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O Setor de Refrigerantes no Brasil

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Apresentação em tema: "O Setor de Refrigerantes no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O Setor de Refrigerantes no Brasil
Fernando Rodrigues de Bairros Brasília – 15/08/2007

2 Associação Fundação: 25/04/2005 Representa: 45% do Setor
105 Associados Fábricas em atividade: 238

3 Década de 80 A tributação era ad valorem - percentual
Concorrência era disseminada;

4 Década de 90 O IPI passou a ser ad rem - fixo
Aumentou a concorrência com a entrada de novas fábricas regionais – 800 empresas; Existiam 8 grandes competidores; 1999 – Ocorre a Fusão da Brahma e Antarctica; Em 2000 o mercado resume-se: 2 Grandes Corporações.

5 A partir de 2000 Concentração mercadológica;
Desenvolvimento de interesses comuns; Exclusão do setor do SIMPLES; Fechamento de 500 Indústrias Regionais - Perda de empregos

6 Difamação Generalizada
Refrigereco; Tubaína – 1932; Evasão fiscal.

7 Inversão Econômica Setor Década 80 Atual Refrigerantes 8 2 Veículos 4
Mais de 15 Telecomunicações 1 Mais de 20

8 Realidade do Mercado É composto por oligopólio
Representam 74,6% do Volume Faturamento centralizado Representam 89% do Faturamento Abuso constante do poder econômico Legislação tributária favorece o grande

9 Ad Valorem x Ad Rem AD VALOREM AD REM Progressivo Fixo Proporcional
Tributação variável Percentual sobre a produção: Progressivo Proporcional Isonômico AD REM Tributação fixa Estabelecido por pauta: Fixo Desproporcional Desigual

10 IPI – AD REM % Valor FIXO para todo o setor:
R$ 0,24 / unidade – Embalagem de 2000ml – Cola; Produto Preço de Venda IPI % Grandes Corporações R$ 2,53 0,24 9,48 Empresas Nacionais R$ 1,56 0,24 15,38 As pequenas pagam a mais 62,24% = 0,15

11 As pequenas pagam a mais 61,97%
PIS/Cofins – AD REM Produto Preço de Venda Pis / Cofins % Grandes Corporações R$ 2,53 0,131 5,18 Pequenas Empresas R$ 1,56 0,131 8,39 As pequenas pagam a mais 61,97%

12 PIS/Cofins - Retornável
Lei /2003 – Art. 51 – Inc IV (10.865/04) Embalagens de vidro retornáveis, classificadas no código da TIPI para refrigerantes ou cervejas Garrafa 600ml Retornável R$ 0,55 unidade Garrafa 290ml Retornável R$ 0,00 unidade

13 Recofarma, Arosuco e Pepsi-Cola
Benesses Fiscais Recofarma, Arosuco e Pepsi-Cola IPI R$ ,17 ICMS R$ ,85 PIS/COFINS R$ ,00 Total R$ ,02

14 Comparativo de Tributação Pequenas x Grandes
Preço Médio Consumidor 1,56 2,53 IPI 0,24 PIS/COFINS 0,131 ICMS 0,28 0,46 TOTAL TRIBUTOS 0,65 0,83 TOTAL RELAÇÃO PREÇO 41,73% 32,85% CREDITOS PRESUMIDOS 0,26 TOTAL TRIBUTOS 0,65 0,57 TOTAL RELAÇÃO PREÇO 41,73% 22,53%

15 Prejuízos do AD REM para o consumidor
Manter a forma atual prejudica as pequenas empresas Distorce a concorrência Os consumidores das classes: C, D e E são sobrecarregados Produtos voltados para as classes A e B são subsidiados Fere princípios constitucionais

16 Curiosidades Setoriais
Entrada de Insumos: Ad Valorem 27% Crédito Presumido IPI 7,6% Crédito PIS/COFINS 18% Crédito Presumido ICMS Saída de Produtos: Ad Rem - FIXO

17 O consumidor brasileiro é REFÉM do oligopólio
Bloqueio de opções: Contratos de exclusividade Ex: Restaurante da Câmara Compra de espaços Ex: Supermercados Mídia extremamente forte

18 O consumidor perdeu o seu direito de escolha
Restrição de escolha: Embalagem de lata: Ex: Coca-cola e Pepsi cola Embalagem de vidro: Ex: Coca-cola 290ml Escolha pelo preço

19 Arrecadação Mudança no sistema: Gera JUSTIÇA TRIBUTÁRIA e
Ad rem para ad valorem Aumento da arrecadação em mais de 2 bilhões ao ano – estimativa da Afrebras. Gera JUSTIÇA TRIBUTÁRIA e CONCORRENCIAL

20 Princípios Constitucionais
Da Igualdade A igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Da Progressividade Quem ganha mais paga mais. Da Neutralidade O tributo deve ser neutro entre os agentes econômicos envolvidos.

21 Precisamos para sobreviver
Alteração do IPI – ad valorem Mudança no PIS/COFINS – sobre o faturamento Inclusão no SIMPLES Compensação de R$ 0,30 por litro Fim dos contratos de exclusividades Proibição de compra de espaço

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