A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,"— Transcrição da apresentação:

1 Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia, sentindo-se ameaçada em sua hegemonia política, tramou um golpe de Estado para centralizar o poder. Napoleão seria o homem preparado para selar o destino desse movimento que traia os objetivos originais revolucionários de igualdade, liberdade e fraternidade para todos.

2 Principais Medidas Políticas do Consulado
Elaboração da Constituição do ano VIII   garantindo para si o título de Cônsul por 10 anos; Obtenção da Paz de Amiens com a coligação internacional em 1802 (Inglaterra, Áustria e Rússia); Criação do Banco da França para controlar as finanças e apoiar os projetos econômicos da burguesia. Criação do Código Civil com a finalidade de regular a propriedade privada

3 A conquista do absoluto controle ideológico da sociedade
Com a Igreja Católica: assinatura da Concordata com o Papa devolvendo parte das terras confiscadas para que pudesse subordinar o clero ao Estado (Regime do Padroado). Com a classe média: estimulou o ensino profissionalizante através dos Liceus de ofício. Aproveitando-se do enorme prestígio proclamou-se Imperador em 1804.

4 O Império Napoleônico No plano externo, ele marchou sobre as principais Monarquias Absolutistas da Europa. Convencido de que a única forma de derrotar a Inglaterra era o estrangulamento de sua economia, decretou o Bloqueio Continental em 1806.

5 Causas do fracasso do Bloqueio Continental
Grande desenvolvimento do capitalismo inglês. Estágio incipiente do capitalismo na França. Boicote do bloqueio promovido pela Rússia que levaria a França à calamitosa derrota para o "General Inverno".

6

7 O Declínio do Império Desgastado com as sucessivas batalhas e sem o apoio fechado da burguesia, Napoleão capitulava na Batalha de Leipzig em Aprisionado foi desterrado e levado para a Ilha de Elba.

8 O governo de cem dias Com a restauração da monarquia de Luis XVIII e a possibilidade do retorno do Antigo Regime, Napoleão, num gesto de grande ousadia, conseguiu fugir de Elba retornando à França.

9 Fim total do Império Batalha de Waterloo


Carregar ppt "Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google