? Para onde gostaria de ir? Quanto há de renda disponível para gastar? Quais são as formas de crédito e parcelamento? A renda disponível durante o parcelamento é suficiente? Como analisar a demanda? 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães5

6 O estudo da demanda turística permite conhecer: –O perfil dos visitantes e suas motivações (potenciais e atuais) –Percepção, apreciação e satisfação aos atrativos pelos visitantes –As necessidades e o processo de decisão associados ao consumo –O impacto dos diversos efeitos das várias táticas promocionais –A percepção do risco em aquisições turísticas –Os diferentes segmentos de mercado –Como melhorar as chances de sucesso em marketing –Localização geográfica dos visitantes –Etc. Demanda Turística 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães6

7 Desejos e Necessidades 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães7

8 Desejos e Necessidades 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães8

9 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães9 Atrair e manter turistas satisfeitos requer, portanto, que conseguimos desenvolver centros de investigação que nos permitam gerar conhecimento e informações a respeito do comportamento tão diferenciado de tal demanda. Castrogiovanni, 2001

10 A segmentação de mercado, de modo geral, visa identificar: os motivos da viagem; a composição do grupo de viagem; o âmbito geográfico da viagem; o local da prática do turismo; o tipo de transporte e alojamento utilizado; a época e a duração da viagem; os serviços requeridos; as atividades desenvolvidas; o tipo de viagem; o grau de fidelidade do consumidor; os gastos, além das características do comprador como: nível de renda; características demográficas; econômicas; geográficas; e psicográficas entre outras. RABAHY, p Segmentação em Turismo 26 de janeiro de 2014 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães10


Carregar ppt "Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google