A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação Brasileira de Produtores de Maçã ABPM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação Brasileira de Produtores de Maçã ABPM."— Transcrição da apresentação:

1 Associação Brasileira de Produtores de Maçã ABPM

2 CAPADR - COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECU Á RIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL CAPADR - COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECU Á RIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL

3 PRODUÇÃO BRASILEIRA DE MAÇÃ Média de produção décadas de 70, 80, 90 e 2000 a Volume (t) Fonte: IBGE/ABPM/AGAPOMI/Frutipar

4 PRODUÇÃO BRASILEIRA DE MAÇÃ POR ESTADO (VOLUME - t) ESTADO2004/052003/04 SC RS PR TOTAL Fonte: IBGE/ABPM/AGAPOMI/FRUTIPAR

5 LOCALIZAÇÃO

6 EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS volume (t) e faturamento (mil USD) *2005: até o mês de maio. Fonte: SECEX

7 SALDO: EXPORTAÇÕES (-) IMPORTAÇÕES (MILHÕES DE USD) *2005: até o mês de maio. Fonte: SECEX

8 RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS PRINCIPAIS PAÍSES PRODUTORES DE MAÇÃ DO MUNDO GeralEficiência de produção Infraestrutura e Insumos Financeira e mercados 1.ChileHolandaChileFrança 2.N. ZelândiaChileEUAItália 3.FrançaN. Zelândia Bélgica 4.ItáliaÁfrica do SulArgentinaChile 5.HolandaÁustriaFrançaN. Zelândia 6.ÁustriaBélgicaCanadáJapão 7.BélgicaFrançaItáliaÁustria 8.EUABrasil Holanda 17.BrasilTurquiaReino UnidaÁfrica do Sul 26.RússiaGréciaBulgáriaBrasil Fonte: Belrose, Inc

9 OFERTA DE EMPREGO DA INDÚSTRIA DA MAÇÃ EMPREGOS DIRETOS: EMPREGOS GERADOS:

10 EMPREGO SAZONAL Além dos empregos permanentes a produção de maçã oferece trabalho temporário em duas épocas –Outubro a dezembro: raleio. –Fevereiro a maio: colheita.

11 CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO Carteira assinada. Capacitação dos colaboradores. Escolarização e ensino supletivo.

12 PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES ESTADONÚMERO DE PRODUTORES SC1.622 RS698 PR32 TOTAL2.352 Fonte: ABPM/EPAGRI/AGAPOMI

13 CONSUMO DA MAÇÃ Fonte: IBGE

14 HISTÓRICO E PROJEÇÃO DO CONSUMO APARENTE PER CAPITA DE MAÇÃ NO BRASIL Fonte: ABPM

15 AUMENTAR O CONSUMO Injustiça tributária: estamos reivindicando a isenção do ICMS. Isenção de cobranças de tributos federais para os defensivos agrícolas (Projeto de Lei 4.264/2004: do Deputado Júlio Lopes). Permissão de importação de agroquímicos.

16 PROJETO FRUTAS NAS ESCOLAS

17 AUMENTAR O CONSUMO Programa frutas nas escolas. Programa brasileiro de marketing da fruticultura apoiado pelo governo. Divulgação: Maçã brasileira saúde a cada mordida.

18 MAÇÃ É SAÚDE A maçã ajuda o corpo inteiro na luta contra as doenças: 1. Redução de asma. 2. Atua contra a ação dos radicais livres. 3. Ajuda a minimizar o envelhecimento da pele.

19 MAÇÃ É SAÚDE 4. Os flavonoides, presentes na maçã, agem contra as doenças crônicas e obstrutivas dos pulmões, bem como na prevenção do câncer do pulmão e contribuem para a redução dos riscos de derrames cerebrais. 5. As substâncias fenólicas inibem o câncer da vesícula. 6. Previne o câncer de próstata bem como o câncer do cólon.

20 MAÇÃ É SAÚDE 7. Redução diabete tipo Atua contra a obesidade. 9. Previne doenças coronarianas. 10. A pectina inibe a oxidação do colesterol danoso. 11. A casca da maçã é um poderoso antioxidante.

21 CÂMBIO Code Real brésilien Taux de change Eur o AchatVente Graphiques historiques BRLEUR= X 1 17 juin 0, ,34 0, , m3m, 1a, 2a, max1amax CódigoReal brasileiroTaxa de câmbioDolar USCompraVendaGráficos Históricos BRLUSD=X117 juin0,42250,420,42250,42273m3m, 1a, 2a, max1amax

22 EXPORTAÇÃO Concentração da oferta de frete marítimo: –Dificuldades de atingir certos destinos. Infraestrutura portuária. Expandir o número de países destinos. Convênio Brasil-UE: CE 1.148/2001, artigo 46 do Regulamento CE 2.200/96. Análise de conformidade na origem

23 EXPORTAÇÃO Crédito PIS/Cofins nas exportações. Registro de novas moléculas: barreira técnica. Programa de marketing internacional em convênio com a APEX.

24 RECURSOS FINANCEIROS Custeio agrícola. Comercialização. –LEC. –CDA e WA.

25 RECURSOS FINANCEIROS Investimento –PRODEFRUTA. –Renovação de pomares. –Moderinfra. Seguro agrícola.

26 TRIBUTAÇÃO A maçã é a única dentre as principais frutas produzidas no Brasil a pagar ICMS.

27 CONSUMO DO BRASILEIRO Maçã nacional e importações Fonte: ABPM/SECEX

28 Preço médio da maçã por Kg posto no supermercadoR$ 1,30 Taxa de ICMS do produtor4,8% Valor do ICMS produtorR$ 0,06 Preço de venda no supermercado margem bruta de 60%R$ 2,08 Taxa de ICMS18% Valor do ICMS recolhido em nível de supermercadoR$ 0,31 Preço de venda sem o ICMSR$ 1,77 Redução de custo ao consumidor17,65% O EFEITO DO ICMS APLICADO NA MAÇÃ Fonte: ABPM

29 PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DA CYDIA pomonella É necessária a transformação do convênIo estabelecido com o Ministério da Agricultura em programa permanente.

30 CONTROLE DA IMPORTAÇÃO 1. Proibição da importação de frutas que usaram produtos não registrados no país. 2. Elaboração de um cadastro de exportadores de terceiros países em desacordo com a legislação brasileira.

31 CONTROLE DA IMPORTAÇÃO 3. Controlar com todo o rigor as entradas do território, e eliminar tudo quando represente ameaça de estabelecimento de pragas no País. 4. Executar as ARPs com todo o rigor, e ser ágil na prática de cláusulas de salvaguarda.

32 MAPA DA REGIÃO PRODUTORA NA CHINA

33

34 BRASIL, CHINA E OUTROS Área plantada (1.000 ha). Fonte: Belrose, INC e IBGE

35

36 BRASIL, CHINA E OUTROS Desenvolvimento e projeção da produção mundial (1.000 t) Fonte: ABPM e Belrose, INC

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51 OBRIGADO TEL:


Carregar ppt "Associação Brasileira de Produtores de Maçã ABPM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google