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Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 7º Ano Cultura na Colônia

2 Qual a identidade cultural do povo brasileiro?
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia Qual a identidade cultural do povo brasileiro? O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Meu maestro soberano Foi Antonio Brasileiro (Para Todos, Chico Buarque)

3 E quem é Antonio Brasileiro?
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia E quem é Antonio Brasileiro? "[...] Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos, seremos sempre servos da maldade destilada e instilada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria.“ (Darcy Ribeiro, 1995) Disponível em

4 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Darcy Ribeiro, antropólogo brasileiro, em sua obra “O povo brasileiro” aborda a história de sua formação, a partir do encontro dos europeus, africanos e indígenas no período em que o Brasil foi colonizado por Portugal. Darcy Ribeiro - antropólogo, educador, político e escritor brasileiro, Imortal da Academia. Imagem: André Koehne / GNU Free Documentation License

5 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Mas o que é cultura? “Aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

6 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

7 Índio nativo Negro africano
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia Portanto, percebemos que uma cultura não vem pronta e acabada, ela se forma no dia a dia, no contato, na troca de experiências. A cultura colonial se forma a partir destes encontros Índio nativo Branco europeu Negro africano

8 História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia
A sociedade colonial se forma a partir das três matrizes étnicas, independentemente da condição social, é incontestável a contribuição cultural de cada uma. A significativa presença destas etnias, as atividades comerciais e produtivas, a catequese imposta aos indígenas, a influência europeia, foram elementos essenciais para a formação cultural no período colonial. Índios, negros, mulatos e brancos manipulam as brechas no ritual da festa e as impregnam de representações de sua cultura específica. Eles transformam as comemorações religiosas em oportunidade para recriar seus mitos, sua musicalidade, sua dança, sua maneira de vestir-se e aí reproduzir suas hierarquias tribais, aristocráticas e religiosas. (...) o Estado Moderno está, por outro lado, empenhado em modificar os códigos culturais que desabrochavam na Colônia (p. 89)DEL PRIORE, Mary Lucy. Festas e Utopias no Brasil Colonial. São Paulo, Brasiliense, 2000

9 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Segundo a historiadora Mary del Priore, as festas foram elementos importantes na estrutura cultural da colônia. A presença das danças na festa é ainda um resquício do processo de catequese sofrido por essas populações. Dançava-se a chegança, a chula, o coco, o gongo, o lundu; dança de raízes africanas e ibéricas. DEL PRIORE, Mary Lucy. Festas e Utopias no Brasil Colonial. São Paulo, Brasiliense, 2000

10 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia A cultura religiosa A cultura religiosa foi o mais importante instrumento de colonização. Toda ela “importada” pelos jesuítas, que exerceram por três séculos o monopólio da educação, do pensamento culto e da produção artística.

11 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia A mineração, no século XVIII, trouxe uma série de transformações sociais. A urbanização, o desenvolvimento de um mercado interno, o surgimento de camadas intermediárias, a abundância de trabalhadores livres. Este novo grupo social busca uma cultura que a distinga dos trabalhadores braçais. Logo se tornaram consumidores da erudição e cultura europeias. Inicialmente influenciados pelos jesuítas, esta camada consegue algum grau de liberdade intelectual após a reforma pombalina que expulsa estes padres.

12 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Nasceu assim uma sociedade diferenciada, constituída não só de mineradores como de negociantes, advogados, padres, fazendeiros, artesãos, burocratas, militares (...) A vida social concentrou-se nas cidades, centro de residências, dos negócios, das festas comemorativas. Nelas, ocorriam manifestações culturais no campo das artes, das letras e da música. FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil, 2009 p.55

13 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Em Minas Gerais, desenvolveu-se a arquitetura civil. No Nordeste, as cidades não tiveram os esplêndidos edifícios públicos de Minas Gerais; faltaram-lhes as torres e os portões dos edifícios de Ouro Preto e as linhas harmoniosas dos de Mariana. Fonte:  Rua da cidade de Mariana-Minas Gerais - Brazil Imagem: Tecnocrata / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

14 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia O movimento barroco, surgido na Europa, repercutiu profundamente no Brasil colonial, através dos jesuítas. Porém, como o enriquecimento do país foi progressivo, a igreja só podia ornamentar-se à medida que as riquezas aumentavam. Fonte: 

15 História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia
Sugestão de atividade: observar os aspectos da arquitetura, da pintura e escultura mineiras nas imagens, para identificar as características predominantes no estilo barroco. Convento de São Francisco do Largo da Carioca - Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência - Teto da nave Papai nao identificada, Sacristia da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Salvador MestreAtaide Imagens: (a)Manuel da Costa Ataíde / public domain; (b) Halleypo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; (c) Autor desconhecido / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

16 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Apesar da influência inicial do Barroco europeu, a arte barroca no Brasil assumiu características próprias. A arte barroca evoca a religião em cada detalhe: Altares geralmente em madeira Ricos ornamentos espirais ou florais, entalhados com figuras de anjos e imagens revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pela capela da nave central, teto representando geralmente um céu em perspectiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.

