A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviços de Mensagem Comissão de Defesa do Consumidor Brasília-DF, 16/10/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviços de Mensagem Comissão de Defesa do Consumidor Brasília-DF, 16/10/2007."— Transcrição da apresentação:

1 Serviços de Mensagem Comissão de Defesa do Consumidor Brasília-DF, 16/10/2007

2 2 Correios em Números

3 3 10 milhões de pessoas atendidas por semana Atendimento A maior rede de varejo Agências 12.374 Agências Próprias 5.914 Agências Terceirizadas 6.460 Loja virtual - Correios On Line 1 Postos de Venda de Produtos 7.949 Caixas de Coleta 23.062 TOTAL DA REDE 43.386

4 4 COBERTURA: integra todos os 5.561 municípios em tempo ótimo superfície: 2.800.000 Kg/dia 760.000 Km/dia CAPACIDADE: 3.541.000 Kg/dia 813.000 Km/diaLogística A maior rede logística do país A maior rede logística do país REDE INTERMODAL: aéreo: 741.000 Kg/dia 53.000 Km/dia

5 5 13 Centros de Tratamento de Encomendas 13 Centros de Tratamento de Encomendas 16 Centros de Tratamento de Cartas 16 Centros de Tratamento de Cartas 24 Centros de Tratamento de Cartas e 24 Centros de Tratamento de Cartas eEncomendas 7 Terminais de Carga Aérea e de Superfície – TECA 7 Terminais de Carga Aérea e de Superfície – TECA 85 Sistemas de Triagem Mecanizada 85 Sistemas de Triagem Mecanizada 2 Centros de Tratamento de Correio Internacional 2 Centros de Tratamento de Correio Internacional Logística

6 6Transporte 24 aeronaves 19 linhas noturnas interligando diretamente todas as capitais e principais cidades do país 4.973 caminhões 184 linhas de transporte nacionais 463 linhas de transporte regionais

7 7 Distribuição A maior rede de distribuição do país Média de 32 milhões de objetos distribuídos diariamente Média de 32 milhões de objetos distribuídos diariamente 9 bilhões de objetos distribuídos em 2006 9 bilhões de objetos distribuídos em 2006 787 Centros de Distribuição Domiciliária 787 Centros de Distribuição Domiciliária 76 Centros de Entrega de Encomendas 76 Centros de Entrega de Encomendas 42 milhões de endereços 42 milhões de endereços 460,3 mil Caixas Postais Comunitárias 460,3 mil Caixas Postais Comunitárias fonte: DIOPE

8 8Distribuição 4.694 veículos leves 27.844 bicicletas 15.9736 motocicletas

9 9 24 787 CD D distribuição triagem encaminhamento triagem 63 CTC/E/I 28 Diretorias Regionais 150 Regiões Operacionais Atendimento 5.134 CORREIOS AC PVP 27.844 53.086 15.973 63 CTC/E/I Fluxo Postal Genérico 76 CEE

10 10 Serviço postal

11 11 Monopólio Postal O Serviço postal é exercido pela União, como reza o Art. 2º da Lei 6538/78. Art. 2º - O serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, através de empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.

12 12 Monopólio Postal A CF, em seu Art. 21, X, não apenas adverte ser da União a competência para manter o serviço postal, mas sim estabelece concretamente competências expressas e enumeradas, as quais a União deve exercer com exclusividade, o fazendo, por outorga à ECT (Decreto 509/69).

13 13 Monopólio Postal O Serviço Postal é regulado pela Lei 6538/78. Art. 7º - Constitui o serviço postal o recebimento, a expedição, transporte e a entrega de objetos de correspondência, valores e encomendas, conforme definido em regulamento. §1º. São objetos de correspondência: - Carta - Cartão-postal - Impresso - Cecograma - Pequena encomenda

14 14 SERVIÇOS DE MENSAGENS

15 15 Serviços de Mensagem CARTA CARTA Objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário. (Lei 6.538/1978). O serviço de carta é explorado pelos Correios em regime de Monopólio. O serviço de carta é explorado pelos Correios em regime de Monopólio. Lei 6.538/1978, Art. 9º - Inciso I: Recebimento, transporte e entrega, no território nacional, e a expedição, para o exterior, de carta e cartão-postal. Lei 6.538/1978, Art. 9º - Inciso I: Recebimento, transporte e entrega, no território nacional, e a expedição, para o exterior, de carta e cartão-postal.

