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Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Helinton J. Rocha Diretor do Departamento de Propriedade.

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1 Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Helinton J. Rocha Diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária DEPTA/SDC/MAPA

2 Pontos positivos Agricultura com capacidade de abastecer o país de alimentos, fibras e matéria prima; Capaz de manter e ampliar o saldo exportador de produtos agropecuários; Boa estrutura de pesquisa agropecuária; Pontos negativos Áreas com orçamento decrescente; Ambiente adverso à inovação tecnológica; Sérias ameaças ao equilíbrio da auto-suficiência tecnológica; Produtores sem acesso à informação tecnológica comercialmente isenta; CENÁRIO

3 Indicadores de alerta Enfraquecimento dos compromissos dos produtores com os Princípios do cooperativismo; Práticas inadequadas à segurança dos alimentos. Ex.: Uso de defensivos não recomendados para a cultura ou originários de descaminhos; baixa higiêne em ordenhas; manejo sanitário de risco; Exclusão de produtores tradicionais de sistemas integrados; Elevados usos de insumos de baixa qualidade. Ex.: plantio de grãos ou sementes piratas, inclusive transgênicos oriundos de descaminhos. Baixa utilização de insumos de valor agregado menor. Ex.: calagem menor que adubação;

4 Consumidor antigo Código de defesa do consumidor Perfil do consumidor

5 Local - SIM Estadual - SIE Nacional - SIF Internacional – SIF + Credenciamentos Acesso aos mercados

6 Ilegal Produtos sob estratégias de marketing protegidos por direitos de PI Especiais Preço/Conformidade Segmentação do Mercado de Produtos Agropecuários preço volume de demanda

7 InsumosInsumos ServiçosServiços IndústriaIndústria rastreabilidade Marketing e PI, na agregação de valores produtividade; estabilidade; equidade DistribuiçãoDistribuição ConsumoConsumo ProduçãoProdução Fonte: Farina & Zylbersztajn, 1997 Organização de cadeias com subsistemas estritamente coordenados

8 O MAPA ESTRATÉGICO Segurança Alimentar; O respeito ao consumidor; Agregação de valores; Desenvolvimento Tecnológico; Competitividade no abastecimento internacional de produtos agropecuários;

9 EMBRAPA Fortalecer o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária 70 Universidades 16 OEPAS Iniciativa privada Cooperação internacional Fundações e associativas Governos

10 Fortalecimento de parcerias Harmonizar a ATER existente com outras formas de gestão do conhecimento no campo voltados ao empreendedorismo rural; Inclusão dos tradicionais pequenos e médios produtores pela assistência técnica focados na organização, profissionalização, inserção estratégica de mercado; Difundir os sistemas sustentáveis de produção sob marcas de certificação (PIF, SAPI, Orgânicos, Mercado Justo, Rastreabilidade, Boas práticas, Arranjos Produtivos, Alimentos Seguros);

11 Apoiar e difundir formas de propriedade intelectual que fortalecem a produção organizada como marcas coletivas e indicações geográficas. Apoio à áreas de assistência técnicas das cooperativas; Revitalização do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA; Fortalecer a relação com o Sistema S, sebrae, senar, sescoop; Incluir novos profissionais das ciências agrárias e econômicas na transferência da tecnologia e no empreendedorismo rural. Fortalecimento de parcerias

12 (61) Obrigado!

13 O Papel do MAPA ()


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