A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.)."— Transcrição da apresentação:

1 Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.)

2 Teoria Pitagórica Tese Cosmológica: Evidências:
A essência de todas as coisas (arché) são os números. No princípio, a natureza era ilimitada (ápeiron), tornando-se pouco a pouco determinada ou limitada (numérica). Evidências: A harmonia matemática presente na música. Ser possível matematizar todos fenômenos e relações naturais (ex. temperatura, maré, chuva)

3 A música, com efeito é o melhor exemplo do que queriam dizer os pitagóricos. A música só existe em nossos nervos e em nosso cérebro. Fora de nós ou em si mesma, compõe-se somente de relações numéricas, conforme se considere o elemento harmônico ou o elemento rítmico. No mesmo sentido poderíamos entender o universo, do qual a música é, pelo menos em certo sentido, a imagem. E tal é, estritamente o domínio da química e das ciências naturais. Trata-se de encontrar fórmulas matemáticas para as forças absolutamente impenetráveis. Nossa ciência é, nesse sentido, pitagórica. (Nietzsche, F. O Nascimento da Filosofia)

4 observação da natureza matematizacão da natureza
ouvir a música (percepção da imagem) observação da natureza (percepção da imagem) matematizar a música (compreensão da essência) matematizacão da natureza (compreensão da essência)

5 A filosofia é escrita neste grandíssimo livro que permanentemente está aberto diante dos nossos olhos (falo do Universo), mas que não pode ser entendido sem que antes se aprenda a sua língua e se conheçam os carácteres com os quais é escrito. Este livro, a natureza, é escrito em língua matemática, e os carácteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível entender uma palavra sequer, sem elas é como perambular inutilmente em um labirinto escuro. (GALILEI, Galileu. O Ensaísta)

6 habilidade geométrica/aritmética
habilidade de leitura (língua portuguesa) habilidade geométrica/aritmética (língua matemática) ler o livro (compreender o livro) analisar a natureza (compreender a natureza)

7 Demócrito de Abdera (460 a.C.–370 a.C.)

8 Teoria do Átomo (atomismo)
Os átomos são pequenas partículas invisíveis, de formas variadas. Todo ser é feito de átomos, contrapondo-se ao vazio, de nada feito (dualismo). A organização dos átomos em certo corpo lhe garante determinada figura, ordem e posição.

9 Funcionamento da Natureza
Os corpos naturais se formam a partir da composição (aproximação) ou decomposição (separação) de átomos em movimento. As relações entre os átomos são mecânicas, isto é, são geradas por causas naturais e necessariamente produzem efeitos naturais.


Carregar ppt "Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google