A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS."— Transcrição da apresentação:

1

2 CITAÇÕES E REFERENCIAS

3 DIFERENÇAS ENTRE BIBLIOGRAFIA E REFERENCIA

4 COMO ELABORAR LISTA DE REFÊRENCIA
Deve-se utilizar uma das normas da ABNT:NBR 6023 publicada em 2002. Pode ser elaborada de acordo com o sistema utilizado para citação:AUTOR-DATA ou NUMÉRICO.

5 COMO ELABORAR REFÊRENCIAS
LIVROS SEM SUBTÍTULO: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR,Demais nomes. Título do livro. edição.Reimpressão. Local: Nome principal da editora, ano.

6 Livros com subtítulo: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes. Título do livro: subtítulo. edição.reimpressão (se tiver). Local: Nome principal da editora, ano.

7 LIVRO COM DOIS AUTORES ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes; ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes. Título do livro: subtítulo. edição.reimpressão (se tiver). Local: Nome principal da editora, ano.

8 Capítulo de livro com autor diferente do autor do livro:
ÚLTIMO SOBRENOME, Demais nomes do autor do capítulo. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Demais nomes do AUTOR DO LIVRO. Título do livro. Edição.Reimpressão. Local: Nome principal da editora,ano. número do capítulo, página inicial e final do capítulo.

9 Artigos Científicos: Revistas Impressas
ÚLTIMO SOBRENOME, Demais nomes do autor.Título do artigo. Nome da revista, Local de publicação da revista, volume, número, página inicial e final do artigo, mês de publicação da revista, ano.

10 Artigos Científicos: on line
ÚLTIMO SOBRENOME, Demais nomes do AUTOR.Título do artigo. Nome da Revista, Local de publicação da revista, volume, número, mês de publicação da revista, ano. Endereço completo da home page. Data do acesso.

11 Trabalhos monográficos: TCC, monografias, dissertações e teses
AUTOR. Título do trabalho. Local onde foi defendido. Ano. Número total de folhas. Classificação do trabalho. (Título obtido e a área)–Nome da Universidade, Localização da universidade, ano da defesa.

12 Legislação JURISDIÇÃO. Título. Numeração,data e todos os dados de onde pode ser localizada.

13 EXEMPLO DE CONSTITUIÇÃO ON LINE
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de Disponível em:< Acesso em:20 abr. 2008

14 Decreto Estadual em Revista
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº , de 20 de janeiro de Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n.3, p , 1998.

15 Emenda da Constituição publicada em revista
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez

16 Código Civil BRASIL. Código Civil. São Paulo:Saraiva, 1995.

17 VADE MECUM SARAIVA SARAIVA. Vade Mecum Saraiva. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

18 Documento Jurídico: impresso no Diário Oficial
BRASIL. Medida provisória nº , de 11 de dezembro de Diário Oficial[da] República Federativa do Brasil,Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez Seção 1, p

19 Documento jurídico em meio eletrônico: website
BRASIL. Lei nº 9.887, de dezembro de Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, DF, 8 dez Disponível em:< Acesso em: 15 abr

20 Documento jurídico em meio eletrônico: CD-Rom
BRASIL. Legislação brasileira: normas jurídicas federais, bibliografia brasileira de Direito. 7. ed. Brasília: Senado Federal, CD-ROM

21 Jurisprudência BRASIL. Supremo Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Federais, São Paulo, v. 10, n.103, p , mar

22 Jurisprudência SÃO PAULO. Tribunal de Justiça de São Paulo. Habeas-corpus nº /0-00. São Paulo, 19 de março de 2008.Disponível em: < Acordao= >. Acesso em: 22 abr.2008.

23 CITAÇÃO É a menção de uma informação extraída de uma determinada fonte.

24 TIPOS DE CITAÇÕES Citações Diretas ou Formais ou Transcrição – tirar de forma idêntica. Citações Indiretas ou Conceptuais ou Paráfrase; Citação Livre doTexto

25 Todos os tipos de citações devem ser identificadas.
Para isso deve constar a fonte consultada.

26 POR QUE SE DEVE IDENTIFICAR AS FONTES UTILIZADAS NAS CITAÇÕES
Para sustentar as afirmações; Para prestar credibilidade ao trabalho. Toda documentação consultada deve ser obrigatoriamente citada em decorrência aos direitos autorais.

