A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bernadete Maria Dalmolin Os fios se tecem no cotidiano uma guia para o cuidado em saúde mental 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bernadete Maria Dalmolin Os fios se tecem no cotidiano uma guia para o cuidado em saúde mental 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso."— Transcrição da apresentação:

1 Bernadete Maria Dalmolin Os fios se tecem no cotidiano uma guia para o cuidado em saúde mental 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública Painel: Novas estratégias de cuidado em saúde mental

2 Estive doente dos olhos da boca dos nervos até destes olhos que viram mulheres perfeitas da boca que recitou poemas em brasa ah... dos nervos manchados de fumo e café Estive doente não quero escrever Eu quero um punhado de estrelas maduras Eu quero a doçura do verbo viver. Poema de autor desconhecido. Encontrado em hospital psiquiátrico do Estado de Pernambuco. (Camargo, 1991, p.51)

3 SOFRIMENTO PSÍQUICO Compreendido a partir de uma perspectiva complexa Vinculado a situações singulares da existência Não impede a existência de desejos e de continuar acessando a trama do cotidiano Aspectos geralmente encobertos, esquecidos ou desqualificados na inter-relação estabelecida com os profissionais de saúde, quando, na verdade, constituem-se canal, em forma de expressão e de expansão de possibilidades reais de vida.

4 MAPEAMENTO DA TRAJETÓRIA DE BEIJA-FLOR

5 NO DRIBLE ENTRE A LIBERDADE E A CAPTURA NO DRIBLE ENTRE A LIBERDADE E A CAPTURA Rua / bairro: Principal território de expressão e expectativa Lugar de construção de auto-imagem e desempenho de papeis sociais Investimento na existência masculino, articulando trabalho e gênero Trabalho como valor social Família – lugar ambíguo

6 MAPEAMENTO DA TRAJETÓRIA DE SABIÁ

7 A CRISE E AS REFERÊNCIAS DO TERRITÓRIO A CRISE E AS REFERÊNCIAS DO TERRITÓRIO Desmoronamento do território psicossocial Privação das relações afetivas e sociais Novas conexões: reintegração familiar sociabilidade por meio das práticas religiosas

8 MAPEAMENTO DA TRAJETÓRIA DE JOÃO-DE-BARRO

9 UMA TRAVESSIA DE LUTA E RESISTÊNCIA ÀS LIMITAÇÕES ORIUNDAS DESSA EXPERIÊNCIA DE VIDA UMA TRAVESSIA DE LUTA E RESISTÊNCIA ÀS LIMITAÇÕES ORIUNDAS DESSA EXPERIÊNCIA DE VIDA O esfacelamento de sua identidade Busca no contexto problemático as possibilidades de novos sentidos Família e rede social sólida Família e rede social sólida Estratégias por dentro dos serviços de saúde e da justiça. Estratégias por dentro dos serviços de saúde e da justiça.

10 MAPEAMENTO DA TRAJETÓRIA DE POMBA-ROLA

11 ENTRE A CASA E SEUS INTERLOCUTORES IMAGINÁRIOS ENTRE A CASA E SEUS INTERLOCUTORES IMAGINÁRIOS Os limites de quem perdeu a possibilidade de encadear o seu mundo ao mundo social Diminuição das trocas e aumento da dependência em quase todos os aspectos da vida Rede social – da rua para casa Os fracassos dos papeis esperados (feminino)

12 O COTIDIANO VAI REVELANDO DUAS GRANDES CARTOGRAFIAS ENTRELAÇADAS O COTIDIANO VAI REVELANDO DUAS GRANDES CARTOGRAFIAS ENTRELAÇADAS Cartografia do Bairro/espaço público Incorporação de estratégias dotadas de fundamental capital afetivo e simbólico, que alimentam esperanças, fazendo com que o desejo, ou o desamparo, possam encontrar meios de se exprimir. Lugar do exercício e da construção dos vínculos identitários que fazem a sua própria sustentação. Cartografia do Bairro/espaço público Incorporação de estratégias dotadas de fundamental capital afetivo e simbólico, que alimentam esperanças, fazendo com que o desejo, ou o desamparo, possam encontrar meios de se exprimir. Lugar do exercício e da construção dos vínculos identitários que fazem a sua própria sustentação. Cartografia das instituições de saúde Prevalência de uma compreensão da doença mental oriunda da psiquiatria - discurso competente. Endereçamento para o sistema psiquiátrico tradicional – o batismo à institucionalização desde a primeira crise. Marcas da instituição total, expressa nas rotinas institucionais centrada na normalização, na disciplina,... Projetos terapêuticos determinados pelas equipes. Cartografia das instituições de saúde Prevalência de uma compreensão da doença mental oriunda da psiquiatria - discurso competente. Endereçamento para o sistema psiquiátrico tradicional – o batismo à institucionalização desde a primeira crise. Marcas da instituição total, expressa nas rotinas institucionais centrada na normalização, na disciplina,... Projetos terapêuticos determinados pelas equipes.

13 FAMÍLIA – SUSTENTAÇÃO – DILEMAS – CONFLITOS Sobrecarga familiar Falta de suporte terapêutico Limite da capacidade cuidadora Transferência do cuidado Sobrecarga familiar Falta de suporte terapêutico Limite da capacidade cuidadora Transferência do cuidado Presença de PACTOS entre a família e a instituição de saúde Dificuldade em escapar da lógica instituída, naturalizando a institucionalização como o principal caminho para situações psíquicas tão diversas.

14 A COMPLEXA TEIA DE RELAÇÕES TECIDO QUE SE TECE JUNTO A COMPLEXA TEIA DE RELAÇÕES TECIDO QUE SE TECE JUNTO FAMÍLIAFAMÍLIA E S P A Ç O P Ú B L I C O SERVIÇOSSAÚDESERVIÇOSSAÚDE Focos mais ativos de subjetivação desses sujeitos que podem oferecer resistência à homogeneização serializante da doença.

15 ENTRECRUZAM-SE TEMAS QUE EXPRESSAM O DESEJO DE VIVER E DE PERTENCER A UM LUGAR SOCIAL ENTRECRUZAM-SE TEMAS QUE EXPRESSAM O DESEJO DE VIVER E DE PERTENCER A UM LUGAR SOCIAL Luta para evitar perdas (de referências) buscando a preservação e a reconstrução da identidade Luta para evitar perdas (de referências) buscando a preservação e a reconstrução da identidade Associação aos códigos do lugar (trabalho, gênero, família, religião) Associação aos códigos do lugar (trabalho, gênero, família, religião) Manutenção e fortalecimento dos vínculos sociais Manutenção e fortalecimento dos vínculos sociais Busca de autonomia e liberdade para circular e reconstruir suas referências Busca de autonomia e liberdade para circular e reconstruir suas referências

16 De que estratégias de cuidado necessitam esses sujeitos?

17 É nesse palco de contradições e sobre esse fio chamado vida que os nossos personagens vão equilibrando, passo a passo, suas trajetórias, fonte de alimentação para fazer frente aos inúmeros desafios de um mundo ainda pouco protagonizado por eles. É nessa corda bamba, nesse desassossego, por vezes tão doloroso, que eles nos mostram o encanto pela vida e pela liberdade, e também, nos fazem vislumbrar a ESPERANÇA EQUILIBRISTA de encontrarmos outros lugares cada vez mais dignos e condizentes com a complexa trama da vida.

18 Obrigada!


Carregar ppt "Bernadete Maria Dalmolin Os fios se tecem no cotidiano uma guia para o cuidado em saúde mental 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google