A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avalia ç ão da concentra ç ão de a çú cares e do pH em medicamentos pedi á tricos na forma liquida: novo campo de conhecimento para o sistema de vigilância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avalia ç ão da concentra ç ão de a çú cares e do pH em medicamentos pedi á tricos na forma liquida: novo campo de conhecimento para o sistema de vigilância."— Transcrição da apresentação:

1 Avalia ç ão da concentra ç ão de a çú cares e do pH em medicamentos pedi á tricos na forma liquida: novo campo de conhecimento para o sistema de vigilância sanit á ria. Pesquisadores: Profa Dra. Karen Glazer Peres (coordenadora) Profa Dra. Roseane Fett Prof Dr. Marco Aurélio Peres Msc. Alexandra Crispim Boing

2 Modelo explicativo para cárie dentária Condições socioeconômicas Comportamento Fatores proximais Cárie dentária SACAROSE

3 Meios de Consumo da Sacarose DIETA MEDICAMENTOS INFANTIS NA FORMA LÍQUIDA

4 Metodologia Fase I – Definição dos medicamentos a serem analisados; Fase II – Comparação da relação de medicamentos fornecidos pela IMS e por 18 farmácias de Florianópolis; Fase III – Análise Laboratorial – Concentração de açúcares e pH. Método de análise volumétrica Lane-Eynon (AOAC, 1996);

5 Metodologia Fase IV – Análise de bulas e Fase V – Análise de dados.

6 Resultados Presença de açúcar(65,9)(34,1) Sim Redutores(20,7) - Não Redutores(58,6) - Redutores e Não Redutores(20,7) - Sim n (%) Não n (%)

7 Resultados Sim n (%) Não n (%) pH Ácido(90,9)a Neutro-a Básico(9,1)a Informações da bula Advertência-(100) pH-(100) Açúcar(52,3)(47,7)

8 Impactos do Projeto Contribuição para o conhecimento sobre as características da composição dos medicamentos infantis de uso crônico utilizados na forma líquida, especialmente no que se refere à concentração de açucares e o pH dos mesmos. Subsídios para implantação de leis que regulam a produção e venda de medicamentos infantis. Evidências para incrementar a produção de medicamentos infantis com açúcares alternativos.

9 Aplicabilidade para o SUS Ação de prevenção tendo em vista a abordagem de fatores de risco comuns a diferentes problemas de saúde (Cárie dentária, diabetes, dentre outros) Controle e regulamentação da quantidade e presença de açúcares nos medicamentos, pelo Sistema de Vigilância Sanitária e de seu órgão competente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


Carregar ppt "Avalia ç ão da concentra ç ão de a çú cares e do pH em medicamentos pedi á tricos na forma liquida: novo campo de conhecimento para o sistema de vigilância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google