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ABRAS Entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1971 Missão Representar, defender, assistir, capacitar e desenvolver a classe supermercadista, posicionando-se.

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2 ABRAS Entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1971 Missão Representar, defender, assistir, capacitar e desenvolver a classe supermercadista, posicionando-se sobre questões relacionadas ao auto-serviço, desde assuntos de ordem macroeconômica até questões operacionais.

3 Fortes ações de relacionamento desenvolvidas nas esferas política, social e empresarial Abras Escritório de Brasília - Relacionamento com órgãos do governo, entidades de Defesa do Consumidor e outras entidades empresariais. Agilidade jurídica, apoiada pelo Comitê Jurídico da Abras, e de defesa dos interesses do setor. Ações integradas com as Estaduais - Desenvolvimento de ações de relacionamento em todos os Estados, com o apoio das 27 associações estaduais. Fundação Abras - Apoio a ações sociais e a programas do governo de desenvolvimento na esfera sócio-ambiental (convênios com Ministérios do Meio Ambiente, Educação, Trabalho, Indústria e Comércio, entre outros). Relacionamento

4 Faturamento nominal em 2008: R$ 158,5 bilhões Fonte: Ranking Abras Estrutura do Varejo Brasileiro - Nielsen 2008 variação Número de lojas: ,5% Número de check outs: ,7% Número de funcionários: ,0% Área de vendas em m 2 : 18,8 milhões +0,1%

5 COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL 53ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA EM 11 de agosto de LOCAL: Plenário 6 do Anexo II HORÁRIO: 14h30min Temas: 1: "Discutir a cadeira produtiva do setor lácteo brasileiro"; e 2: "Debater os recentes aumentos, que muitos consideram abusivos, dos preços de produtos lácteos cobrados aos consumidores". CÂMARA DOS DEPUTADOS

6 Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

7 PRODUÇÃO DE LEITE NÃO DEVE CRESCER NO BRASIL EM 2009 LEITE: PRODUÇÃO BRASILEIRA EM BILHÕES LITROS Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

8 NATA – LEITE E DERIVADOS BRASIL Tendência de alcançar 5° lugar em EUROPA Tendência de estabilização em Ranking Produção Mundial de Leite 1º EUA ,02 2º Índia ,52 3º China ,86 4º Fed.Russa ,70 5º Alemanha ,98 6º Brasil ,52 7º França ,23 8º N.Zelândia ,83 9º R. Unido ,58 10º Ucrânia ,19 11º Polônia ,11 12º Itália ,96 13º Turquia ,96 14º Paquistão ,96 TOTAL ,00 % Fonte: R. Zoccal – Embrapa Gado de Leite Atualizado Dez/08

9 A produção de leite no Brasil vem crescendo há mais de 20 anos, mas em 2009 deve apresentar uma forte desaceleração. Com o agravamento da crise, os preços internacionais despencaram e os produtores brasileiros reduziram a produção. A produção de leite no Brasil deve crescer, no máximo, 1% em Nos últimos anos, o ritmo de crescimento da produção de leite no Brasil foi de 4,0% a 4,5% ao ano. No primeiro quadrimestre de 2009, a produção foi 7% menor do que no mesmo período do ano passado. Além disso, os produtores no Brasil sofrem com os altos custos de produção. A produção de leite no Brasil vem crescendo há mais de 20 anos, mas em 2009 deve apresentar uma forte desaceleração. Com o agravamento da crise, os preços internacionais despencaram e os produtores brasileiros reduziram a produção. A produção de leite no Brasil deve crescer, no máximo, 1% em Nos últimos anos, o ritmo de crescimento da produção de leite no Brasil foi de 4,0% a 4,5% ao ano. No primeiro quadrimestre de 2009, a produção foi 7% menor do que no mesmo período do ano passado. Além disso, os produtores no Brasil sofrem com os altos custos de produção. TENDÊNCIAS DO MERCADO 2009/2010 Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

