A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dúvidas frequentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dúvidas frequentes."— Transcrição da apresentação:

1 Dúvidas frequentes

2 A – (preposição) usa-se na indicação de um espaço de tempo que ainda não passou.
Ex.: Joana voltará daqui a dez minutos. Há – usa-se na indicação de um espaço de tempo que já passou. Ex.: Joana saiu há dez minutos. Ascender – significa “subir”. Acender – significa “pôr fogo”, “incendiar”.

3 Afim – quando queremos dizer “semelhante”.
Ex.: Temos temperamentos afins. A fim – quando introduzimos uma oração uma oração que indica “finalidade”. Exs.: Estamos aqui, a fim de estudar. / Pensemos bem, a fim de que respondamos certo. Ante – significa “antes”. Exs.: antediluviano: antes do dilúvio / anteontem: dia anterior ao de ontem / anteprojeto: anterior ao projeto, esboço do projeto. Anti – significa “contra”. Ex.: antigremista: contra o Grêmio / antijurídico: contrário ao direito.

4 Aprender – significa “saber”, “entender”, “tomar conhecimento de algo”.
Ex.: O aluno aprendeu a lição. Apreender – significa “prender”, “fixar”, “aprisionar”. Ex.: O delegado apreendeu o contrabando. Cessão – é o ato de ceder alguma coisa: cessão de direito (= cedência de direitos). Sessão – reunião de pessoas / sessão de cinema / sessão da assembleia etc. Seção (Secção) – supõe uma divisa, repartição: seção de vendas, seção de crédito, seção pessoal etc.

5 Colaborar – significa “ajudar”, “cooperar”.
Ex.: Da colaboração de todos depende o sucesso do conjunto. Corroborar – significa “confirmação”. Ex.: A corroboração das novas normas depende de uma análise profunda por parte de todos. Coalizão – significa “união”, “aliança”, “acordo”. Ex.: Houve coalizão entre os dois partidos políticos, visando a uma conclusão a favor da paz. Colisão – significa “choque”, “conflito”, “luta”. Ex.: Apesar da forte colisão entre os dois veículos, não houve mortos.

6 Conserto – significa “reparo”: conserto de sapato / conserto de carro etc.
Concerto – significa “sessão musical”, “consonância de sons ou vozes”. Cozer – significa “cozinhar”. Coser – significa “costurar”. Distratar – não cumprir o trato, desfazer o que foi tratado. Destratar – insultar, ofender, maltratar.

7 Eminente – elevado, nobre, sublime.
Ex.: O eminente líder apresentou suas teses. Iminente – próximo, imediato. Ex.: Perigo iminente! Estadia – é o tempo de permanência de um navio no porto; ou melhor, é o prazo que se concede para a carga e a descarga da embarcação ancorada. Estada – é a permanência de uma pessoa em determinado lugar. Ex.: Durante minha estada em São Paulo, aprendi muito.

8 Fragante – significa “perfumado”, “aromático”.
Flagrante – é o ato em cuja prática o indivíduo é surpreendido. Imigrante – é o que entra em um país, vindo de outro. Emigrante – é o que sai de um país para o outro. Insipiente – significa “não sabedor”, “ignorante”. Incipiente – significa “iniciante”. Ex.: Naquela região, só os insipientes não sabiam que o governo daria incentivo fiscais às indústrias incipientes.

9 Mau – adjetivo (contrário de BOM).
Ex.: Não era mau rapaz, apenas um pouco preguiçoso. Mal – advérbio ou conjunção (contrário de BEM). Exs.: O candidato foi mal recebido. / Mal o rapaz entrou, ela levantou-se e saiu. Mas – conjunção, equivale a “porém”, “contudo”, “entretanto” etc. Más – adjetivo, é usado em oposição a “boas”. Mais – advérbio, é usado em oposição a “menos”.

10 Onde – é usado com verbos que não dão ideia de movimento.
Ex.: Onde estava você? Aonde – é usado com verbos que dão ideia de movimento. Ex.: Não sabia aonde iam com tanta pressa.

11 Por que – 1. Frases interrogativas.
Ex.: Por que saíste agora? 2. Quando equivale a “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, pelas quais”. Ex.: As dificuldades por que passei foram muitas. Por quê – usado em frases interrogativas, quando vem como último termo da frase. Ex.: Você fez isso por quê? Porquê – quando estiver substantivada (significa “a razão”, “o motivo”. Ex.: Não sei o porquê disso. Porque – inicia orações que dão ideia de causa, explicação. Ex.: Não fui à aula, porque estava doente.

12 Senão – é usado equivalendo a:
1. do contrário (Saia daí, senão vai se molhar.) 2. a não ser (Não faz outra coisa senão reclamar.) 3. mas sim (Não tive a intenção de exigir, senão de pedir.) Se não – é usado equivalendo a “caso não”. Ex.: Esperarei mais um pouco; se não vier, irei embora.

13 Suador – é a pessoa que sua com frequência. Ex
Suador – é a pessoa que sua com frequência. Ex.: Rogério é muito suador: sua facilmente. Suadouro – é o ato ou efeito de suar. Ex.: O remédio causou-me um forte suadouro. Tráfego – é circulação de veículos. Tráfico – é comércio (ou transporte e comércio) ilícito. Viajar – verbo. Viagem – substantivo.


Carregar ppt "Dúvidas frequentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google