17 Minas Gerais: o barroco mineiro
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia Minas Gerais: o barroco mineiro "O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil.  Muitas vezes, seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII". (Saga: a grande História do Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1981, vol. 2-p.127)

18 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia O maior expoente do barroco mineiro é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Escultor, entalhador e arquiteto, Aleijadinho trabalhava principalmente em Vila Rica, atual Ouro Preto, e Congonhas do Campo. Tem obras espalhadas em São João Del Rey, Sabará e Mariana. Profeta Ezequiel - Doze profetas de Aleijadinho Congonhas Minas Gerais Imagem: Aleijadinho/ disponobilizado por Luis Rizo / public domain.

19 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia A literatura e o teatro, influenciados pelo universo religioso, trazem um discurso retórico e moralizante. Os primeiros sinais de uma produção cultural de caráter nativista aparecem no livro de poemas Música no Parnaso, de Manoel Botelho de Oliveira ( ). Significativa é também a obra satírica de Gregório de Matos e Guerra, que traça amplo painel da vida na Bahia.

20 Literatura de informação
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Cultura na Colônia Literatura de informação Nos séculos XVI e XVII, destacamos a chamada Literatura de Informação ou dos Viajantes, que abordava aspectos do cotidiano dos colonos e nativos e fornecia, em muitos casos, informações detalhadas sobre natureza, clima, alimentação, etc. Merecem destaque:          - História do Brasil, do Frei Vicente do Salvador.          - História da Província de Santa Cruz e Tratado da Terra do Brasil, de Pero de Magalhães Gandavo.          - Tratado Descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa.          - Cultura e Opulência das Terras do Brasil, do Padre Antonil.          - Viagens e Aventuras no Brasil, de Hans Staden.          - História de Uma Viagem Feita à Terra do Brasil, de Jean de Léry. - A obra religiosa e didática do Padre Anchieta (poemas, autos, etc.).          Destaque maior ainda merecem os autores do estilo Barroco no Brasil:          Gregório de Matos e Guerra, conhecido como Boca do Inferno, que, apesar de se inspirar nas regras do Barroco europeu, desenvolveu ideias próprias e retratou a sociedade brasileira colonial, principalmente com seus poemas satíricos, como Os Epílogos.          O padre Antônio Vieira foi o maior orador religioso da língua portuguesa, com seus famosos Sermões (Sermão da Sexagésima, Sermão dos Peixes, Sermão para o Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda, etc.).

21 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Gregório de Matos foi um importante poeta colonial brasileiro do século XVII Frontispício De Edição De 1775 Dos poemas De Gregório de Matos. Boca do inferno foi o apelido dado a Gregório por sua ousadia em criticar a Igreja Católica, muitas vezes ofendendo padre e freiras. Também criticava a cidade de Salvador, BA. Uma cidade tão nobre, uma gente tão honrada veja-se um dia louvada desde o mais rico ao mais pobre: cada pessoa o seu cobre, mas se o diabo me atiça, que indo a fazer-lhe justiça algum saia a justiçar, não me poderão negar que por direito, e por Lei esta é a justiça, que manda El-Rei Trecho tirado do poema “Finge que Defende a Honra da Cidade e Aponto os Vícios de Seus Moradores” Imagem: André Koehne / public domain

22 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Arcadismo Mineiro No século XVIII, destacamos o Arcadismo Mineiro, com seu bucolismo e com sua linguagem mais simples que a do Barroco. Seus autores usavam pseudônimos, imitando os europeus e quase todos participaram da Inconfidência Mineira.

23 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Arcadismo  Na literatura, a região vê nascer o arcadismo, primeira escola literária da colônia. Por volta de 1760, surge um movimento literário específico da região das minas, o arcadismo. Privilegia o bucólico e a simplicidade, utiliza imagens da mitologia e modelos literários greco-romanos. Destacam-se a obra lírica de Tomás Antônio Gonzaga e os poemas épicos de Cláudio Manuel da Costa. Os árcades mineiros criticam a opressão colonial e participam da Inconfidência Mineira.

24 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia Entre as características do movimento no Brasil, destacam-se a introdução de paisagens tropicais, como em Caramuru, valorização da história colonial, o início do nacionalismo e da luta pela independência e a colocação da colônia como centro das atenções. Caramuru Imagem: 555/ public domain

25 História, 7º Ano do Ensino Fundamental
Cultura na Colônia No século XIX, o sistema colonial entrou em crise por uma série de fatores Novas ideias; Transformações econômicas e sociais; Desenvolvimento das colônias – resultado do investimento e das explorações realizadas pelos colonizadores – gerando na população colonial o sentimento de emancipação.

26 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 4 André Koehne / GNU Free Documentation License 03/09/2012 13 Tecnocrata / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 15A Manuel da Costa Ataíde / public domain 15B Halleypo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 15C Autor desconhecido / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 18 Aleijadinho / disponobilizado por Luis Rizo / public domain. 21 André Koehne / public domain 24 555/ public domain


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