10 De acordo com um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os custos operacionais variam de R$ 0,64 o litro a R$ 0,83 o litro. Foram analisadas seis regiões produtoras dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande Do Sul. Já os custos dos produtores estão em pelo menos R$ 0,20 por litro, acima do preço mínimo fixado no Brasil, que está entre R$ 0,41 e R$ 0,47 por litro. A alta do preço do leite nos últimos meses reflete a menor produção brasileira, consequência da retração na demanda internacional com a crise financeira mundial, e a entressafra, que ocorre a partir do mês de maio. De acordo com um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os custos operacionais variam de R$ 0,64 o litro a R$ 0,83 o litro. Foram analisadas seis regiões produtoras dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande Do Sul. Já os custos dos produtores estão em pelo menos R$ 0,20 por litro, acima do preço mínimo fixado no Brasil, que está entre R$ 0,41 e R$ 0,47 por litro. A alta do preço do leite nos últimos meses reflete a menor produção brasileira, consequência da retração na demanda internacional com a crise financeira mundial, e a entressafra, que ocorre a partir do mês de maio. TENDÊNCIAS DO MERCADO 2009/2010 Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

11 Outros fatores para o aumento de preços, como a saída de empresas produtoras de leite do mercado e o aumento do consumo interno com a expansão da renda. Os preços do leite pasteurizado acumulam uma alta de 28,9% no primeiro semestre de Desde outubro de 2008, é registrada queda na produção em relação ao mesmo período do ano anterior. Os produtores de leite estavam animados com o crescente aumento no consumo do produto que vinha ocorrendo no mundo, sobretudo nos países emergentes. Com o agravamento da crise a partir do último trimestre do ano passado, esse cenário mudou. Outros fatores para o aumento de preços, como a saída de empresas produtoras de leite do mercado e o aumento do consumo interno com a expansão da renda. Os preços do leite pasteurizado acumulam uma alta de 28,9% no primeiro semestre de Desde outubro de 2008, é registrada queda na produção em relação ao mesmo período do ano anterior. Os produtores de leite estavam animados com o crescente aumento no consumo do produto que vinha ocorrendo no mundo, sobretudo nos países emergentes. Com o agravamento da crise a partir do último trimestre do ano passado, esse cenário mudou. TENDÊNCIAS DO MERCADO 2009/2010 Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

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13 O leite longa vida alcançou uma média de R$ 2,25 o litro no atacado paulista em junho, acima dos R$ 2,14 da média de maio. No varejo de São Paulo, o valor médio do litro do leite longa vida foi de R$ 2,50 em junho, 10% a mais que em maio. A expectativa é de que a produção de leite comece a se estabilizar no país a partir deste mês de julho, o que deve frear a novas altas mais expressivas, principalmente no caso do leite longa vida (leite UHT). O produto já subiu, em média, até 51,5% desde janeiro deste ano. TENDÊNCIAS DO MERCADO 2009/2010 Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

14 ENTRE JANEIRO DE 2006 E JULHO DE 2009 O PREÇO MÉDIO AO PRODUTOR SUBIU 86,7% CONTRA UMA ALTA DE 61,7% DO PREÇO MÉDIO DO LONGA VIDA NO VAREJO Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

15 L Á CTEOS: PRE Ç OS DE VENDA NO ATACADO MENOS CUSTO DA MAT É RIA-PRIMA – BASE JAN/2007 Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

16 LEITE: COMPARATIVO DE PRE Ç OS PAGOS AOS PRODUTORES POR PA Í SES – EM US$ POR KG Fonte: Carlos Cogo – Consultoria em Agribusiness

17 Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Grande São Paulo Mercado Grande São Paulo LEITE LONGA VIDA 1000ML

18 QUEIJO MUSSARELLA PEÇA OU PEDAÇO KG Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Grande São Paulo Mercado Grande São Paulo

19 QUEIJO PRATO PEÇA OU PEDAÇO KG Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Grande São Paulo Mercado Grande São Paulo

20 Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Bras í lia Mercado Bras í lia LEITE LONGA VIDA 1000ML

21 QUEIJO MUSSARELLA PEÇA OU PEDAÇO KG Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Bras í lia Mercado Bras í lia

22 QUEIJO PRATO FATIADO KG Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Bras í lia Mercado Bras í lia

23 Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Rio de Janeiro Mercado Rio de Janeiro LEITE LONGA VIDA 1000ML

24 QUEIJO MUSSARELLA PEÇA OU PEDAÇO KG Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Rio de Janeiro Mercado Rio de Janeiro

25 QUEIJO PRATO PEÇA OU PEDAÇO KG Evolu ç ão de Pre ç os ao Consumidor Mercado Rio de Janeiro Mercado Rio de Janeiro

26 MERCADO MUITO DIN Á MICO – PRE Ç O DE OFERTA

27 OBRIGADO!


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