16 16 Serviços de Mensagem Carta Comercial Simples Carta Comercial Simples Refere-se ao objeto cujo trâmite no tráfego postal é sem rastreamento. Não requer qualquer condição especial no seu trâmite. Carta Comercial sob Registro Carta Comercial sob Registro O Registro é uma numeração específica, aplicada no objeto; Possibilita acompanhar o seu trâmite na postagem e entrega; É entregue a pessoa adulta no endereço do destinatário, mediante recibo em lista específica dos Correios.

17 17 Serviços de Mensagem CARTA COMERCIAL COM AVISO DE RECEBIMENTO-AR CARTA COMERCIAL COM AVISO DE RECEBIMENTO-AR AR é um formulário com campos para preenchimento do nome e endereço do destinatário e remetente; É afixado na carta para recibo quando da entrega; A Carta é entregue a uma pessoa adulta que se apresente no endereço do destinatário da qual é colhida a assinatura no AR, número do RG e data de entrega; Após entrega e assinatura o AR é devolvido ao remetente, como comprovante de entrega da Carta; São feitas três tentativas de entrega, não havendo êxito o objeto é devolvido; Para uso do AR é obrigatório o registro.

18 18 Serviços de Mensagem Aviso de Recebimento Digital Aviso de Recebimento Digital Procedimentos de entrega do objeto ao destinatário idêntico aos do AR físico; Informação de entrega do objeto é feita ao remetente de forma eletrônica, com imagem digitalizada, via web, por meio de senha; Informação em tempo real; Acesso à informação via web E+1 e imagem com E+5 (E: dia da entrega); Armazenamento lógico e físico do AR por seis meses; Controle informatizado dos ARs devolvidos via sistema; Disponibiliza mídia com imagem após 6 meses; Serviço prestado a pessoa jurídica mediante contrato.

19 19 Aviso de Recebimento - Modelo

20 20 Serviços de Mensagem Carta Comercial com Mão-Própria-MP Carta Comercial com Mão-Própria-MP O objeto é entregue, exclusivamente, ao próprio destinatário, mediante identificação; São efetuadas três tentativas de entrega, não havendo êxito em nenhuma delas a carta é devolvida ao remetente; A carta deve ser postada sob registro; O uso do AR é opcional.

21 21 Serviços de Mensagem FRANQUEAMENTO AUTORIZADO DE CARTAS – FAC FRANQUEAMENTO AUTORIZADO DE CARTAS – FAC É o serviço para a postagem de grandes volumes de carta por pessoa jurídica mediante contrato; Modalidades: FAC Simples; FAC sob Registro;. FAC sob Registro com AR; Serviços adicionais de Mão-Própia e Valor Declarado. Prazo de entrega: MESMO DA CARTA

22 22 Serviços de Mensagem Franqueamento Autorizado de Cartas – FAC Franqueamento Autorizado de Cartas – FAC Franqueamento prévio, por parte do cliente, com aplicação de chancela padrão, fornecida pela ECT com os dados do contrato; Apresentação do Relatório de Postagem em meio eletrônico (mídia). Procedimentos que agilizam o processo operacional. Procedimentos que agilizam o processo operacional.

23 23 Serviços de Mensagem Franqueamento Autorizado de Cartas – FAC Franqueamento Autorizado de Cartas – FAC Mídia: traz informações individuais sobre cada objeto: o peso real, CEPs de origem e de destino, código do serviço, nº de lote, nº seqüencial do objeto, código da Unidade de Postagem, nº do cartão de postagem. CIF: Código de Informação de Franqueamento: Deve ser impresso no objeto. O código CIF possibilita ao cliente a identificação do destinatário em seu banco de dados.

24 24 Serviços de Mensagem

25 25 Serviços de Mensagem Índices de Qualidade Operacional – Controle de qualidade - ECT Índices de Qualidade Operacional – Controle de qualidade - ECT Distribuição 98,13% Pesquisa Vox populi – 2005 Pesquisa Vox populi – 2005 Imagem 90,2% Satisfação no atendimento 95,4% Satisfação na distribuição 97,8%

26 26 Obrigado, Victor José Camara Chefe do Departamento de Produtos de Comunicação DEPRO


Carregar ppt "Serviços de Mensagem Comissão de Defesa do Consumidor Brasília-DF, 16/10/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google