27 O QUE É PLÁGIO? “[...] apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem [...]”.

28 FRAUDE ACADÊMICA Transcrição de uma ou várias laudas de obras sem a respectiva indicação do autor; Cópia integral de trechos de qualquer documento, seja livro, revista, artigo, monografia, tese, entre outros mediante meras alterações de palavras, mas sem modificação do conteúdo;

29 Paráfrase (explicação mais desenvolvida de um texto, conservando-se a idéia original)sem a citação das fontes; citar as fontes Utilizar trechos de obras publicadas na internet e outros, citar os autores Encomendar trabalhos para “profissionais especializados” (internet ou não); Cópia, pura e simples, do trabalho do colega de classe que permitiu ou não que fosse feito.

30 O que diz a Lei 9610/98? A previsão de crime de violação de direito autoral contida na norma do artigo 184 tem o seguinte preceito: “Violar direito autoral: Pena –detenção, de 3 (três) meses a 1(um) ano, ou multa.”

31 E os seus parágrafos, 1º e 2º respectivamente,consignam:
§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, [...]: Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, [...]. §2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, [...], adquire, [...], empresta, troca [...], com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, [...], produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.

32 Em qualquer um dos casos citados o aluno sempre faz com a intenção de enganar porque se pretende ganhar algo à custa de outrem, portanto são situações cabíveis de penalidades.

33 HÁ DUAS MANEIRAS DE IDENTIFICAR AS FONTES UTILIZADAS
Sistema autor-data Sistema numérico

34 COMO DEVE SER O SISTEMA NUMÉRICO
Os documentos utilizados para elaboração da monografia deverão ser identificados por números.

35 SISTEMA DE CITAÇAO AUTOR-DATA

36 COMO IDENTIFICAR A FONTE PELO SISTEMA AUTOR-DATA
1. pelo sobrenome do(s) autor(es). 2. pela instituição responsável 3. pela primeira palavra do título quando não houver indicação do autor.

37 CITAÇAO DIRETA Quando o aluno faz transcrição literal de um trecho de uma obra Deve-se respeitar a pontuação e ortografia do autor citado.

38 COMO FAZER UMA CITAÇAO DIRETA CURTA
Até 3 linhas : Devem aparecer entre aspas duplas dentro do parágrafo Devem ser acompanhadas de indicações exatas dos documentos de onde foram retiradas.

39 COMO FAZER UMA CITAÇAO DIRETA LONGA
Acima de 3 linhas : Devem aparecer em outro parágrafo, com recuo de 4 cm da margem esquerda com letra 10. Devem ser acompanhadas de indicações exatas dos documentos de onde foram retiradas

40 CITAÇOES INDIRETAS Quando sínteses pessoais reproduzem fielmente as idéias de outros autores.

41 SISTEMA AUTOR - DATA NÃO é necessário indicar a página.
Indicar o último sobrenome do autor e a data de publicação do trabalho quando for o sistema autor-data

42 CITAÇAO DE CITAÇAO •É citar um texto que já foi citado no documento que está sendo consultado. Só utilizar quando NÃO existir a possibilidade de consultar os originais.

43 COMO IDENTIFICAR QUE É CITAÇAO DE CITAÇAO
Empregar a expressão latina apud.

44 CITAÇAO DE CITAÇAO Pode ser uma: • citação direta curta ou longa; • citação indireta.

45 CITAÇAO FEITA A PARTIR DE DOCUMENTO QUE TENHA UM ÚNICO AUTOR
identificar apenas o último sobrenome e o ano de publicação respeitando a seguinte forma:

46 CITAÇÃO FEITA A PARTIR DE DOCUMENTO QUE TENHA DOIS AUTORES
identificar apenas o último sobrenome de cada autor e o ano de publicação respeitando a seguinte forma: entre parênteses devem ser separados por ponto-e-vírgula:

47 incluídos na sentença:
Dutra-de-Oliveira e Marchini (1998)

48 CITAÇÃO FEITA A PARTIR DE DOCUMENTO QUE TENHA 3 AUTORES
Identificar apenas o último sobrenome de cada autor e o ano de publicação respeitando a seguinte forma: entre parênteses devem ser separados por ponto-e-vírgula incluídos na sentença: Contran; Kuman; Collis (2000)

49 CITAÇÃO DE 4 OU MAIS AUTORES
•identificar apenas o último sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. e o ano de publicação. Sempre estará em letras minúsculas e na forma abreviada: et al.

50 entre parênteses após o al. Deve ter ponto e depois a vírgula:
incluído na sentença o al. é seguido somente de ponto:

51 COMO IDENTIFICAR UMA CITAÇÃO INDIRETA COM OBRAS DIFERENTES
Os autores devem: • estar entre parênteses: • ser separados por ponto-e-vírgula: • e em ordem alfabética:


Carregar ppt "CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google