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Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
Estratégias Promocionais Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico AULA 2

2 PROPAGANDA X PUBLICIDADE
A Propaganda é a principal forma de Venda em Massa Propaganda – qualquer forma paga de apresentações impessoal de idéias, bens ou serviços por patrocinador identificado. Inclui uso de mídias: Revistas / Jornais / Rádio e TV / Cartazes e mala direta; A Publicidade evita os custos de mídia Publicidade – qualquer forma gratuita de apresentação impessoal de idéias, bens ou serviços. Somente o pessoal da publicidade é pago, mas tenta atrair a atenção para a empresa e suas ofertas sem ter que pagar os custos de mídia.

3 Exemplo de Publicidade
Editoras de livros Carnaval Patrocinadores de Eventos Esporte Geral Entre Outros

4 Em muitos casos a publicidade pode trazer mais retorno que a própria propaganda, e a custo menor.
As vezes o leitor pode não prestar atenção no anúncio de um serviço/produto, mas caso esteja em formato de matéria ele poderá se interessar. ou seja, tudo dependerá de qual é o foco do seu negócio, para depois definir as estratégias promocionais corretas. Existem também matérias pagas para revistas/jornais, que confunde muito com publicidade.

5 Métodos básicos de promoção e planejamento estratégico
Mercado-alvo Produto Praça (distribuição) Promoção Preço Venda pessoal Venda em Massa Prom. de Vendas Propaganda Publicidade

6 Promoção é a comunicação da informação entre vendedor e comprador
VENDA PESSOAL – Flexibilidade em sua força Comunicação oral, direta entre vendedores e consumidores potenciais. Este tipo de venda envolve um feedback imediato, Ajuda na adaptação dos vendedores; Torna-se uma venda muito cara; Recomenda-se combinar venda pessoal com venda de massa e promoção de vendas. VENDA DE MASSA – Envolve Propaganda e Publicidade Envolve comunicação com grande número de consumidores potenciais; Menos flexível do que a venda pessoal, quando o mercado-alvo é amplo e espalhado; Pode ser mais barata.

7 Exemplos: ATIVIDADES DE PROMOÇÃO
Visando a consumidores ou usuários finais Visando a Intermediários Visando a própria força de vendas da empresa Concursos Cupons Gôndolas Amostras grátis Feiras Materiais de ponto de venda Banners e bandeirolas Selos Eventos patrocinados Descontos Promoções conjuntas Concursos de vendas Calendários Presentes Feiras Convenções Catálogos Apoio de merchandising Concursos Bônus Convenções Ações Displays Apoio de vendas Materiais de treinamento

8 Promoção de vendas tenta despertar interesse imediato.
A PROMOÇÃO DE VENDAS – refere-se a atividades de promoção: que estimula o interesse, a experimentação ou a compra por consumidores finais ou outros participantes do canal (como por exemplo: equipe de vendas interna ou externa)

9 Os gastos em Propaganda e Promoção de vendas
Propaganda – Gasta-se muito dinheiro em anúncios de revistas ou rádio, Tv, Rádio, outros, pois são vistas por muitas pessoas. Promoção de Vendas Especiais – Cupons, loterias, eventos esportivos, concursos, sorteios, outros, representam muito mais em dinheiro, e parte da verba fica na venda pessoal (canais e mercados industriais). Enfim, as empresas costumam gastar menos dinheiro em propaganda do que em promoção de vendas e venda pessoal.

10 Construtora Tenda na carteira da Fala
Primeira ação para o novo cliente será de merchandising no Domingão do Faustão, a partir do dia 24 Depois de desenvolver alguns jobs para o anunciante, a Fala conquistou a conta da Construtora Tenda, que mantém foco em imóveis para consumidores de baixa renda, com preços que variam de R$ 60 mil a R$ 120 mil. A primeira ação para o novo cliente será de merchandising no Domingão do Faustão, a partir do dia 24. O contrato com a Rede Globo prevê inserções no programa até o fim do ano. O trabalho da Fala incluirá novo posicionamento para a marca, campanha institucional e ações below the line (ações promocionais, que não prevê mídia). Fundada em Belo Horizonte, em 1969, a Tenda expandiu suas operações para 78 municípios de nove Estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco, além do Distrito Federal). Fonte: Meio&Mensagem - 18/ :57

11 Que métodos usar, depende dos Objetivos de Promoção
O objetivo geral é afetar o comportamento Os diferentes métodos de PROMOÇÃO SÃO TODOS FORMAS DIFERENTES DE COMUNICAÇÃO. Comunicar as informações, estimulam os consumidores a escolher seu produto. Informação, persuasão e lembrança são objetivos básicos de promoção

12 Informar é educar – os consumidores potenciais devem saber algo sobre um produto se pretendem comprá-lo, Nesta fase a promoção informativa deve educar os consumidores e construir uma demanda primária – passar a idéia geral do produto não apenas a marca da própria empresa. Persuadir - Quando os concorrentes oferecem produtos similares, as empresas não podem apenas informar aos consumidores, deve-se também persuadir, ou seja, cria-se um conjunto de fatores favoráveis e de atitudes para que os consumidores adquiram seu produto e permaneçam comprando, desta forma cria a demanda seletiva – assim a promoção terá um foco voltado para a própria marca. Lembrança – Este objetivo é extremamente importante em alguns casos pois, mesmo os consumidores fossem atraídos para a compra, eles ainda seriam alvos para os apelos dos concorrentes, Lembrá-los da satisfação obtida pode mantê-los fiéis.


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