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ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII Prof. Victor Biazon.

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1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII Prof. Victor Biazon

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3 MARKETING Mercadologia, A tradução, com a terminação "logia", reforça a ideia de que corresponde a um novo campo de estudos.

4 MARKETING O marketing originado da economia Com evolução... mais abrangente, compreendendo, entre outras: sociologia, antropologia, estatística e psicologia.

5 MARKETING marketing x propaganda. Propaganda é somente uma sub-parte do marketing. E, para o marketing de serviços, a propaganda tem sua importância reduzida, pois a melhor propaganda, nessa área de serviços, é a boca a boca.

6 MARKETING Segundo Theodore Levitt, autor clássico da área tem uma definição de marketing, "Marketing é obter e manter clientes. Já segundo Philip Kotler, marketing é: "o gerenciamento da demanda"

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8 Só pra constar… Marketspace - uma informação e um ambiente eletrônico baseado numa comunicação da troca. Em um marketspace, a informação e/ou os bens físicos são trocados, e as transações ocorrem através dos computadores e das redes.

9 MARKETING..continuando… Segundo Kotler tem algumas outras definições diferentes: equilíbrio entre a oferta e a demanda. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores. Identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços

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11 MIX DE MARKETING

12 MARKETING ESTRATÉGICO A inovação é uma das portas para a vantagem competitiva. Nesse contexto, o marketing estratégico surge como um processo de criação de vantagem competitiva sustentável. Produto certo para o posicionamento certo".

13 MARKETING ESTRATÉGICO Em 1980 Michael Porter lançou o livro "Competitive Strategy" (Estratégia Competitiva). Porter descreveu a estratégia competitiva como ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, ações que são uma resposta às cinco forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.

14 O MARKETING DEVE BUSCAR, POR MEIO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATEGICO, ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS: VISAO FOCADA NO CLIENTE ORIENTAR A EMPRESA PARA O MERCADO MANTER A EMPRESA BEM INFORMADA SOBRE MUDANÇAS EM SEUS AMBIENTES COMPETITIVOS POSICIONAR A EMPRESA NO MERCADO CRIAR UMA IDENTIDADE EMPRESARIAL CRIAR VALOR PARA O CLIENTE COMPROMETER SEUS CLIENTES INTERNOS

15 RESUMINDO… PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos, habilidades, e recursos de uma organização e as oportunidades de marketing em um mercado em contínua mutação Etapas: definição da missão da empresa, estabelecer objetivos e metas, portifólio de negócios.

16 Aplicação Imaginando uma barraca de cachorro quente: (planejamento estratégico) Missão; Visão; Swot;

17 Referências: KOTLER, Philip.; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing – Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. Atlas, São Paulo, 2006.


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