A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar

2 O corpo humano tem tido o mesma ética e estética nos diferentes períodos da história?

3

4

5

6

7

8

9

10 A maneira como lidamos com o corpo reflete questões sociais?
A escola exerce algum papel na manutenção de certas maneiras de se lidar com o corpo?

11 Disciplinamento, o que é?
Conjunto de técnicas para adaptar o corpo à lógica social, política, econômica etc., tendo como principal dispositivo a escola (educação infantil: pré-escolas, creches); COM OBJETIVO DE... Tornar o corpo adequado ao perfil exigido de forma que seja útil e produtivo.

12 “O corpo passa a ser um instrumento analisado, estudado, manipulável, treinado, transformado, modificado e isto se dá pela coerção sem folga dos movimentos dos sujeitos. Só é dócil o corpo que pode ser utilizado, analisado, submetido e maquinado. Corpo visto como máquina que se constrói de acordo com a sua utilidade e docilidade.” (SOUZA, TUSSI, BERTICELLI, 2009)

13 Quem é a criança a ser disciplinada?

14 Quem é a criança a ser disciplinada?
Concepção de criança já está pré-definida; Assim como a concepção de mulher, louco, homem, periguete, professor etc. VÍDEO 1 e 2

15 Quem é a criança a ser disciplinada?
A criança não possui, a princípio, abstração do que fazer em cada espaço-tempo do seu cotidiano, sendo elas “ET´s” que precisam ser instruídos na lógica do mundo em que acabaram de ingressar.

16 Criança é vulnerável, o que autoriza nossas práticas e ações sobre elas. Frágeis e dependentes, oferecem raros obstáculos e oposição ao que lhe é imposto. ASSIM... “A educação é o modo como as pessoas, as instituições, e as sociedades respondem à chegada dos que nascem e também a forma como o mundo os recebem. A recepção e a resposta aos que nascem representam a presença marcante do adulto no mundo infantil e a sua interferência sobre ele.” (SOUZA, TUSSI, BERTICELLI, 2009)

17 De que forma o disciplinamento ocorre na escola?
“A estrutura social e político-pedagógica está de tal forma posta e desenvolvida ao longo da história que “autoriza” a educadora às práticas de disciplinamento.” (SOUZA, TUSSI, BERTICELLI, 2009) Temos, então, as rotinas escolares: Hora e Lugar para pintar, brincar, lanchar, escrever, conversar etc.; A escola é cheia de regras e rotinas, objetivando criar um espaço útil e produtivo, acerca do qual a professora tenha o controle e que, no futuro, sirva de modelo para os demais espaços em que a criança deverá se encaixar.

18 De que forma o disciplinamento ocorre na escola?
Quando a criança já é capaz de esperar pelo “tempo” determinado pela professora e se manter no “lugar” indicado sem reclamar, dizemos que ela manifestou o disciplinamento. Quando a criança “dedura” o colega ao vê-lo burlando as regras, dizemos que ela manifestou o controle.

19 De que forma o disciplinamento ocorre na escola?
A disciplina atua de modo imperceptível, na forma como organiza-se o espaço e o tempo escolar, com lugares cerceados não somente no sentido material, mas principalmente simbólico. Atualmente não se pune fisicamente na escola como forma de disciplinamento, já que os mecanismos de controle estão naturalizados, e a pessoa aprende a se autocontrolar e autopunir diante de “desvios” a norma estabelecida socialmente.

20 De que forma o disciplinamento ocorre na escola?
O tempo passado na escola tem aumentado com o passar dos anos: Tempo Integral Crianças ingressam cada vez mais novas “O capitalismo pretende mobilizar o máximo de pessoas, sejam quais forem sua idade e sexo, e é o mais cedo possível que a criança deve estar apta a decifrar os diferentes códigos do poder” (GUATTARI, 1981) VÍDEO 3

21 Disciplinamento e controle alienante: o que ou quem o mantém na atualidade?

22 Algumas alternativas Fazer uma revolução e realizar passeata nas ruas? Alfabetizar as crianças em casa? NÃO necessariamente... Não é a técnica em si, mas os valores por trás das ações que indicam o “estilo” de disciplinamento oferecido;

23 É a necessidade de fazer com que as pessoas conheçam os mecanismos de controle e possam fazer frente a eles; Não se trata de proteger as crianças do mundo, mas de oferecer-lhes opções; Não se trata também de opor um tipo de formação a outra, mas de problematizar, tendo em vista que não há a priores; É se adequar ao processo capitalista (quase irreversível) em que se vive, mas sem perder de vista a criatividade, a inovação e a possibilidade de se reinventar;

24 É, finalmente , “ao atingir a vida adulta, num momento ou noutro ele decide assumir as roupas e papéis que o sistema lhe apresenta, convém que ele possa fazê-lo sem que eles lhe colem à pele a ponto de não mais poder desfazer-se deles e então passar a investir nos próprios valores repressivos de que estas roupas e papéis são portadores.” (GUATTARI, 1981)


Carregar ppt "Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google